Felippe Constancio   |   07/11/2016 08:55

Nove dicas para melhorar a eficiência dos eventos

Se depender de eventos, conferências e congressos, o segmento de Mice tem potencial de crescimento em 2017 tanto no Brasil quanto em outros mercados.Confira nove porquês

Se depender de eventos, conferências e congressos, o segmento de Mice tem potencial de crescimento em 2017 tanto no Brasil quanto em outros mercados. Previsões de instituições nacionais e internacionais mostram que oportunidades aparecerão, e que o gestor de eventos mais atento às tendências de tecnologia, variação de custo dos alimentos e preferências dos participantes terá mais chances de diminuir o custo por participante e ainda potencializar o retorno sobre investimento.

David Amsler/Flickr

No Brasil, na visão dos promotores de eventos consultados pela Amcham nesta semana, quatro setores da economia devem liderar a retomada de investimentos em 2017, com ações em encontros, reuniões e fóruns. São eles: saúde e indústrias farmacêuticas, comunicação e marketing, varejo e tecnologia. Do lado dos hotéis, oportunidades de negócios aparecerão com tarifas sujeitas à variações influenciadas pela capacidade aumentada com a Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, conforme sugere o último relatório sobre eventos da Carlson Wagonlit Travel Meetings & Events.

A seguir, confira nove recomendações para melhorar a eficiência de eventos diante do que o mercado de Mice aguarda para 2017:

ESTRATÉGIAS A PEQUENAS REUNIÕES

Darren Johnson iDJ/Flickr

Reuniões menores são a categoria que mais tem gastos não gerenciados na maioria das organizações consultadas pela CWT Meetings & Events. Em termos de volume, elas podem chegar a 70-80% de todos os encontros de uma empresa.

Traçar estratégias para eventos menores, como reuniões de um grupo maior da empresa, é fundamental. Estes encontros também dão oportunidades de compras com ganho de escala e agregam valor ao evento quando trazem tecnologias móveis, como apps, wifi ou feedback em tempo real.

CRIE EVENTOS RELEVANTES

Emerson Souza

A sugestão da CWT para um evento que envolva o participante é trabalhar temas que engajam pessoas, como caridade, aprendizado, saúde e bem-estar, auto-confiança e trabalho em grupo e sustentabilidade. "Considere uma iniciativa de responsabilidade social corporativa como montagem de bicicletas a crianças carentes ou visitar uma instituição de caridade e equipes de voluntários de uma instituição específica para participação de um projeto local ou mesmo global."

Lembre-se: o tamanho do evento é que dita o grau de criatividade a ser implementado.

USE TECNOLOGIA
Gestores de eventos precisam se assegurar de que o encontro terá a melhor tecnologia para seu tamanho. É preciso obter dados, e por isso há necessidade da chamada business intelligence. Conforme o programa amadurece, é preciso revisar o conjunto de tecnologias adotadas, já que estas alimentam a transparência de dados relevantes aos relatórios de auditoria.

ENGAJE QUEM PROMOVE O EVENTO
Engajar as partes que trabalham na promoção do evento é um dos pontos mais críticos de uma estratégia. Tenha certeza de que seu programa proposto alivia o máximo possível eventuais "dores" do pagante do evento. Aliás, assista-o de perto e o engaje para que a chance de uma parceria de longo prazo aumente.

PENSE GRANDE, COMECE PEQUENO
Krissie Camealy/Flickr

Não tente fazer tudo de uma vez. Comece pequeno, mostre valor e então cresça. Muitas empresas optam por começar grande acabam impactando a área de compras. "Determine o que quer alcançar antes de começar, monte um guia com o caminho para tal objetivo."

ORGANIZE UM COMITÊ

Envolva "participantes internos" e mantenha contato constante com fornecedores e parceiros externos. A criação de um comitê interno com representantes de todas as áreas envolvidas na promoção do evento facilita a troca de informação e resolução de eventuais problemas ou imprevistos.

TERCEIRIZAÇÃO
Considere a terceirização de certos serviços previstos no programa do evento. Isso pode acelerar o desenvolvimento do projeto com a adição de expertise externa, especialmente na hora da seleção de espaços.

NÃO SE INTIMIDE
zakki-style/Flickr

Não se intimide com a concepção da universalização. Programas a eventos não são obrigados a ter uma mesma maturidade ou apresentarem equidades nos valor em todas as regiões que possam ocorrer.

DÊ REAL IMPORTÂNCIA AOS PARCEIROS
Organizações economizam quando negociam tarifas com fornecedores, mas há o ganho posterior pode ser maior quando o programa inclui um relacionamento próximo com os parceiros. Bom relacionamento reduz riscos de perdê-los, já que terão a qualidade testada.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felippe Constancio

Felippe Constancio tem 571 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS