Karina Cedeño   |   25/03/2024 10:15   |   Atualizada em 25/03/2024 13:18

AmexGBT compra CWT por US$ 570 milhões

Acordo em dinheiro e ações da CWT deverá ser fechado no segundo semestre do ano, segundo a AmexGBT

rawpixel/Pixabay
Compra revela aposta na recuperação contínua das viagens de negócios após a pandemia
Compra revela aposta na recuperação contínua das viagens de negócios após a pandemia

A American Express Global Business Travel (atua em parceria com a Flytour no Brasil) fechou um acordo de US$ 570 milhões para comprar a outra gigante CWT, em uma aposta na recuperação contínua das viagens de negócios após a pandemia. O acordo em dinheiro e ações da CWT deverá ser fechado no segundo semestre do ano, aponta a AmexGBT.

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A AmexGBT, que oferece serviços de reserva e gerenciamento de viagens corporativas, vê o acréscimo de quatro mil novos clientes ao seu número atual de 20 mil com a aquisição do concorrente. Entre seus clientes, estão empresas como Google, Aon e Bank of America. A aquisição ocorre num momento de crescente concorrência e consolidação, à medida em que a indústria procura ir além da perturbação da pandemia.

A Global Business Travel Association previu, no ano passado, que os gastos com viagens corporativas atingiriam os níveis totais do pré-pandemia de US$ 1,4 bilhão neste ano e crescerão para quase US$ 1,8 bilhão em 2027.

"Trazer a CWT para o comprovado modelo de software e serviços da Amex GBT criará mais opções para os clientes, mais oportunidades para as pessoas e mais valor para os acionistas, afirma o CEO da Amex GBT, Paul Abbot. Ele acrescentou que espera que a consolidação continue em uma “indústria muito grande, fragmentada e em crescimento”.

Para ele, a recuperação do setor de viagens corporativas pós-pandemia foi liderada por pequenas e médias empresas, mas espera que mais grandes empresas recuperem o atraso este ano. “Acho que o que veremos este ano é um quadro muito mais equilibrado. Acredito que veremos clientes multinacionais globais com taxas de crescimento saudáveis em um ambiente de crescimento mais estável”, afirma o executivo.

Mais fusões e aquisições seguirão essa, diz especialista

Mais fusões e aquisições deverão acontecer no setor de Tecnologia de Viagens em curto prazo. É o que prevê o especialista em tecnologia de viagens Cambon Partners, Morgann Lesné, ao analisar a fusão da AmexGBT com a CWT. Leia a análise completa dele sobre o tema.

AmexGBT já fez outras aquisições há três anos

A AmexGBT comprou a plataforma de reservas Egencia do Grupo Expedia em 2021, em um acordo que avaliou o negócio em US$ 5,5 bilhões, enquanto a concorrente TripActions, agora chamada Navan, adquiriu a especialista britânica Reed & Mackay por mais de US$ 250 milhões no mesmo ano.

A AmexGBT foi transformada em uma joint venture em 2014 pela American Express, e a empresa abriu o capital por meio de uma fusão com uma empresa de cheques em branco apoiada pela Apollo Global Management em 2022.

Na avaliação de Abbott, a indústria precisava se consolidar, pois os clientes exigiam ferramentas digitais cada vez mais sofisticadas para gerenciar suas viagens. “O nível de investimento necessário para atender às expectativas dos clientes daqui para frente é significativo, e uma grande parte dessas expectativas dos clientes são as melhores pessoas, mas também a melhor tecnologia, o melhor software e serviços entregues de forma consistente em uma base global."

Patrick Andersen, executivo-chefe da CWT, disse: “unir forças com o AmexGBT ajuda a acelerar nossa visão de um futuro habilitado pela tecnologia para viagens de negócios”.

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