HX Expedition, parte 5: a primeira pisada em solo antártico com a Discover; veja fotos
Parada em estação científica argentina permitiu o primeiro encontro com uma colônia de pinguins
MS ROALD AMUNDSEN – Após um dia que teve a primeira descida do navio para explorar as águas geladas da região, ainda a bordo de botes (além de uma aventura de caiaque), chegou a hora de pisar em terra firme. Ou melhor, em neve, fofa. Junto à Discover Cruises, oficialmente estamos na Antártica!
Durante a HX Expedition, o itinerário da viagem depende de uma série de fatores, principalmente os meteorológicos, e nossa primeira parada foi em Paradise Bay. Por ali está instalada a Estação Científica Almirante Brown, que pertence à Argentina e costuma receber pesquisadores durante os verões. Desta vez, os únicos moradores encontrados na base foram os pinguins.

Dezenas, ou centenas deles se aproveitaram das instalações sem a presença humana para estabelecer uma colônia na área. A primeira que encontramos durante a jornada. Neste caso, os pinguins eram da espécie conhecida como “gentoo”, que pode chegar a até 90 centímetros de altura, sendo a terceira maior que habita o continente.
Inclusive, quem quiser pode virar praticamente um especialista em pinguins, baleias, pássaros e outros animais que vivem na Antártica. Ao longo da viagem, várias aulas são realizadas pela equipe da HX, detalhando cada espécie que pode ser avistada e como identificá-las. Toda a programação pode ser facilmente encontrada no aplicativo que deve ser baixado no início da viagem.

Durante a descida na Estação Brown logo percebi que, apesar do frio, é possível ficar com calor na Antártica. Caminhar na neve exige um certo esforço físico que rapidamente faz o corpo esquentar. E ainda mais com o Sol batendo, vi que tinha exagerado no número de camadas de roupas que estava usando. Saí suado, mas nas próximas eu acerto.
Baleias e icebergs
Na segunda parte do dia, tivemos nossa segunda saída com os botes do tipo Zodiac para o que é chamado de “cruising” durante a expedição. É quando exploramos as águas da região e temos mais chances de encontros com animais marítimos. E assim como da primeira vez, mais baleias cruzaram o nosso caminho, sempre majestosas e poderosas.

Este tipo de navegação também possibilita uma aproximação maior aos icebergs, permitindo ver em detalhes como cada um é naturalmente esculpido. Sempre com um guia no comando, o passeio conta com informações e curiosidades que vão desde a fauna local até os diferentes tipos de gelos que são formados.
Pois é, gelo não é tudo igual, variando em cores, pesos, densidades e rigidez, a depender de sua composição. Na Antártica vemos todos eles, e a cada dia temos a chance de admirar um mais maravilhoso que o outro.
Veja as fotos do dia na HX Expedition Highlights of Antarctica:
A PANROTAS viaja a convite da Discover Cruises com proteção GTA.