Felippe Constancio   |   09/12/2016 12:01

Alemanha se prepara para ser referência em pesquisa sobre eventos

Lançado no final de 2015, projeto estimula câmaras de evento locais do país a se promoverem com base no expertise do destino. Entenda.

Leia Display Systems
Para alemães, holografia e projeção de ambientes e objetos são tendências para os eventos
Para alemães, holografia e projeção de ambientes e objetos são tendências para os eventos

Se depender dos alemães, gestores de viagens e eventos corporativos do mundo todo terão uma mesma referência em pesquisas sobre tecnologia e tendências no mercado de mice: a câmara de convenções alemã. Com uma visão multidisciplinar e de que os eventos se basearão na tecnologia, o órgão está desenvolvendo uma estrutura on-line para fomentar eventos e trocar informações.

Depois de alguns anos de investimentos, a câmara de convenções alemã está pronta para seguir com a estratégia de tornar cidades menores e mais isoladas em verdadeiros hubs de eventos a nichos específicos, com o setor automotivo em Stuttgart e de logística em Hamburgo, por exemplo. Além disso, a entidade quer continuar investindo em pesquisas de micro e macro tendências para posicionar a Alemanha como principal expoente da inovação e meeting design da Europa.

Lançado no final de 2015, o grande projeto tem nome: Future Meeting Space, e inclui um site com informações e suporte. No ambiente on-line há, por exemplo, um catálogo sobre as 30 principais inovações, tendências e estratégias em grupo atualmente detectadas no ambiente de eventos. Além disso, o canal ainda tem pesquisas recentes com temas mais abrangentes, como o impacto da economia compartilhada nos eventos,coworking e multisite e outros assuntos que podem ajudar na tarefa de engajar o participante em encontros menores.

COMO COMEÇOU
Os esforços da câmara de convenções alemã para se tornar um polo de conteúdo de marketing começou em 2012, com a estratégia de estimular os bureaus de cada cidade a se promoverem com base no nicho industrial mais próximo - e não com a própria estrutura turística e instalações para reuniões e eventos. O objetivo era fazer com que talento e tecnologia prevalecessem em relação a lugares e estrutura.

De acordo com o diretor da câmara de convenções da Alemanha, Matthias Schultze, a mudança foi notória nas pesquisas anuais. "Quando fizemos a pesquisa pela primeira vez, em 2012, 80% dos meeting planners disseram que era importante alinhar conteúdo do evento com a expertise da região. Mas quando perguntamos a organizações de destinos, a hotéis e centros de conferências, só 29% disseram que isso era uma estratégia importante. Hoje, 50% segue a estratégia."

COMO ESTÁ
Agora o plano da bureau alemão é enfatizar às câmaras locais a importância de se desenvolver conteúdo específico de forma mais sofisticada. "Estamos tentando educar nossos parceiros sobre o conteúdo porque sabemos que o gestor de eventos quer saber mais da expertise. A questão agora é saber o que nossos parceiros precisam fazer para alcançar o gestor", observa Schultze.

Recentemente, a câmara lançou uma televisão on-line para promover o debate.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felippe Constancio

Felippe Constancio tem 571 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS