Movida

Victor Fernandes   |   22/12/2023 10:18

Alagev comemora 2023 e apresenta programação para 2024; confira

Associação registrou crescimento de 33% no número de empresas associadas, chegando a 447

Divulgação
Luana Nogueira, nova diretora executiva da Alagev
Luana Nogueira, nova diretora executiva da Alagev
A Associação Latino Americana de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), que completou 20 anos de atividade, apresenta o seu balanço de 2023 e as expectativas para o próximo ano. Ao todo, foram 447 empresas associadas, sendo 45% fornecedores e 55% clientes, crescimento de 33% em relação a 2022.

Em 2023, também registraram o total de 10 mantenedores e 17 comunidades, - contabilizando três novas criadas recentemente (Gestores de Eventos do Rio de Janeiro (GERJ), Gestores de viagens Latam (GVLAT) e Comunidade de Mobilidade Corporativa (CMOB)). A entidade também realizou oito projetos de pesquisas e ações com parceiros, 63 reuniões setoriais, quatro reuniões globais e 15 participações em eventos ao longo de 2023.

Confira, abaixo, as principais atividades do ano:

Jornada Virtual

Em janeiro, a associação promoveu a Jornada Virtual pré-Lacte Pop Up Experience gratuita sobre a experiência do viajante de negócios com temas como “Experiência no Metaverso: vai vingar ou é só buzz?”, “Afinal o que pode ser mais inovador na experiência de hospitalidade?”, “Cada um sabe a dor e a delícia de ser um viajante de negócios; e os gestores, como ajudam?”.

Lacte

O Latin America Community for Travel and Events Experience (Lacte) - 18ª edição aconteceu nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2023, no Golden Hall do WTC Events Center, em São Paulo, e contou com mais de 1,3 mil participantes, sendo 40% gestores de viagens e eventos e 60% fornecedores, 100 palestras e mais de 70 patrocinadores. O aplicativo do encontro registrou 224.435 interações.

5K Lacte Desafio

Na véspera (26 de fevereiro), a Alagev realizou a 1ª edição do 5K Lacte Desafio - Correr Com Propósitos. O evento reuniu cerca de 50 participantes da comunidade de esportistas e entusiastas da associação para uma corrida/caminhada e contemplou uma ação solidária com o objetivo de promover a saúde e conexão entre os participantes. Parte do valor arrecadado com as inscrições foi revertido para o Instituto Alicerce, que transforma a vida de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica por meio do fortalecimento da sua base educacional.

Novo conselho administrativo

Em novo pleito realizado em março, durante a 18ª edição do Lacte, a Alagev ratificou a eleição por aclamação do novo conselho administrativo, que assumiu no dia 1º de maio.

Parceria com Dubai Business Events

Entre os dias 14 e 20 de março, a Alagev, em parceria com o Dubai Business Events, realizou a 1ª edição da Dubai Business Study Mission – MICE, projeto que levou 10 gestores de eventos corporativos para Dubai. Os profissionais de diversas empresas como Disney, ArcelorMittal, Dell Technologies, Credit Suisse, Polishop, Roche, UnitedHealth Group (UHG), Syngenta, Grupo Oncoclínicas e iFood visitaram os Emirados Árabes Unidos.

O programa, que contou com o apoio do Palácio Tangará, Shift Mobilidade Corporativa e GRU Airport, apresentou os principais atrativos corporativos desse destino, proporcionando aos meeting planners conteúdo atualizado sobre o destino, acesso aos equipamentos direcionados para MICE in loco, compartilhamento de boas práticas e cases de sucesso, além de capacitação e contribuição com os negócios para o crescimento profissional dos participantes.

Turistech Hub Brasil

No mesmo mês, foi inaugurado oficialmente o Turistech Hub Brasil no Cubo Itaú, em São Paulo. O projeto, criado com o apoio da Alagev, é um centro dedicado a liderar a agenda da inovação por um turismo mais competitivo e sustentável.

