As viagens de negócios abrem diversas oportunidades, mas também suscitam muitas angústias e inseguranças nos profissionais. Uma pesquisa da Booking.com com mais de 4,5 mil viajantes corporativos de oito países mapeou quais são os principais problemas que afligem esses profissionais quando estão fora a trabalho. Pelo menos um quarto deles afirmam que passam por situações de estresse durante as viagens.
Problemas no aeroporto são citados por muitos. Quase metade dos participantes da pesquisa (47%) colocam atrasos e cancelamentos de voos como seu principal temor. Jet lag (35%) e as filas de segurança (34%) também são um aborrecimento bastante citado.
Outra questão relevante são as barreiras culturais. Praticamente um quarto (26%) dos viajantes corporativos ficam inseguros com o idioma estrangeiro, enquanto 20% revelam-se inconfortáveis por estar em ambientes desconhecidos, e 17% preocupam-se com diferenças culturais.
A falta de acompanhantes em muitos casos também se torna um incômodo. Na pesquisa, 38% dizem que um dos principais problemas de viajar a negócios é ficar longe de família, amigos e parceiros.
Veja abaixo a tabela completa do estudo da Booking.com sobre os principais fatores que afligem os viajantes corporativos:
Motivo | % de respostas |
Perder um voo / trem
| 36% |
Barreiras do idioma
| 26% |
Possibilidade da bagagem ser perdida
| 25% |
Perder documentos importantes (ex.: passaporte, identificação)
| 24% |
Reuniões serem canceladas
| 21% |
Ambientes desconhecidos
| 20% |
Normas / diferenças culturais
| 17% |
Configurações de TI / se os dispositivos funcionarão
| 16% |
Perder um dispositivo da empresa (ex.: laptop, celular)
| 15% |
Apresentação/reunião com pessoas pela primeira vez
| 15% |
Locomoção pela cidade
| 15% |