Karina Cedeño   |   16/04/2019 13:00

Veja por que as TMCs estão se aliando às startups

Impulsionar seu crescimento e sua proposta de valor é o objetivo das agências corporativas ao fazerem isso


Shutterstock
As empresas de gestão de viagens têm oferecido serviços que vão muito além de suas funções tradicionais e as TMCs não ficam atrás, ao buscarem startups e outros provedores de tecnologia para impulsionar seu crescimento e sua proposta de valor.

"A tecnologia criou uma oportunidade sem precedentes para as TMCs atenderem às necessidades do viajante moderno e do gestores de viagens, desenvolvendo produtos e serviços verdadeiramente integrados e centrados no viajante", comenta o vice-presidente de Marketing e Estratégia de Produtos da American Express Global Business Travel, Evan Konwiser.

Muitas soluções de tecnologia de viagens das startups concentram-se na conveniência do viajante, uma meta alinhada à das TMCs, que passam a adotar uma proposta de valor mais preditiva e baseada em serviços.

"Vemos isso por meio da automação, da Inteligência Artificial e até mesmo de algo tão simples quanto o desenvolvimento de software para dispositivos móveis e wearables. As TMCs que adotam e alavancam essa tecnologia estarão mais aptas a atender seus clientes e o viajante, impulsionando o comportamento deste último por meio de uma experiência contínua, o que, por sua vez, leva a eficiências operacionais e gastos otimizados no programa de viagens”, observa a diretora de Planejamento de Produtos da BCD Travel, Irina Matz.

Mas com tantas startups entrando no mercado, pode ser uma tarefa difícil para as TMCs escolherem com qual empresa trabalhar. "A primeira pergunta que fazemos quando olhamos para um potencial parceiro é: ele tem um valor claro para o mercado e atende às necessidades específicas de nossos clientes?", conta Matz.

A Amex GBT também prioriza soluções que atendem às necessidades dos clientes e podem ser entregues com relativa facilidade. A empresa ter uma boa imagem também é um fator importante. "O talento é sempre uma prioridade. Pessoas talentosas têm um efeito multiplicador sobre o que podem fazer dentro de nossa organização”, comenta Konwiser

Mas os parceiros de inovação não estão limitados a startups que trabalham no segmento de viagens corporativas, observa o diretor sênior da CWT, Brandon Balcom, citando como exemplo a parceria da empresa com o Plug and Play.

“Esse acordo coloca a TMC em contato com uma ampla gama de startups, muitas das quais começam com suas visões definidas em outros setores. Vemos muitas empresas que inicialmente são focadas no segmento de viagens de lazer ou até mesmo cujos produtos poderiam ter um ótimo caso de uso em viagens de negócios", observa Balcom. Essas startups, por sua vez, podem se beneficiar do crescimento no setor de viagens e da posição das TMCs dentro dele.

É bom observar também que startups que giram do lado do consumidor muitas vezes trazem uma perspectiva focada no viajante e é essa uniformidade e serviço que as TMCs estão ansiosas para capturar.

Mas quais tipos de tecnologia são os mais transformadores? Konwiser cita ferramentas de Inteligência Artificial e aprendizado de máquina que otimizam preferências e personalizam os serviços.

"Com acesso a esses recursos orientados por dados, as TMCs podem aprender melhor sobre uma base de viajantes ao longo do tempo e tomar decisões e recomendações construídas em torno das necessidades individuais", destaca o o VP de Marketing e Estratégia de produto da American Express Global Business Travel.

A AI também permite que as TMCs transfiram os funcionários de processos manuais para serviços mais estratégicos, como interações com os clientes, resultando em uma experiência de alta qualidade para o cliente.

Além dessas ferramentas, Matz sugere blockchain, chatbots, realidade virtual e Internet das Coisas à lista de promissoras tecnologias de viagens.

Balcom, por sua vez, conta que a CWT tem tido sucesso com startups de rastreamento de tarifas e previsão de preços, incluindo empresas que inicialmente visavam as viagens de consumidores finais. Outros serviços com aplicações promissoras no lado corporativo incluem compensação automatizada de atraso de voo e bots que podem fazer recomendações proativas para viajantes que compram hotéis ou voos, encorajando-os a fazer reservas dentro dos parâmetros da política de viagens.

"Esses tipos de serviços oferecem uma oportunidade real para impulsionar a eficiência e a produtividade, ao mesmo tempo em que atendem às necessidades do viajante individual", observa Balcom.

Tecnologias sugeridas, é chegada a hora de as TMCs analisarem quais delas se encaixam melhor ao seu modelo de negócios. Os bons resultados serão consequência.



*Fonte: Business Travel News

conteúdo original: http://bit.ly/2IAUCkH

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