Rodrigo Vieira   |   02/05/2025 12:21
Atualizada em 02/05/2025 13:26

O melhor do Turismo de Luxo em São Paulo: é chegada a ILTM Latin America 2025

Evento acontece de 5 a 8 de maio, no Pavilhão da Bienal, com algumas das principais marcas de alto padrão

PANROTAS / Emerson Souza
ILTM Latin America 2025 repetirá o formato da edição de 2024 (foto), com pavilhão de exposição em um só andar
ILTM Latin America 2025 repetirá o formato da edição de 2024 (foto), com pavilhão de exposição em um só andar

Está chegando a hora do principal evento de Turismo de luxo do Brasil e da América Latina. De 5 a 8 de maio, em São Paulo, a ILTM Latin America 2025 chega com 470 marcas expositoras de 56 países, com 27% delas participando pela primeira vez.

Em razão da feira, vários eventos paralelos já começam antes mesmo da festa oficial de abertura, que é segunda-feira às 17h, pela primeira vez no próprio Pavilhão da Bienal onde é realizada. Embark & Beyond e Teresa Perez Tours, do TP Group, além de TTW Group e Virtuoso, convidam seus principais parceiros para encontros já neste domingo e na segunda-feira antes de as reuniões terem início.

Isso sem contar fornecedores como Marriott e Private Luxury Events, que também compõem o calendário paralelo à ILTM Latin America. E assim vai ao longo de toda semana. Como de costume, a agenda dos profissionais convocados para a feira está absolutamente preenchida pelo menos até quinta-feira, dia da festa de encerramento.


PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Simon Mayle, diretor da ILTM Latin America
Simon Mayle, diretor da ILTM Latin America

Mudança no calendário

Aliás, neste ano o calendário da ILTM Latin America mudou. Pela primeira vez, o evento será realizado de segunda a quinta, e não mais de terça a sexta. "Mudamos após ouvir os fornecedores internacionais, sobretudo os que vêm bem de longe, como os asiáticos, que renunciam a apenas um fim de semana para estarem presentes, e não mais de dois. Há muitos fornecedores japoneses, como o Ritz-Carlton de Kyoto, por exemplo, que aponta a edição latina da ILTM como a melhor e mais produtiva para os negócios. Estamos mudando o cronograma para facilitar a vida deles", ilustra o diretor da feira, Simon Mayle.

Entre as novidades testadas ano passado que deram certo e vão se manter para a edição 2025 estão a manutenção dos estandes e exposição no piso intermediário da Bienal e um só horário de almoço para todos os participantes, em vez de três. A feira deste ano terá um novo fornecedor de catering.

Marriott’s Luxury Group, Accor, Leading Hotels of the World, ENIT (Itália), Portugal e Espanha estão entre os expositores de destaques do evento. A edição também marca a chegada de novos expositores, como Air France, Costa Rica e Egito. Os patrocinadores principais desta edição são France24, Belmond, IHG, Marriott, Silversea, SLH, St. Moritz, Txai e XO Private. A PANROTAS é media partner da ILTM e novamente distribuirá uma edição especial de luxo da Revista PANROTAS ao longo do evento.

PANROTAS / Emerson Souza
ILTM Latin America conta com reuniões individuais entre expositores e buyers
ILTM Latin America conta com reuniões individuais entre expositores e buyers

Entre os compradores convidados, serão 470 agentes de 64 cidades em 13 países, com 22% estreando na ILTM Latin America. Desses, 26% fazem parte da rede Virtuoso e 9% da Traveller Made/Serandipians. O Top 20 de buyers reúne novos agentes, refletindo o interesse dos expositores em ampliar o relacionamento com profissionais inéditos.

Durante os quatro dias do evento — de 5 a 8 de maio, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo —, serão realizadas mais de 24 mil reuniões de negócios pré-agendadas, com possibilidade de crescimento até o início da feira.

Turismo de luxo segue aquecido no mundo

O crescimento expressivo da ILTM Latin America reflete o bom momento global do turismo de luxo. Segundo a Virtuoso, as vendas do setor aumentaram 25% em 2024, acumulando alta de 239% em relação ao período pré-pandemia. As viagens de alto valor (acima de US$ 50 mil) cresceram 57%, enquanto safáris e cruzeiros de luxo subiram 48% e 64%, respectivamente. A janela média de reservas avançou para 124 dias de antecedência, 6% a mais que em 2023.

De acordo com o Anuário de Viagens de Luxo ILTM & PANROTAS 2024/25, o viajante brasileiro de luxo tem entre 30 e 49 anos, reside majoritariamente no Sudeste (60%) e possui renda mensal entre R$ 30 mil e R$ 50 mil (64,5%). Esse público realiza de duas a cinco viagens nacionais e de uma a três internacionais por ano.

