Laura Enchioglo   |   05/05/2025 11:11
Atualizada em 05/05/2025 15:46

Virtuoso: em alta, Brasil já é o segundo maior mercado da América Latina

Rede de agências de luxo está em São Paulo para a ILTM Latin America, onde espera negócios e parcerias


PANROTAS / Filip Calixto
Maria Beatriz Sajon, gerente geral da Virtuoso para América Latina e Caribe
Maria Beatriz Sajon, gerente geral da Virtuoso para América Latina e Caribe

A Virtuoso está no Brasil para participar da ILTM Latin America, que acontece nesta semana em São Paulo. A rede que integra agências e fornecedores de luxo em todo o mundo acredita que há espaço para crescer no Brasil - e na região como um todo. Atualmente, a Virtuoso possui 35 membros no Brasil e está crescendo no País. Hoje, o mercado brasileiro já é o segundo maior da América Latina.

No continente, em um geral, o crescimento foi de 35% no último ano, o que para Maria Beatriz Sajon, gerente geral da Virtuoso para América Latina e Caribe, ja é um dado muito relevante. Com isso, a vinda ao País, é claro, visa aumentar ainda mais a presença e relevância da rede no Brasil e na região.

"Nosso objetivo por aqui é garantir que os viajantes de luxo tenham o tipo de experiência que procuram por meio dos parceiros e membros preferenciais da Virtuoso. Ter um consultor de viagens que seja Virtuoso traz algumas vantagens, não apenas em termos de benefícios, mas também pelo tipo de experiência e formação que eles têm"

Maria Beatriz Sajon, gerente geral da Virtuoso para América Latina e Caribe

América Latina deve crescer no luxo, mas em ritmo mais lento

A indústria de viagens de luxo na América Latina viu uma demanda recorde em 2022 e 2023, imediatamente após a pandemia. A tendência, no entanto, é que a região passe por uma estabilização.

Segundo Maria Beatriz, haverá crescimento, mas em um ritmo mais lento do que o visto nos últimos anos. As tendências para o ano apontam isso: o Brasil ou qualquer outro país da América do Sul não aparecem entre os principais destinos globais para as viagens de luxo em 2025.

Com isso, Maria Beatriz acredita que o desafio em toda a região da América Latina são os mesmos que o setor, num geral, enfrenta: conflitos geopolíticos e demanda excessiva.

"O setor de viagens sofre com conflitos geopolíticos que podem impactar os viajantes, assim como a demanda excessiva. É bom ter muita demanda, mas também é um desafio porque alguns lugares estão superlotados"

Maria Beatriz, gerente geral da Virtuoso para América Latina e Caribe

Neste sentido, a Virtuoso vem fazendo um trabalho contínuo de educação e capacitação dos agentes de viagens, apontando destinos que podem emergir e substituir aquele que já está superlotado.

Ainda, a executiva entende que, no Brasil, a Virtuoso está preparada tanto para receber o turista que queira visitar o país, bem como para levar o turista brasileiro para qualquer lugar do mundo.

"O viajante de luxo brasileiro é muito sofisticado e nossos membros estão muito bem preparados para atender às suas necessidades, bem como nossos parceiros preferenciais. Em termos de Brasil como destino, temos propriedades Virtuoso em todo o país, além de parceiros preferenciais e operadores turísticos. Estamos preparados tanto para o viajante de luxo que vem ao Brasil quanto para o viajante de luxo que sai do Brasil com destino a outros países"

Maria Beatriz Sajon, gerente geral da Virtuoso para América Latina e Caribe

Presença na ILTM cobre parcerias, negócios e ampliação da rede

A Virtuoso sempre aproveita a ILTM Latin America para reunir membros e parceiros em um evento próprio, como é o caso do Virtuoso Connects que acontece na manhã desta segunda-feira (5) em São Paulo. O evento é parte da agenda da rede durante a feira, em que espera promover networking, negócios e novas parcerias.

PANROTAS / Filip Calixto
Maria Beatriz Sajon, gerente geral da Virtuoso para América Latina e Caribe, durante o Virtuoso Connects
Maria Beatriz Sajon, gerente geral da Virtuoso para América Latina e Caribe, durante o Virtuoso Connects

"Estamos aproveitando o fato de nossos parceiros preferenciais já estarem aqui para que possamos colocá-los em contato com nossos consultores de viagens. Além disso, viemos à ILTM como compradores e temos uma equipe que se reunirá com os parceiros preferenciais. Em nosso estande, me reunirei com membros do Brasil e de outros países da América Latina que estão aqui, além de agências de viagens interessadas em se tornar membros da Virtuoso. Temos todas as bases cobertas, tanto de parceria como da associação", finalizou.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados