Karina Cedeño   |   20/10/2022 18:11

Onfly abre os seus números para o mercado em página na web

O objetivo da empresa é levar transparência para o mercado e melhorar os seus próprios números

Divulgação/Onfly
Marcelo Linhares, da Onfly
Marcelo Linhares, da Onfly

Com o objetivo de "levar transparência para o mercado e melhorar os seus próprios números", a Onfly passou a deixá-los abertos e disponíveis em tempo real na página Transparência - Onfly, que mostra todas as informações sobre a empresa, ilustradas com gráficos.

Os dados dizem respeito a temas como: número de pessoas que integra a equipe, segurança, nota do GPTW dada pelos colaboradores, históricos de atendimento, notas dos clientes aos seus serviços, focadas em atendimento e satisfação, e até o tempo médio de respostas às dúvidas e questionamentos. Dá para ver, por exemplo, que a empresa tem um índice de 82% de respostas dentro do prazo e de 94% de satisfação do cliente.

A ideia do lançamento do Transparência Total, segundo o CEO da Onfly, Marcelo Linhares, surgiu da importância que a empresa dá à sinceridade com prestadores de serviços, parceiros, fornecedores, colaboradores e, principalmente, clientes.

“Quando eu trabalhava com e-commerce e varejo, isso era uma prática normal no mercado, dados do EBIT Nielsen como NPS e índice de entrega no prazo eram disponibilizados em tempo real, o que ajudava o cliente e forçava os próprios colaboradores a terem uma melhor entrega. O ReclameAqui é um exemplo disso, pois melhorou absurdamente o atendimento e o nível de serviço das empresas. Eu olhei para isso e pensei que poderia trazer para o mercado de viagens corporativas, afinal, todo mundo fala que entrega atendimento, mas ninguém mostra os números. Falei para o nosso time que, agora, todo mundo estava tendo acesso aos nossos números em tempo real, então, naturalmente nos forçamos a melhorar todos os indicadores. É um princípio de transparência e prestação de contas da governança corporativa sendo aplicado”, comenta Linhares, enfatizando que o principal proveito da iniciativa é a melhoria contínua do atendimento ao cliente.

A página, que será sempre atualizada, ficará aberta para qualquer pessoa. A maioria dos usuários vibrou com os gráficos, visto que não é comum que as pessoas jurídicas abram aquilo que é considerado “segredo” para o mercado. Tal comemoração pode ser observada nas redes sociais da travel tech. “Diferente dos iguais! Espero que isso vire tendência nas outras empresas”, disse um internauta. “A prova de quando falamos do melhor atendimento, comprometimento e entrega”, postou outro.

Ao ser questionado sobre uma tendência de raciocínio que prevalece no Brasil entre a maioria dos empresários – a de que, se abrir os números, as pessoas vão ficar sabendo dos pormenores do negócio, o CEO da Onfly é enfático: “Isso não faz nenhum sentido, as maiores empresas do mundo possuem capital aberto e todos os principais indicadores financeiros são públicos para o mercado”, ressalta. “Transparência é um dos principais pilares da governança corporativa, e estamos convictos que isso gera valor a longo prazo para todos os acionistas. Ademais, há um mito em várias indústrias, inclusive na de viagens corporativas, que o uso da tecnologia conflita com a parte de atendimento. E nós provamos que é possível entregar tecnologia e calor humano ao mesmo tempo”, conclui Linhares.


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