LAMEC

No final de setembro, a Alagev, em parceria com a MPI Brazil, realizou o Latin American Events and Meetings Congress (LAMEC). A cerimônia, que aconteceu no Pullman Vila Olímpia, em São Paulo, contou com a presença de aproximadamente 320 pessoas ao longo do dia. A ação foi destinada a gestores e profissionais das áreas de eventos, turismo, hotelaria, comunicação e marketing.

Parceria com a Maturi

Em agosto, a Alagev anunciou a parceria com a Maturi, entidade que promove diversidade etária por meio de ações de recolocação, educação e conexão, e é referência em atividades com impacto direto no mercado de trabalho para os 50+ no Brasil desde 2015.

Em contrapartida, a Maturi será consultora oficial sobre o combate ao etarismo para a jornada do Lacte - 19ª edição, encontro organizado pela associação, que acontece nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2024 (segunda e terça-feira), no Golden Hall do WTC Events Center, em São Paulo, e traz como causa social a “luta contra o etarismo”, promovendo o respeito e valorização da sabedoria de todas as idades.

Lacte Latam

Em setembro, a associação embarcou para a Argentina, em que realizou o Lacte Latam Buenos Aires. O evento, que aconteceu no Hilton Buenos Aires, contou com palestras sobre as principais tendências do setor e a presença de mais de 120 pessoas.

Nova diretora executiva da associação

Em outubro, Luana Nogueira, turismóloga e pós-graduada em Planejamento e Marketing Turístico pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac-SP) e atualmente ampliando conhecimentos na área de Direito, passou a integrar a equipe da Alagev e assumiu o cargo de diretora executiva da entidade.

Conselho do Hub ESG

Em novembro, a associação realizou o evento Hub ESG (Environmental, Social, and Corporate Governance), no Hotel Renaissance, na capital paulista. Na ocasião foram anunciados os integrantes do novo conselho consultivo do Hub ESG da Alagev, formado por renomados especialistas do segmento. Eles foram facilitadores das mesas de discussões e aproveitaram a ocasião para compartilhar insights valiosos sobre como abraçar práticas sustentáveis e socialmente responsáveis mantendo uma governança sólida, além de incentivar os participantes a divulgarem os cases das suas empresas e do mercado, entender quais informações gostariam de aprofundar e qual o formato que gostariam de receber as atualizações.

Pesquisas

Ao longo do ano, foram anunciados os estudos “Guia ESG e os conselheiros”e o e-book “Caminhos de inclusão racial”, uma jornada pela igualdade negra nas viagens e eventos corporativos.

Outro destaque entre as novidades foi o projeto Educa, que, em janeiro de 2024, terá o lançamento on-line e apresentará a agenda completa de workshops. Durante 2023, a iniciativa criou ações personalizadas in company e manterá esse programa ao longo do próximo anos.

Missão Portugal

A Alagev mencionou o sucesso da 2ª edição da Missão Empresarial e Educacional para Portugal em parceria com Tap Air Portugal, Assist Card, Shift, Gru Aiport, Visit Portugal e Intercontinental. A iniciativa levou um grupo de gestores de eventos corporativos para o país europeu entre 11 e 18 de novembro.

O programa teve como objetivo trazer conhecimento e experiências por meio de uma agenda composta por conteúdos. O projeto também apresentou os principais atrativos corporativos do país europeu, visitando destinos que fogem um pouco do tradicional, como: Cascais, Sintra, Vila Nova de Gaia, Braga, Vale do Douro, mas sem deixar de contemplar Porto e Lisboa, proporcionando aos meeting planners conhecimento atualizado sobre o destino, acesso aos equipamentos direcionados para MICE in loco e compartilhamento de boas práticas e cases de sucesso, além de capacitação e contribuição com os negócios para o crescimento profissional dos participantes.

Levantamento de viagens corporativas (LVC)

O Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), criado pela FecomercioSP em parceria com a Alagev, registrou números positivos. A última pesquisa revelou que as despesas estimadas pelas empresas com viagens corporativas em setembro atingiram R$ 10,87 bilhões, valor que demonstra um crescimento anual de 3,3% e que representa um incremento de R$ 344 milhões de faturamento ao setor. Confira os estudos de 2023 (link).

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias