Rafael Faustino   |   11/07/2016 08:15

OTAs venderam US$ 245 bi em 2015; veja os números

As agências de viagens on-line (OTAs, pela sigla em inglês) continuam crescendo ininterruptamente, conforme surgem novas tecnologias e mais turistas caem no gosto pelo planejamento de suas próprias viagens por meios eletrônicos.


Cidades como Macau impulsionam o crescimento de OTAs chinesas, tanto para enviar quanto para receber viajantes
As agências de viagens on-line (OTAs, pela sigla em inglês) continuam crescendo ininterruptamente, conforme surgem novas tecnologias e mais turistas caem no gosto pelo planejamento de suas próprias viagens por meios eletrônicos. Em 2015, segundo estudo da Euromonitor International, elas venderam mais que US$ 245 bilhões, valor que se aproxima de R$ 1 trilhão se convertido à moeda brasileira e indica crescimento de 19% sobre o ano anterior.

A região com maior responsabilidade nesse crescimento foi a da Ásia-Pacífico, que cresceu nada menos que 43%, totalizando US$ 79 bilhões em vendas e se aproximando dos US$ 83 bilhões da América do Norte, tradicional líder nas vendas das OTAs. A Europa ocidental já ficou para trás, com US$ 67 bilhões.

Nas previsões para os próximos anos, a região asiática deverá se descolar ainda mais das outras, com crescimento de 20% ao ano nas vendas das OTAs, enquanto o mundo como um todo crescerá 12%, na estimativa da Euromonitor. Espera-se que as agências on-line arrecadem nada menos que US$ 434 bilhões em 2020.

EXPEDIA LIDERA E CHINESES CRESCEM
A Expedia continua sendo a maior empresa global em vendas de viagens on-line. A empresa teve robusto crescimento de 20,6% em 2015, motivado por crescimento orgânico e também pela compra da plataforma Orbitz, totalizando receita de US$ 60,8 bilhões. Assim, se distanciou de seu maior concorrente, o Priceline Group, dono do Booking.com e do Kayak, que somou US$ 55,5 bi após crescer “apenas” 10%.

Chamou ainda mais a atenção, entretanto, o meteórico crescimento dos chineses do Ctrip, que, após comprar a parte da Expedia na OTA Elong, subiu de US$ 19 bilhões em 2014 para US$ 26,7 bilhões no ano passado, aumentando as vendas em 58%.

Flickr.com/lucien_muller
Cidades como Macau impulsionam o crescimento de OTAs chinesas, tanto para enviar quanto para receber viajantes

Segundo a Euromonitor, é provável que, em dois ou três anos, o grupo chinês já figure como líder mundial, em especial se o mercado chinês e também as viagens de seus cidadãos para o Exterior continuarem crescendo como estão hoje. Entretanto, a concorrência será acirrada pelos números do Homeaway, concorrente do Airbnb comprado recentemente pela Expedia que não figurou nos números de 2015 da companhia norte-americana.

Falando em Airbnb, também foi significativo o crescimento das vendas do aplicativo, também considerado uma OTA. De US$ 6,4 bilhões em 2014, a plataforma cresceu 49,5% e somou US$ 9,6 bilhões no ano passado. Confira abaixo o ranking das cinco OTAs mais vendedoras em 2015:


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Rafael Faustino

Rafael Faustino tem 1223 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS