Especial para o Portal PANROTAS Marcel Buono   |   07/12/2025 13:10

HX Expedition, parte 5: a primeira pisada em solo antártico com a Discover; veja fotos

Parada em estação científica argentina permitiu o primeiro encontro com uma colônia de pinguins

MS ROALD AMUNDSEN – Após um dia que teve a primeira descida do navio para explorar as águas geladas da região, ainda a bordo de botes (além de uma aventura de caiaque), chegou a hora de pisar em terra firme. Ou melhor, em neve, fofa. Junto à Discover Cruises, oficialmente estamos na Antártica!

Durante a HX Expedition, o itinerário da viagem depende de uma série de fatores, principalmente os meteorológicos, e nossa primeira parada foi em Paradise Bay. Por ali está instalada a Estação Científica Almirante Brown, que pertence à Argentina e costuma receber pesquisadores durante os verões. Desta vez, os únicos moradores encontrados na base foram os pinguins.

Marcel Buono
Pinguins vivem na área da estação científica argentina desocupada
Pinguins vivem na área da estação científica argentina desocupada

Dezenas, ou centenas deles se aproveitaram das instalações sem a presença humana para estabelecer uma colônia na área. A primeira que encontramos durante a jornada. Neste caso, os pinguins eram da espécie conhecida como “gentoo”, que pode chegar a até 90 centímetros de altura, sendo a terceira maior que habita o continente.

Inclusive, quem quiser pode virar praticamente um especialista em pinguins, baleias, pássaros e outros animais que vivem na Antártica. Ao longo da viagem, várias aulas são realizadas pela equipe da HX, detalhando cada espécie que pode ser avistada e como identificá-las. Toda a programação pode ser facilmente encontrada no aplicativo que deve ser baixado no início da viagem.

Marcel Buono
Icebergs impressionam pelos formatos, tamanhos e cores
Icebergs impressionam pelos formatos, tamanhos e cores

Durante a descida na Estação Brown logo percebi que, apesar do frio, é possível ficar com calor na Antártica. Caminhar na neve exige um certo esforço físico que rapidamente faz o corpo esquentar. E ainda mais com o Sol batendo, vi que tinha exagerado no número de camadas de roupas que estava usando. Saí suado, mas nas próximas eu acerto.

Baleias e icebergs

Na segunda parte do dia, tivemos nossa segunda saída com os botes do tipo Zodiac para o que é chamado de “cruising” durante a expedição. É quando exploramos as águas da região e temos mais chances de encontros com animais marítimos. E assim como da primeira vez, mais baleias cruzaram o nosso caminho, sempre majestosas e poderosas.

Marcel Buono
Baleia avistada durante passeio de bote por Paradise Bay
Baleia avistada durante passeio de bote por Paradise Bay

Este tipo de navegação também possibilita uma aproximação maior aos icebergs, permitindo ver em detalhes como cada um é naturalmente esculpido. Sempre com um guia no comando, o passeio conta com informações e curiosidades que vão desde a fauna local até os diferentes tipos de gelos que são formados.

Pois é, gelo não é tudo igual, variando em cores, pesos, densidades e rigidez, a depender de sua composição. Na Antártica vemos todos eles, e a cada dia temos a chance de admirar um mais maravilhoso que o outro.

Veja as fotos do dia na HX Expedition Highlights of Antarctica:


A PANROTAS viaja a convite da Discover Cruises com proteção GTA.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcel Buono

Marcel Buono tem 1672 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS