BLTA reúne associados em Paraty (RJ) para 3º Encontro de ESG; fotos
Cerca de 40 hoteleiros vão discutir como como tornar viagens e alto padrão cada vez mais regenerativas

PARATY (RJ) - A Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) deu início, nessa segunda-feira (26), à terceira edição do Encontro de ESG (sigla em inglês para Environmental, Social, Governance).
Depois de 2023 no Ibiti Projeto, em Lima Duarte (MG), e de 2024 no Barracuda, em Itacaré (BA), é a vez da Pousada Literária, no Centro Histórico de Paraty (RJ), receber cerca de 40 associados da BLTA para o evento anual de governança ambiental, social e empresarial que, em 2025, propõe quatro dias de imersão no tema.
Camilla Barretto, que fez parte da diretoria do Barracuda e assumiu como CEO da BLTA em outubro do ano passado, abriu o encontro no amplo Espaço de Leitura da pousada:
“É muito emocionante ver esta sala repleta de gente que sabe falar de ESG com propriedade. A BLTA quer fazer história, ser um farol, e já temos trabalhos muito consistentes. A associação é formada por propriedades diversas em termos de tamanho e localização, mas temos valores comuns que nos guiam. A riqueza deste grupo é reunir gente que vai ensinar e gente que vai aprender. É um processo desafiador e enriquecedor. Temos potencial e não há dúvida alguma que vamos alcançar nosso objetivo e chegar ao final da semana muito satisfeitos com o resultado. Vamos embora com uma missão clara e desenhada”
Camilla Barretto, CEO da BLTA
Na sequência, Pedro Treacher, diretor do grupo OCanto, do qual a Pousada Literária faz parte, e vice-presidente de Sustentabilidade da BLTA, detalhou os objetivos deste ano:
“Turismo de luxo se tornou indissociável da sustentabilidade. Essa foi uma grande transformação do mercado. Nossa meta na BLTA é que, até 2029, todos os associados sejam sustentáveis. Queremos levar para o mundo a mensagem de que turismo de luxo no Brasil é sustentável. É um trabalho que preserva os biomas e a cultura brasileiras, e gera qualidade de vida. Ao longo destes dias, teremos uma consultoria para conduzir discussões e avaliar selos que possam abarcar todas as nuances de cada associado e, ao mesmo tempo, sejam fortes o suficiente para sermos reconhecidos. O objetivo é chegarmos ao final com ao menos uma lista com alguns possíveis selos, como material para continuarmos o trabalho”.
Para discutir qual certificação de qualidade os quase 70 associados devem ter, ou mesmo quais, a BLTA conta com uma consultoria especializada em hospitalidade de luxo e excelência de serviço, a Mandarina. As facilitadoras Bianca Schwartz Calheiros, Veridiana Pacheco e Chaves e Susan Hainz participam do encontro conduzindo trocas de experiências e conversas, tendo como ponto de partida um relatório com dados de uma pesquisa com os associados e um estudo sobre selos, empresas certificadoras e processos de certificação em ESG.
O primeiro dia de programação
O primeiro dia do 3º Encontro de ESG da BLTA terminou com jantar de networking no Quintal das Letras, o restaurante da Pousada Literária. Antes disso, os associados da BLTA, que vieram de diversos lugares do Brasil para discutir turismo regenerativo e socialmente responsável na cidade histórica no litoral sul do Estado do Rio, foram divididos em dois grupos para um tour noturno pelo Centro conduzido por jovens monitores da Casa da Cultura.
Paraty está com roupa de festa e a decoração para celebrar o Divino encantou os participantes do evento. Este ano, o Divino Espírito Santo é celebrado em 8 de junho, e, a partir do último fim de semana de maio, a cidade recebe uma série de manifestações populares. O Centro Histórico está vestido de branco e vermelho, as principais cores do Divino, com bandeiras estampadas com uma pomba branca penduradas por toda a parte.
Cristina Maseda, diretora da Casa de Cultura, destacou a importância da celebração. “O Divino Espírito Santo é a festa religiosa mais importante da cidade, e é considerada desde 2013 Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Iphan. É uma festa dos paratienses e fundamental para a preservação da cultura e da história local”, disse.
Por Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA).