Karina Cedeño   |   16/02/2024 13:25
Atualizada em 16/02/2024 13:35

Accor e Uber dominam gastos do viajante corporativo no Brasil, diz estudo

Pesquisa da fintech Clara teve como base 1,6 milhão de transações feitas por executivos no País


Divulgação
Levantamento revela onde estão concentrados os gastos com transporte, hotéis, companhias aéreas e alimentação dos executivos
Levantamento revela onde estão concentrados os gastos com transporte, hotéis, companhias aéreas e alimentação dos executivos

A fintech Clara acaba de divulgar o estudo "Clara Radar: As marcas favoritas dos executivos", feito com base em 1,6 milhão de transações de cartão de crédito realizadas entre janeiro e dezembro de 2023 no Brasil por executivos de mais de duas mil empresas - a maioria delas de médio e grande porte.

O levantamento revela onde estão concentrados os gastos com transporte, hotéis, companhias aéreas e alimentação dos executivos, revelando quais são suas marcas favoritas.

Confira os dados completos da pesquisa:

Meio de transporte favorito dos executivos

  • Entre todos os gastos com transporte, 56,5% das transações foram realizadas na plataforma Uber, seguido pela 99, com 4% . Dessas corridas, 57,4% acontecem em São Paulo, 8,3% no Rio de Janeiro e 5,8% em Minas Gerais;
  • Aparecem também no ranking de gastos com transporte marcas como a rede de estacionamentos Estapar (1,7%), o serviço de carreto Lalamove (0,9%), a concessionária ViaOeste (0,6%) e a empresa de locação de automóveis Localiza (0,4%).

Hotéis e companhias aéreas favoritas

  • De todos os gastos com hotéis, 85,5% estão concentrados em marcas da rede francesa Accor, que inclui as bandeiras Ibis, Novotel, Mercure, além de outras;
  • Entre eles, o favorito é o Ibis, com 51,6% das transações em hospitalidade. Ibis Budget e Ibis Style aparecem em sequência, com 13,5% e 7%, respectivamente. Novotel tem 5,5% da fatia de mercado e o Mercure, 7,8%;
  • Entre outras redes, aparecem marcas como Hilton (1,27%) e Marriott (1,2%);
  • A companhia aérea favorita das empresas é a Latam (50,5%), seguida por Azul (26,8%) e, por fim, Gol (17,5%).

Gastos com alimentação

Dos gastos com alimentação, o Ifood representa 8,9% do total de transações da categoria. Redes de fast-food aparecem logo em seguida: é o caso de McDonalds (0,4%) e Burger King (0,2%). O Frango Assado, conhecido por seus complexos localizados em estradas, também aparece entre os dez primeiros restaurantes, com 0.2%. Por fim, o Outback, que costuma reunir times de empresas em seus happy hours para grandes grupos, foi responsável por 0,2% das transações.

Varejo

Os usuários também realizam compras em grandes marcas varejistas. Nos primeiros lugares, aparecem os "atacarejos" Assaí (17,3%), Atacadão (11,3%) e Dom Atacadista (1,5%). Em seguida, destacam-se Amazon (1,3%), Carrefour (1,2%) e Mercado Livre (1,1%).

"Conseguimos reunir insights importantes sobre hábitos de consumo dentro do ambiente empresarial. Esses dados têm um valor inestimável para tomadores de decisões dentro de empresa, porque podem servir de guia para que os times financeiros repensem seus gastos, ao mesmo tempo em que pode ser um importante norte para aqueles negócios que querem expandir suas vendas B2B", reflete o CEO da Clara no Brasil, Francisco Simon.

Tópicos relacionados