Guilherme Alcorta   |   01/12/2023 13:43
Atualizada em 01/12/2023 13:44

Feira Mice, IBTM de Barcelona teve 60 mil reuniões e apontou tendências

Claudia Hall, diretora de eventos da IBTM, falou sobre o sucesso dos negócios firmados na feira


José Guilherme Alcorta/ PANROTAS
Claudia Hall, da IBTM, Vaniza Schuler, da Embratur e Vasyl Zhygalo, da WTM
Claudia Hall, da IBTM, Vaniza Schuler, da Embratur e Vasyl Zhygalo, da WTM

BARCELONA - No último dia da IBTM, um dos mais importantes eventos globais para a indústria de eventos, conferências e feiras de Turismo - o Portal PANROTAS entrevistou Claudia Hall, diretora de eventos da feira, e Vasyl Zhygalo, diretor de Portfólio global da WTM, organizadora da feira.

Os dois falaram um pouco sobre o segmento MICE e os negócios firmados durante o evento, que aconteceu entre os dias 28 e 30 de novembro em Barcelona, Espanha.

Claudia relatou que o principal objetivo da feira é criar pequenas comunidades e deixar que os negócios fluam a partir do relacionamento livre entre empresas, empresários, poder público e entidades do segmento turístico. "A feira é uma oportunidade para que os players possam se conhecer pessoalmente e ampliar sua rede de negócios", relatou.

Ainda segundo a diretora de eventos, foram necessárias muitas adaptações no segmento MICE por conta da pandemia, com a criação de eventos on-line e não presenciais, videoconferências e uma série de outros recursos que pudessem driblar a impossibilidade de contato social, buscando não afetar os negócios.

"A IBTM é focada nos negócios, nos eventos, mas também é destino e cultura. A imersão no destino, na gastronomia local, nas expressões culturais, tudo isso faz parte do segmento MICE. Nesse sentido, Barcelona é uma cidade muito rica para o setor é há muita aprendizagem neste destino. Quando fazemos algo voltado para planejadores de eventos, como é o caso desta feira, tudo é mais difícil, pois estamos lidando com um público que sabe exatamente o que está acontecendo e quais os potenciais que um destino pode oferecer aos visitantes"

Vasyl Zhygalo, diretor de Portfólio global da WTM

Claudia também lembrou que o segmento MICE deve focar nas opções de lazer dos destinos, uma vez que o turista que viaja a negócios não fica focado apenas na feira, mas no potencial turístico de cada cidade.

"Eu sempre digo para as pessoas que o Brasil possui um potencial imenso no que diz respeito ao lazer nos momentos vagos de feiras e eventos. No hemisfério sul o sol já está brilhando a partir das 05h, então se a sua reunião começa às 09h, você tem aí pelo menos três horas de praia, sol e diversão para recarregar suas energias e aproveitar o melhor que o destino tem a oferecer", explica a executiva.

Tecnologias facilitam negócios e relacionamento

Um dos destaques desta edição é o número elevado de soluções tecnológicas disponíveis para o mercado de feiras e eventos, um reflexo do período pós-pandemia, que alia a facilidade da tecnologia em traduzir idiomas diferentes e conectar pessoas ao redor do mundo com a possibilidade de se expandir os negócios de maneira global.

A edição 2023 da IBTM World reuniu cerca de 4,7 mil frequentadores, 110 delegações e sediou mais de 60 mil reuniões de negócios. Pelo olhar dos organizadores, o evento foi um verdadeiro sucesso, com perspectivas de crescimento para os próximos anos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Guilherme Alcorta

Guilherme Alcorta tem 49 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS