VOLL e IGA vencem Prêmio Inbrasc 2025 na categoria Viagens
Em 2024, Itaú economizou mais de R$157 mi em viagens com tecnologia VOLL e gestão de viagens via IGA

A agência de viagens corporativas digital VOLL e a IGA (Itaú Gestão de Ativos) venceram o Prêmio Inbrasc 2025 na categoria Viagens. Usando a tecnologia da VOLL e a IGA como gestor de viagens, o Itaú economizou mais de R$157 milhões em passagens aéreas e reservas de hotéis em 2024.
De acordo com a IGA, a estratégia estabeleceu um novo padrão de eficiência, governança e experiência para os colaboradores, dos quais 98% aderiram organicamente à plataforma da VOLL.
O Prêmio Inbrasc é uma iniciativa que reconhece, valoriza e amplia ideias que transformam a área de Compras, Supply Chain e Logística das empresas no Brasil. Nesta edição, o foco foi em projetos de impacto no dia a dia das organizações.
Para Luiz Moura, cofundador e Diretor de Negócios da VOLL, que esteve na cerimônia de entrega, esse reconhecimento reforça o poder da tecnologia quando aliada a uma visão estratégica de negócios. “O Itaú foi assertivo ao apostar na centralização e digitalização completa da gestão de viagens. Conseguimos transformar um processo complexo em algo simples e mensurável, gerando economia para o banco e satisfação para milhares de colaboradores”, comenta Luiz.
A plataforma da VOLL reúne gestores e viajantes no mesmo app, permitindo definir limites de gastos, emitir passagens, reservar hospedagem, solicitar carros, pagar serviços e acessar suporte 24/7 em três idiomas, com relatórios financeiros em tempo real. Hoje, são mais de 850 mil usuários ativos.
Principais desafios
Até aderir à solução da VOLL, o Itaú enfrentava um grande desafio na gestão de viagens corporativas. O banco operava com cinco agências homologadas, sem integração entre elas, o que resultava em processos não padronizados, ausência de indicadores claros, baixa eficiência operacional e impactos negativos na experiência dos colaboradores. Foi então que a organização identificou a necessidade de centralizar processos, padronizar políticas e garantir mais controle e eficiência na gestão de viagens.
Para resolver esse desafio, a VOLL foi escolhida como parceira tecnológica pela IGA, oferecendo uma plataforma unificada, digital e centrada no usuário. Entre os principais recursos implementados, destacam-se:
- Marketplace de hotéis com comparativo inteligente entre tarifas-acordo e tarifas públicas, garantindo escolhas mais econômicas e alinhadas à política.
- Gestão avançada de bilhetes não voados, com reaproveitamento automático, alertas proativos e visão unificada de valores disponíveis.
- Atendimento omnichannel 24h, incluindo suporte especializado para públicos estratégicos e atendimento VIP.
- Autonomia completa para gestores e colaboradores, com acesso em tempo real a conteúdo, regras de negócio, limites e KPIs essenciais da operação.
- Acompanhamento contínuo de satisfação, com indicadores de NPS que priorizam o atendimento a detratores e impulsionam melhorias constantes.
A implementação envolveu diretamente as áreas de Viagens, Compras, Auditoria e Compliance, além do apoio estratégico da TI para integrações essenciais ao projeto.
Impacto expressivo
Além da alta adesão dos colaboradores, com uma redução de custos, a nova solução teve 100% de conformidade em auditorias internas, reforçando alinhamento às diretrizes de ética e compliance, com 97% das solicitações por meio de autosserviço, o que conferiu mais agilidade, e um índice de satisfação do usuário (NPS) de 83/100, refletindo a excelência no atendimento.