Beatrice Teizen   |   14/06/2022 12:51

Bahia, SP e Ceará são destinos mais procurados para incentivo

Objetivo da pesquisa da Alagev é entender o comportamento do mercado diante do cenário atual de retomada

Divulgação/Setur-BA/Tarek Roveran
Segundo o estudo, as agências de incentivo apontam que, para os clientes, a Bahia, São Paulo e Ceará são os destinos nacionais mais procurados para os próximos dois anos
Segundo o estudo, as agências de incentivo apontam que, para os clientes, a Bahia, São Paulo e Ceará são os destinos nacionais mais procurados para os próximos dois anos
A Alagev acaba de apresentar os resultados da “Pesquisa Viagem de Incentivo”, que contou com a participação de 148 respondentes, sendo 34% clientes de seis Estados e 66% agências de incentivo de onze Estados. O objetivo do estudo, realizado entre novembro de 2021 e março de 2022, é entender o comportamento do mercado diante do cenário atual de retomada e fornecer dados para tomadas de decisão relacionadas ao setor.

“Por meio dos dados, conseguimos entender o comportamento das agências de incentivo, as próximas tendências do mercado e os orçamentos previstos. Nesta pesquisa, percebemos os diferentes pontos de vista do cliente e do fornecedor na retomada pós-pandemia. No contexto geral, notamos um maior investimento em fornecedores mais flexíveis, diferenças de destinos e maior procura por viagens pensando no bem-estar”, afirma a diretora executiva da associação, Giovana Jannuzzelli.

Segundo o estudo, as agências de incentivo apontam que, para os clientes, a Bahia, São Paulo e Ceará são os destinos nacionais mais procurados para os próximos dois anos, já para as agências seriam Ceará, Rio Grande do Sul e Bahia. Enquanto Estados Unidos, México, Argentina, Chile e Portugal são os primeiros do ranking internacional.

Confira a seguir alguns dos principais insights do levantamento:
Quais tipos de informações são mais eficazes para demonstrar o valor das viagens de incentivo para as partes interessadas?
  • Feedback dos participantes - 85%
  • Apresentação simples dos benefícios - 70%
  • Informações sobre retorno dos objetivos (ROO) - 40%
  • Informações sobre retorno do investimento (ROI) - 38%
  • Comparações com ofertas da concorrência - 35%
  • Histórico de viagens anteriores - 33%
Como o volume de RFPS (Request for proposal - orçamentos) para programas de viagens de incentivo mudou nos últimos anos (sempre em relação ao ano anterior)? Como você prevê os próximos anos?

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Além do impacto do programa de viagens de incentivo nos resultados da empresa patrocinadora, quais impactos adicionais das viagens de incentivo são mais significativos?
  • Impacto no desenvolvimento pessoal e profissional do premiado - 79%
  • Impacto na empresa patrocinadora em termos de promoção das relações no local de trabalho e melhoria da cultura da empresa - 69%
  • Impacto na qualidade de vida do premiado - 51%
  • Impacto na sociedade como um todo como agente de mudança positiva, onde as viagens promovem a compreensão cultural etc - 51%
  • Impacto na economia do destino que recebe o incentivo - 49%

Quantas agências são convidadas para participar da concorrência de viagens de incentivo?

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Ao competir por contratos de programas de viagens de incentivo que ocorram nos próximos 2 anos, que ações sua equipe está tomando para agregar valor e conquistar negócios?
  • Oferecendo experiências únicas, experiências exclusivas - 81%
  • Parceria para fornecer mais serviços a partir de uma única fonte - 46%
  • Materiais de marketing que valorizem a marca do cliente - 40%
  • Oferecendo condições de pagamento flexíveis - 33%
  • Incluindo mais equipe no local ou elementos de serviço pelo mesmo preço - 25%
  • Oferecendo descontos anuais se vários programas forem confirmados - 8%
  • Não está fazendo nada de diferente neste momento - 6%

Que (quais) fator(es) você considera seu diferencial mais forte para ganhar negócios com programas de viagens de incentivo?
  • Qualidade do serviço - 85%
  • Entendimento do negócio clientes: suas necessidades e formas de atuação - 69%
  • Criatividade / inovação - 64%
  • Reputação - 42%
  • Preço - 38%

A pesquisa completa, com outros inisghts, pode ser acessada no site oficial da Alagev, neste link.

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