Nova gerente-geral da Virtuoso para América Latina detalha planos da marca para o Brasil
Angeles Yugdar assumiu o cargo em agosto e conversou com o Portal PANROTAS no Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO - A rede de viagens de luxo Virtuoso tem uma nova gerente-geral para América Latina e Caribe, Angeles Yugdar, e uma nova gerente de Contas no Brasil, Lígia Mass. Ambas assumiram os cargos em agosto de 2025.
Durante o Virtuoso On Tour, que reuniu esta semana no Fairmont Rio de Janeiro Copacabana cerca de 130 profissionais especializados, o Portal PANROTAS conversou com Angeles sobre o futuro da Virtuoso no Brasil.
PORTAL PANROTAS - Como será o trabalho no Brasil da nova estrutura Virtuoso?
ANGELES YUGDAR - Nosso primeiro passo é conversar com todas as agências. Queremos fortalecer a Virtuoso como uma marca de luxo e lifestyle, e não apenas como um selo de viagens de alto padrão, criando valor para nossos clientes. Em parceria com a Lígia Mass (nova gerente de Contas no Brasil, ex-Copastur), formamos um grupo com os donos das agências para dar início às ações. Para isso, fizemos um orçamento para 2026 que já está aprovado. No On Tour, onde reunimos representantes de 34 agências, o foco foi inovação com humanidade para gerar conexões. Quando trabalhamos juntos, a energia criativa é muito forte.
PORTAL PANROTAS - Estão surgindo muitos selos boutiques de luxo e mesmo associações de agências de viagens de alto padrão, inclusive nacionais. O que a Virtuoso oferece de diferente?
ANGELES YUGDAR - Ter concorrência no mercado é bom. Nosso grande diferencial é o serviço Virtuoso. A cama do hotel de luxo pode ser a mesma, mas o serviço é outro porque o consultor de viagens Virtuoso agrega valor para o cliente. Por isso, estamos trabalhando muito para criar cada vez mais experiências Virtuoso para nossos clientes.
PORTAL PANROTAS - O Brasil tem uma nova hotelaria de luxo. Como avalia esse cenário? Há possibilidade de mais hotéis brasileiros Virtuoso? Quais os critérios para seleção?
ANGELES YUGDAR - Movimento no mercado é sempre bom. Problema é quando está tudo parado. Mas nem todas as propriedades de alto padrão têm a possibilidade de ser Virtuoso. Não basta seguir os padrões da hotelaria de luxo. Tem que oferecer experiências, isso é essencial. Fazemos uma curadoria cuidadosa dos produtos Virtuoso, e todo o processo de incorporação tem que passar por um comitê. Todo ano, muitos entram e muitos saem. As próprias agências fazem recomendações de quem deve entrar ou sair da rede. Esse ponto é importante porque são as agências que recebem o feedback dos clientes”.
PORTAL PANROTAS - Os números do mercado de alto padrão brasileiro são pequenos se comparados aos do México, por exemplo, para citar um exemplo latino-americano. Como a Virtuoso vê o nosso mercado? Está buscando novas agências?
ANGELES YUGDAR - De fato o mercado brasileiro é menor que o do México. Mas tem muito potencial. O setor de luxo no Brasil continua crescendo exponencialmente. A ideia da Virtuoso é acompanhar esse crescimento com qualidade. Porém, não vamos trazer qualquer agência especializada. Não basta ter uma boa produção. Ser Virtuoso não é somente vender viagens de alto padrão. Tem que se identificar com nossos valores.
PORTAL PANROTAS - Qual a mensagem da Virtuoso para os agentes de viagens de luxo do Brasil?
ANGELES YUGDAR - Queremos trabalhar muito com contato humano. Sabemos que o mundo hoje é global, tecnológico e virtual. Mas à medida que incorporamos cada vez mais ferramentas tecnológicas em nosso dia a dia, temos uma maior necessidade de personalização. Uma tendência global do viajante Virtuoso é se conectar com o que é humano”.
Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS