Artur Luiz Andrade   |   14/08/2023 15:57
Atualizada em 15/08/2023 15:50

GBTA antecipa previsão e espera volta das viagens corporativas em 2024

GBTA Business Travel Index Outlook, apresentado na convenção do ano passado, falava em 2026

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Suzanne Neufang revela pesquisa no palco durante GBTA Convention, em Dallas
Suzanne Neufang revela pesquisa no palco durante GBTA Convention, em Dallas

DALLAS (EUA) – A indústria global de viagens corporativas se recuperou a um ritmo mais acelerado do que o esperado há apenas um ano e agora deve superar seu nível de gastos pré-pandêmico de US$ 1,4 trilhão em 2024 − e crescer para quase US$ 1,8 trilhão até 2027.

Em 2022, os gastos globais com viagens a negócios aumentaram 47%, chegando a US$ 1,03 trilhão, com fortes ganhos contínuos e crescimento de 32% esperado em 2023. Esses ganhos robustos foram impulsionados, principalmente, pela demanda reprimida após a pandemia de covid-19, condições econômicas globais mais favoráveis em 2022 e 2023 e riscos de recessão que ainda não aconteceram.

Estas são as principais conclusões do último 2023 GBTA Business Travel Index Outlook – Annual Global Report and Forecast publicado pela GBTA em colaboração com a Visa e que acaba de ser apresentado na GBTA Convention, que acontece nesta semana em Dallas, no Texas (EUA). A 15ª edição do estudo traz as perspectivas dos gastos globais previstos e outras tendências entre 2023 e 2027.

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Em 2022, os gastos globais com viagens a negócios aumentaram 47%, chegando a US$ 1,03 trilhão, com fortes ganhos contínuos e crescimento de 32% esperado em 2023
Em 2022, os gastos globais com viagens a negócios aumentaram 47%, chegando a US$ 1,03 trilhão, com fortes ganhos contínuos e crescimento de 32% esperado em 2023

“Os ventos contrários que deveriam impactar a recuperação das viagens a negócios globais no ano passado não se materializaram e isso é uma boa notícia. Esta última previsão agora indica um retorno acelerado aos níveis de gastos pré-pandêmicos antes do previsto, bem como o crescimento nos próximos anos. Os gastos com viagens corporativas são um indicador importante, mas ainda não se sabe como os volumes de viagens continuarão a se recuperar”, disse a CEO da GBTA, Suzanne Neufang.

Principais destaques do relatório:

  • Espera-se que os gastos globais com viagens a trabalho se recuperem para seu total pré-pandêmico de US$ 1,4 trilhão em 2024 e cresçam para quase US$ 1,8 trilhão até 2027, impulsionados por condições econômicas mais favoráveis do que o esperado em 2022 e 2023;
  • Em 2022, os gastos globais com viagens corporativas aumentaram 47%, para US$ 1,03 trilhão. Esses fortes ganhos continuaram em 2023, com um crescimento de 32% nos gastos globais esperados para este ano. O detalhamento estimado de US$ 1,03 trilhão em despesas com viagens a negócios inclui US$ 183 bilhões em despesas aéreas, US$ 395 bilhões em despesas com hospedagem, US$ 191 bilhões em despesas com alimentos e bebidas, US$ 138 bilhões em despesas com transporte terrestre e US$ 121 bilhões em outras despesas com viagens;
  • Espera-se que os gastos globais se recuperem para níveis pré-pandêmicos até o final de 2024 – mais rápido do que a previsão anteriormente projetada para meados de 2026 no BTI Outlook do ano passado. Contribuinte para a recuperação acelerada tem sido a estabilidade significativa na economia global – muitas economias avançadas foram projetadas para enfraquecer ou cair em recessão em 2023, mas isso ainda não aconteceu;
  • Os dois maiores impulsionadores da estabilização do setor nos últimos seis meses foram o retorno de reuniões e eventos presenciais e a recuperação de alguns volumes e capacidade de viagens internacionais a negócios;
  • A recuperação das viagens corporativas continua a variar por região. A Europa Ocidental foi a região que mais cresceu globalmente em 2022. A América do Norte e a América Latina viram o crescimento dos gastos acelerar significativamente em 2022. A Europa emergente continua atrasada em sua recuperação, desafiada pela guerra na Ucrânia;
  • Regionalmente, a Ásia-Pacífico foi a grande retardatária no ano passado, devido ao atraso na reabertura da economia chinesa. Os gastos com viagens a negócios na China caíram 4,6% no ano passado, levando o país ao segundo lugar no mercado mundial de viagens corporativas pela primeira vez desde 2014. No entanto, espera-se que a China volte a ser o mercado de viagens a negócios número 1 no mundo final de 2023;


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Retomada varia de acordo com as regiões
Retomada varia de acordo com as regiões
  • Viajantes corporativos dizem que estão combinando com mais frequência (62%) viagens a negócios e pessoais (bleisure) do que em 2019, com 42% adicionando dias de lazer, e 79% desses viajantes ficando na mesma acomodação por trabalho e férias na mesma viagem;
  • Quando se trata de métodos de pagamento para viagens corporativas, 66% dos viajantes dizem que sua empresa fornece um cartão de crédito corporativo – dessa porcentagem, cerca de um terço (37%) diz que sua empresa exige seu uso para reservas de viagens a negócios.


Brasil na lista

Além disso, o Brasil aparece entre os 15 principais mercados de gastos globais com viagens corporativas.

Em 2022, o País figurou como a oitava economia, com US$ 20,1 bilhões, o que representa um incremento de 52% em relação aos US$ 13,2 bilhões de 2021. Apesar de, no estudo de 2023, apresentar gastos de US$ 28,1 bilhões – um aumento de 20% em comparação com o ano passado –, o Brasil ficou na 10ª posição, depois da Itália e Coréia do Sul. Estes dois países estavam atrás do Brasil no ano passado, na 9ª e 10ª posição, respectivamente.

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Top 15 economias nos gastos com viagens corporativas
Top 15 economias nos gastos com viagens corporativas

Além disso, no estudo apresentado no evento de 2022, que aconteceu em San Diego, na Califórnia, Turquia (US$ 15,4 bilhões) e Rússia (com US$ 12,3 bilhões) faziam parte do ranking. Na pesquisa deste ano, ambos os países saíram da lista.

Como viagens corporativas ajudam as vendas

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Relação vendas X viagens corporativas
Relação vendas X viagens corporativas

O GBTA Business Travel Index Outlook mostrou ainda como as viagens a negócios ajudam as vendas. Por meio de uma visão global da quantidade estimada de atividade de vendas suportada por cada dólar gasto em viagens corporativas, é possível ver a oscilação.

Em 2019, era US$ 1 gasto em viagens a negócios para cada US$ 117 em vendas. Em 2022, foi para US$ 1 gasto em deslocamentos a trabalho para US$ 198 em vendas. Já em 2023, o valor foi de US$ 1 gasto em viagens corporativas para US$ 153 em vendas.

Visão histórica da recuperação de crises nas viagens a negócios globais

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A PANROTAS viaja a convite da GBTA, com proteção GTA e voando Delta Air Lines e United Airlines

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