Cruzeiros de luxo chegam com tudo à ILTM Latin America

Os cruzeiros de luxo combinam exclusividade, itinerários imersivos e serviços sob medida para vários perfis de viajantes. Não coincidentemente, grifes consagradas no mundo da hotelaria de luxo, como Ritz-Carlton, Belmond, Four Seasons e Orient Express (Accor) estão adaptando seus produtos para os oceanos, isso sem contar as empresas de cruzeiros de luxo já tradicionais que sempre estão com novos atrativos e novos produtos.

Grandes operadoras brasileiras como Teresa Perez Tours e TTW Group criaram departamentos e eventos e focados no segmento, pois com a demanda por viagens mais personalizadas e destinos remotos em alta, os cruzeiros de luxo se tornaram uma escolha assertiva para quem deseja explorar o mundo com conforto e estilo.

Segundo Simon Mayle, “a edição de 2025 ILTM Latin America bate o recorde de marcas de cruzeiros de luxo no mundo, entre consagradas e novas, tais como Farah Nile Cruise, Riverside Luxury Cruises, Adnile Cruises, Silversea, Regent Seven Seas, Oceania & Norwegian, Discover Cruises, Crystal Cruises, The Ritz Carlton Yacht Collection, Explora Journeys, Pier 1 Cruise Experts e Scenic.”

A importância dos afluentes

A tendência de cruzeiros fez o diretor da ILTM Latin America se lembrar de algo muito importante que pouca gente sabe sobre o mercado de viagens de luxo. Segundo ele, os cruzeiros estão atraindo gastos de um novo público, composto por jovens afluentes, o que muitos podem chamar no Brasil de “novo rico” ou apenas “bem de vida”, mas não milionários “Cerca de 30% do consumo global de luxo tem esse perfil de pessoas que não são milionárias, mas estão dispostas a gastar um valor importante com experiências de luxo, principalmente viagens. É importante que os consultores saibam ter essa abordagem com determinados tipos de clientes que pensam que viagens de luxo não são para elas”, afirma Mayle.

Handmade in Latin America: o luxo feito por pessoas, para pessoas

Com o tema “Handmade in Latin America — por pessoas, para pessoas”, a ILTM Latin America 2025 destaca o valor das experiências únicas e dos serviços artesanais no turismo de luxo. “Nesse contexto, o luxo vai além do conceito de ‘feito à mão’ e coloca os agentes de viagem no centro, como verdadeiros artesãos da experiência, construindo roteiros personalizados com a mesma dedicação de quem tece uma renda”, reforça Simon Mayle, Diretor da ILTM Latin America.

Com crescimento consecutivo nos últimos quatro anos, a ILTM Latin America se consolida como o principal evento para negócios e tendências do turismo de luxo na região, reunindo os nomes mais influentes e as experiências mais desejadas do setor.

ILTM Latin America 2025 - Dados Principais

Informações Gerais

  • Evento: ILTM Latin America 2025
  • Período: 5 a 8 de maio
  • Local: Pavilhão da Bienal, São Paulo
  • Tema: “Handmade in Latin America — por pessoas, para pessoas”
  • Maior edição da história da feira

Expositores

  • 470 marcas expositoras
  • 56 países representados
  • 27% das marcas participando pela primeira vez
  • Destaques: Marriott’s Luxury Group, Accor, Leading Hotels of the World, ENIT (Itália), Espanha
  • Novos negócios: Air France, Costa Rica, Egito

Compradores (buyers)

  • 470 agentes convidados
  • 64 cidades de 13 países
  • 22% participando pela primeira vez
  • 26% fazem parte da rede Virtuoso
  • 9% da Traveller Made/Serandipians
  • Top 20 de buyers com novos agentes
  • Mais de 24 mil reuniões de negócios pré-agendadas

Mercado de Turismo de Luxo (dados Virtuoso)

  • Vendas aumentaram 25% em 2024
  • 239% de crescimento em relação ao período pré-pandemia
  • Viagens acima de US$ 50 mil cresceram 57%
  • Safáris cresceram 48%
  • Cruzeiros de luxo cresceram 64%
  • Janela média de reservas: 124 dias de antecedência (6% a mais que em 2023)

Perfil do Viajante de Luxo Brasileiro (Anuário ILTM & PANROTAS 2024/25)

  • Idade predominante: entre 30 e 49 anos
  • Residência: 60% no Sudeste
  • Renda mensal: entre R$ 30 mil e R$ 50 mil (64,5%)
  • Frequência de viagens: 2 a 5 nacionais e 1 a 3 internacionais por ano

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados