Felippe Constancio   |   15/08/2016 18:10

MTur enxerga legado da Olimpíada ao Mice do Brasil

A renovação do principal centro de convenções do Rio de Janeiro e as melhorias urbanas promovidas na Barra da Tijuca são os dois principais legados da Olimpíada ao Turismo de negócios e ao mercado de Mice do Brasil


Riosolidario/Flickr

O Ministério do Turismo considera a renovação do principal centro de convenções do Rio de Janeiro, o Riocentro, e as melhorias urbanas promovidas na Barra da Tijuca como os dois principais legados da Olimpíada ao Turismo de negócios e ao mercado de Mice do Brasil.

Localizado ao lado da Vila Olímpica e próximo ao Núcleo do Parque Olímpico, o Riocentro atualmente é palco de competições olímpicas, mas quando volta a sediar eventos, deve estar mais inclusivo graças às adaptações pelas quais passou, conforme acredita o Ministério, que agora tem participação no empreendimento.

O Riocentro recebeu R$ 6,5 milhões da pasta justamente para oferecer mais oportunidades ao mercado de Mice. Em contrapartida, o MTur passou a deter 7,3 milhões de ações ordinárias da Riocentro S.A. (ou a 9,24% do capital social da empresa).

Além de um novo pavilhão, o centro, que recebe cerca de 90 eventos ao ano, passou por obras de revitalização e adaptações para que se mantenha como sede dos eventos que tem recebido nos últimos anos, como a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, em 2012, e o International Broadcast Centre (IBC), da Copa do Mundo de 2014.

"O Turismo de Negócios e Eventos é um importante segmento no Brasil e o Ministério do Turismo trabalha para melhorar a infraestrutura de centros de convenção em todo o País com obras de ampliação e reforma, com o intuito de reforçar essa importante área do Turismo nacional", explicou o ministro interino do Turismo, Alberto Alves.

Segundo a Demanda Turística Internacional da pasta, cerca de 20% dos estrangeiros vieram ao Brasil motivados por negócios, eventos e convenções em 2015.

Além do centro de convenções, o legado olímpico da mobilidade deve tornar a cidade mais atraente a empresas em busca de estabelecimentos para eventos. Na Barra da Tijuca, por exemplo, foram feitas melhorias urbanas que vão desde acessibilidade a iluminação e duplicação de vias (Abelardo Bueno e Salvador Allende), e ainda a implantação de corredor para tráfego do BRT.

Findada a Olimpíada, os negócios poderão aproveitar a construção dos terminais Olímpico (conexão dos BRTs Transolímpica e Transcarioca) e do Recreio e o Complexo Viário do Parque Olímpico, que passa a integrar o próprio parque à Vila dos Atletas, ao Parque dos Atletas e ao Riocentro.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felippe Constancio

Felippe Constancio tem 571 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS