Laura Enchioglo   |   31/01/2024 14:06

Apenas 4% das empresas incentivam aluguel de carro elétrico, diz BCD

TMC entrevistou quase 1 mil viajantes corporativos da América do Norte e Europa


Dreamstime
Maioria dos viajantes corporativos prefere alugar carros para se locomover
Maioria dos viajantes corporativos prefere alugar carros para se locomover

A BCD Travel entrevistou recentemente mais de 900 viajantes corporativos na América do Norte e na Europa que alugaram um carro pelo menos uma vez no ano passado. A pesquisa analisou o comportamento e a satisfação dos viajantes, bem como as tendências no aluguel de automóveis para viagens corporativas.

De acordo com o estudo, a maioria dos viajantes aluga um carro para visitar o escritório da empresa, encontrar-se com clientes ou prestar atendimento no local. Os motivos mais importantes para alugar um carro em vez de utilizar outro meio de transporte são a comodidade (64%), a rapidez (36%), a falta de alternativas (32%) e o preço (30%).

Política de viagens

As empresas aplicam uma variedade de políticas para contenção de custos e sustentabilidade. Mais de metade dos viajantes relatam que as suas empresas incentivam o reabastecimento de carros alugados antes da devolução (64%) e a partilha de um carro alugado com colegas (53%).

A política da empresa (69%) tem a maior influência na escolha da locação de automóveis dos viajantes. Outros fatores incluem a conveniência do local de retirada (46%), preço (34%) e programas de fidelidade (33%). A sustentabilidade raramente tem impacto na sua escolha: apenas 9% levam a sustentabilidade em consideração, enquanto 70% nunca ou raramente pensam na sustentabilidade quando selecionam um automóvel.

Além disso, a maioria dos viajantes corporativos reserva carros por meio da ferramenta de reservas on-line da sua empresa (88%), enquanto 13% reservam por meio de um agente de viagens e 12% pelo website da locadora. Os carros intermediários/padrão são alugados com mais frequência (66%), seguidos pelos carros compactos/econômicos (19%). SUVs são alugados por apenas 3%.

Carros elétricos

Apenas 4% dos entrevistados afirmam que a política da sua empresa incentiva o aluguel de carros elétricos. Mesmo assim, 81% nunca alugam um carro elétrico em uma viagem corporativa.

Isto deve-se principalmente à logística complexa (46%), à baixa disponibilidade (35%) e à curta autonomia (33%), enquanto 12% reportam que a política da sua empresa não inclui carros elétricos. Quem aluga este tipo de automóvel é motivado pela sustentabilidade (51%), pela vontade de experimentar um veículo elétrico (29%) e pela grande disponibilidade (24%).

“Esta pesquisa mostra que ainda existe um desafio significativo quando se trata de promover o uso de veículos elétricos (VEs) para viagens corporativas. Isto reflete os desafios mais amplos de infraestrutura e autonomia que impactam a adoção de VEs em geral. No entanto, a mudança de veículos a gasolina para veículos eléctricos se tornará cada vez mais importante, à medida que a nova legislação exige que as empresas meçam e comuniquem as emissões de carbono das suas viagens", diz a vice-presidente de Sustentabilidade da BCD, Olivia Ruggles-Brise.

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