Filip Calixto   |   21/12/2023 10:10
Atualizada em 21/12/2023 12:31

TMCs Abracorp superam todo faturamento de 2019 e 2022; veja os números

Números da entidade mostram que, em novembro, o faturamento do setor foi superior a R$ 1 bilhão


A Abracorp projeta ano com um faturamento acima de R$ 13 bilhões para o fechamento de 2023
A Abracorp projeta ano com um faturamento acima de R$ 13 bilhões para o fechamento de 2023

Novo boletim da Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas) mostra que as TMCs associadas alcançaram, em novembro, um faturamento de R$ 1,236 bilhão, quase 30% acima do registrado no mesmo mês de 2019 (antes da pandemia). No acumulado de janeiro a novembro deste ano, o faturamento chega a R$ 12,612 bilhões, valor que supera todo o ano de 2019, que foi de R$ 11,389 bilhões, e de 2022, de R$ 11,204 bilhões.

"Novembro poderia ter tido um faturamento ainda maior, não fosse a sequência de feriados”, diz o diretor executivo da Abracorp, Humberto Machado.

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Humberto Machado, diretor executivo da Abracorp
Humberto Machado, diretor executivo da Abracorp

Uma das novidades do levantamento deste mês está no segmento aéreo, com o desempenho da Latam, que, pela primeira vez no ano, superou o share da Gol em transações nacionais. A Latam fechou o mês com 36,4% e a Gol com 32,7%.

O acréscimo em desempenho da Latam, segundo aponta Machado, pode ser explicado por uma estratégia pontual da empresa de investir em horários mais disputados de voos. "Estamos investindo em oferta nos horários premium de São Paulo e demais bases estratégicas para o corporativo. Além de focar na gestão de guardar os melhores lugares para esse público", pontua a diretora de Vendas e Marketing da aérea, Aline Mafra.

A Abracop também chama a atenção para o setor rodoviário que tem anotado forte expansão, devido aos altos preços das passagens aéreas. Em novembro deste ano as viagens terrestres atingiram a inédita marca de R$ 4,2 milhões, superando o faturamento do mesmo período em 2022, quando atingiu R$ 2,5 milhões. Esse valor já havia sido mais que o dobro de 2019.

Outro destaque está na hotelaria. Segundo o estudo houve crescimento no número de reservas nacionais. No ano, o acumulado é de 2,6 milhões frente a 2 milhões em 2019. Em novembro deste ano registrou 344,9 mil, frente a 342,7 mil, no mesmo período de 2109. Porém, quando comparado ao número de permanência, a média por viajante caiu de quatro dias para três. "Provavelmente, esse fenômeno se deve por redução de custos das empresas", avalia Machado.

O número de transações gerais dos oito setores pesquisados em novembro foi 902.826, frente a 832.782 de novembro de 2022. Estima-se que o número de transações chegue ao nível de 2019 ainda no primeiro bimestre de 2024.

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