Quais são os maiores desafios em viagens de incentivo internacionais? Especialistas opinam
Tema foi debate de painel realizado no evento Club Med Expert, que acontece no Rio de Janeiro

MANGARATIBA (RJ) - Quais são os maiores desafios em viagens de incentivo internacionais? O questionamento foi feito em debate realizado no Club Med Expert 2025, que acontece no Club Med Rio das Pedras. Participaram do debate a gerente corporativa de Gente e Cultura do Grupo Trigo, Mariana Castello, a especialista de Trade Marketing da TIM Brasil, Mariana Zumpichatti, e a especialista em eventos e Marketing do Oncologia D'Or, Luisa Adão. A conversa foi mediada pela gerente nacional de vendas MICE do Club Med, Elian Zanelato.
Mariana Castello começou opinando e disse que o maior desafio acaba sendo a documentação para a viagem. "Por mais que o nosso público seja muito diverso e haja o pensamento de que “ah, mas é franqueado, ele é o dono, o empregador daquele negócio, ele tem acesso, teve estudo”, nem sempre é assim. Muitos deles não têm passaporte nem visto e é preciso fazer todo o processo do zero", conta.
"E muitas vezes a viagem pode trazer desconforto para esses convidados, como, por exemplo, quando se trata de uma viagem internacional e eles não falam inglês Falamos tanto de diversidade e inclusão, chamamos essas pessoas para a viagem, mas não há inclusão. E muitas agências às vezes são muito duras em suas escolhas e não selecionam convidados que não têm um nível fluente no idioma. Pesquisas feitas no Brasil mostram que 1% da população tem inglês fluente e 3 % têm acesso a algum tipo de língua, o básico. Como a gente quer cobrar que as pessoas falem inglês fluente? São eventos muitas vezes excludentes".
"Precisamos fazer com que essas pessoas se sintam confortáveis, independentemente do público. Se são executivos, franqueados, gerentes, assistentes, treinadores, todas elas merecem uma experiência confortável. Honestamente falando, vejo não vejo uma fluidez no processo de seleção dos convidados da viagem e se eles não sabem inglês, estão fora. Temos que cuidar da experiência e pensar em trazer soluções para esses eventos internacionais".
Mariana Zumpichatti citou uma solução para essa questão do idioma. "Em nossas viagens sempre colocamos guias locais que falam português. Eu tenho um grupo que tem inglês fluente, mas eu tenho outro grupo que não tem. E ter um guia local falando português é super importante pra aquela pessoa se sentir incluída naquele ambiente".
Luisa Adão, por sua vez, destacou como um dos maiores desafios a questão das diferenças culturais. "O brasileiro tem uma cultura e é um desafio se adaptar a outras. Nós fizemos um incentivo para Marrocos e o nosso grupo, em grande maioria, era composto por mulheres. Marrocos tem algumas diferenças culturais bem marcantes, então fizemos uma live com todos os viajantes, todas as pessoas que ganharam a viagem, chamamos uma historiadora e ela explicou para todo mundo como se portar, como se vestir. Então fizemos todo um preparo antes da viagem", conta Luisa.
O Portal PANROTAS viaja a convite do Club Med.