Henrique Santiago   |   27/09/2018 13:29

Latam defende outra análise de números Abracorp; entenda

O executivo Igor Miranda afirmou que a receita da Latam Brasil se divide entre 60% corporativo e 40% lazer.

Emerson Souza
Os últimos dados do relatório Abracorp apontam uma queda da Latam Airlines Brasil nos serviços domésticos e o terceiro lugar em produção aérea entre as associadas da entidade de viagens corporativas.

Com a primeira e segunda posições na mão de Gol e Azul, respectivamente, a empresa presidida por Jerome Cadier tem questionado a análise desses dados da Abracorp. Para se ter uma ideia, a aérea teve uma ligeira alta de 0,6% no aéreo internacional no segundo trimestre, de acordo com os números recentes.

Em entrevista ao Portal PANROTAS, o diretor comercial da Latam, Igor Miranda, explica a contestação. “Temos algumas dúvidas em relação a esses números, aos quais sequer temos acesso. Não duvidamos da metodologia, não estamos contestando a credibilidade dos dados, mas os números podem ser mais analisados sob outra ótica. Nós olhamos o market share sobre a oferta e os índices estão muito bons”, disse. Ele também revela que o segundo trimestre foi mais crítico para a Latam devido à greve dos caminhoneiros, quando teve cerca de 100 voos cancelados, bem mais que outras aéreas nacionais.

Miranda disse ainda que valoriza, dentro da análise de oferta em uma rota e o share, o que chama de índice premium, ou seja o que excede a oferta que tem no mercado. E prometeu para breve uma entrevista sobre como a empresa vê o mercado corporativo e o que está preparando para ele. "Não contestamos a Abracorp, é só uma questão de análise de dados, quanto à estratégia da companhia, situações externas, entre outros fatores".

O executivo afirmou que a receita da Latam Brasil se divide entre 60% corporativo e 40% lazer. “Nós somos líderes no internacional no Brasil, lançamos novos voos este ano e, mais uma vez, questionamos esses indicadores”, complementou.

ABRACORP
A entidade das TMCs procurou a PANROTAS e enviou a seguinte nota:

"A Abracorp, por meio de seu Conselho de Administração, reafirma a veracidade dos dados de vendas, coletados de forma automática, e publicados com frequência regular para conhecimento do mercado de gestão de viagens corporativas.

Reitera, também, que, como sempre, permanece à disposição de todos os parceiros de distribuição para aprofundar as análises eventualmente consideradas necessárias".

NOTA DA REDAÇÃO
A PANROTAS está republicando a nota veiculada ontem para incluir o ponto de vista da Abracorp e incluir mais dados na explicação de Igor Miranda sobre a análise de dados da associação. Miranda promete ainda enviar carta explicando sua posição à entidade.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Henrique Santiago

Henrique Santiago tem 3136 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS