Quais são as marcas favoritas dos viajantes corporativos? Pesquisa revela
Estudo da Clara revela companhias aéreas, hotéis e locadoras que estão na preferência dos executivos

A Clara, solução para gestão de gastos corporativos, lançou ontem (19) seu Travel Report, que apresenta uma análise de mais de 1 milhão de transações realizadas ao longo do ano por cerca de cinco mil clientes no Brasil que utilizam seus métodos de pagamento. Dentro desse universo, algumas marcas também se destacaram entre as preferidas dos executivos que viajam.
Confira abaixo os principais dados do levantamento:
Companhias aéreas
As companhias aéreas brasileiras lideram entre as escolhas dos clientes Clara:
- Latam, com 42,88% do market share;
- Azul (23,37%); e
- Gol (11,38%).
Entre as internacionais, destacam-se:
- Tap (4,94%);
- United Airlines (4,6%);
- Outras companhias aéreas somam 12,82% dos gastos.
Entre os clientes da Clara, a participação da Latam é, inclusive, superior aos dados apresentados pela Abracorp no primeiro semestre de 2024, quando a companhia atingiu 38% de participação em receita e 34,7% no número de passageiros transportados no mercado corporativo brasileiro. De acordo com o estudo, as razões para isso podem estar ligadas à priorização de benefícios oferecidos pela empresa, como wi-fi em 100% dos voos domésticos e as menores taxas de atraso entre as concorrentes brasileiras, além da maior quantidade de destinos.
"No caso da Latam, sua ampla cobertura de destinos e a conectividade oferecida fazem dela uma escolha predominante para viagens de negócios", comenta o country manager da Clara no Brasil, Francisco Simon.
A predominância de empresas brasileiras, que juntas representam 77,63% do market share, pode ser influenciada pela combinação de fatores como preço, maior disponibilidade de rotas nacionais e internacionais, maior possibilidade de acúmulo de pontos pelos programas de fidelidade ou conveniência para destinos específicos.
A presença de Tap Air e United Airlines na lista aponta que Portugal e Estados Unidos são destinos internacionais relevantes para os clientes Clara.
Hotéis
Entre os gastos com hospedagem corporativa, lideram o ranking:
- Hotel Ibis, com 40,40% do market share;
- Hotel Mercure (13,18%); e
- Novotel (8,72%).
Segundo o estudo, a predominância de hotéis do grupo Accor sugere que muitos clientes mantêm parcerias ou contratos corporativos, em busca de tarifas preferenciais. Esses hotéis, de categoria econômica, atendem a uma preferência por qualidade padronizada e localização estratégica, próxima a centros comerciais, aeroportos ou locais de reuniões, sendo, muitas vezes, a única opção de hospedagem, a depender da região.
“Os hotéis da rede Accor, como Mercure e Ibis, se destacam por combinar uma forte presença em diversas regiões estratégicas com um padrão de serviço confiável, o que é essencial para atender viajantes corporativos", diz Simon.
Em menor escala, destacam-se redes como Hilton (4,07%) e Marriott (3,84%), frequentemente escolhidas por executivos de alto escalão ou para viagens internacionais, onde o conforto e os serviços têm maior relevância. Outros hotéis representam 29,8% do market share, indicando uma diversidade de escolhas, possivelmente influenciada por políticas menos padronizadas ou preferências regionais e independentes.
Aluguel de carros
No segmento de locação de veículos corporativos, destacam-se:
- Localiza, com 93,05% do market share;
- Outras empresas também presentes no ranking incluem SIXT Car Rental (1,57%), Avis (1,21%), Europcar (1,17%) e Budget Rent a Car (1%), demonstrando uma concentração significativa na líder de mercado.
De acordo com análise da Clara, esse resultado reflete as vantagens competitivas da empresa, como ampla presença geográfica, custo-benefício atrativo e parcerias estratégicas. Além disso, o foco em viagens corporativas dentro do Brasil, onde a Localiza possui maior capilaridade e infraestrutura, contribui significativamente para essa liderança.
Para acessar a pesquisa completa, clique aqui.