Da Redação   |   07/05/2025 18:45
Atualizada em 07/05/2025 18:46

Marcas e destinos apontam novidades do luxo na ILTM Latin America 2025

São 470 marcas expositoras, que podem se conectar com 470 buyers criteriosamente selecionados

Por Filip Calixto e Laura Enchioglo.

PANROTAS / Filip Calixto
Marcas participaram de roundtables com a imprensa
Marcas participaram de roundtables com a imprensa

A ILTM Latin America está reunindo o melhor do Turismo de luxo em três dias de feira de negócios na Bienal de São Paulo. São 470 marcas expositoras, que podem se conectar com 470 buyers criteriosamente selecionados pela organização do evento.

Veja o que algumas marcas destacam abaixo:

Barracuda - Refúgio de luxo sustentável em Itacaré

PANROTAS / Filip Calixto
Juliana Ghiotto, do Barracuda
Juliana Ghiotto, do Barracuda

O que começou há 20 anos como um projeto de casas de férias para viajantes suecos acabou se transformando em um dos empreendimentos hoteleiros mais sofisticados e integrados à natureza no litoral da Bahia. O Barracuda Hotel & Villas, localizado em Itacaré, nasceu da ideia de oferecer um refúgio para famílias, com moradias que, na ausência dos proprietários, fossem disponibilizadas para locação.

À frente do projeto está a paulistana Juliana Ghiotto, que conheceu Itacaré em uma viagem de uma semana. Nessa oportunidade encontrou não só o marido como também os sócios que tornariam possível a concretização do sonho. Segundo Juliana, o luxo verdadeiro está na autenticidade — filosofia que guia toda a experiência oferecida pelo Barracuda.

A proposta evoluiu para um conceito de hospitalidade que alia conforto, sustentabilidade e valorização da cultura local. Hoje, o complexo conta com dois hotéis — sendo o primeiro, o Barracuda Boutique, inaugurado em 2013, e o segundo, o Barracuda Hotel, aberto em 2020 — além de oito villas exclusivas distribuídas em uma área de 26 hectares de Mata Atlântica preservada.

Casana Hotel - O verdadeiro luxo está no serviço

PANROTAS / Filip Calixto
Gustavo Camargo, do Casana Hotel
Gustavo Camargo, do Casana Hotel

Gustavo Camargo apresentou o conceito exclusivo do Casana Hotel, um refúgio de luxo localizado na Praia do Preá, a apenas 15 quilômetros de Jericoacoara, no Ceará. Com apenas sete bangalôs e capacidade máxima para 14 hóspedes, o hotel oferece uma experiência ultra personalizada, garantida por uma equipe de 88 colaboradores. Instalado em um cenário privilegiado, à beira-mar, o Casana é um destino ideal para os apaixonados por kitesurf e busca unir esportes aquáticos, bem-estar e alta gastronomia em um só lugar.

Inspirado na ideia de uma "grande casa", o hotel aposta em um atendimento sob medida, onde não há cardápio fixo e todas as refeições são preparadas com ingredientes 100% frescos, de acordo com os desejos do hóspede. A estrutura inclui spa e três tipos de sauna (seca, úmida e infravermelho), reforçando o compromisso com o bem-estar.

Frequentado principalmente por visitantes de São Paulo, Rio de Janeiro, França e Bélgica, o Casana exige reserva com pelo menos 30 dias de antecedência. "Nosso produto é o serviço", resume Camargo, reforçando que o verdadeiro luxo está em superar expectativas.

Coreia do Sul - Hospitalidade e cultura são luxo

PANROTAS / Emerson Souza
Lawrence Reinisch, que representa o Turismo da Coreia do Sul no Brasil
Lawrence Reinisch, que representa o Turismo da Coreia do Sul no Brasil

A representação do Turismo da Coreia do Sul apresentou os diferenciais do destino no luxo, com sua hospitalidade e cultura. Por não haver voo direto entre o Brasil e a Coreia, é necessário fazer uma parada em alguma cidade da Europa, Oriente Médio e até América do Norte, mas o ideal, segundo Lawrence Reinisch, que representa o Turismo da Coreia do Sul no Brasil, é usufruir de programas de stopover e aproveitar duas viagens em uma.

Além disso, Lawrence destacou a alta de brasileiros no destino, com um aumento de 35% em 2024 - na comparação com o ano anterior. Foram 30 mil brasileiros visitando o país asiático, que espera manter o nível de crescimento para este e os próximos anos.

Fasano - Uma aposta na ‘Brazilian Storm’

PANROTAS / Emerson Souza
Ricardo Gilber e Cibeli Marques, do Fasano Hotéis
Ricardo Gilber e Cibeli Marques, do Fasano Hotéis

A Fasano Hotéis destacou suas novas inaugurações, sendo uma delas no Brasil, o Boa Vista Surf Lodge, com a primeira piscina de ondas para surfistas da América Latina - inclusive para surfistas profissionais. A propriedade será aberta em fases, e a ideia é que até 2030 o complexo funcione como uma pequena cidade.

Além disso, a Fasano está expandindo sua atuação em outros destinos, principalmente na Europa, com a abertura de hotéis em Londres e Cascais, em Portugal. Ainda, outra nova propriedade da marca abrirá as portas em Miami.

Ibiti Projeto - Sustentabilidade e luxo no coração de Minas Gerais

PANROTAS / Filip Calixto
Lia Delmonte e Raquel Pazos, do Ibiti Projeto
Lia Delmonte e Raquel Pazos, do Ibiti Projeto

Localizado no Parque Estadual do Ibitipoca, o Ibiti Projeto é uma iniciativa que alia Turismo de alto padrão à regeneração ambiental e social em um território de 6 mil hectares. O projeto é uma tentativa de organização social em meio à mata local com estrutura de ensino própria, vilarejos, comércio e até meios de hospedagem.

Um deles, o Engenho Lodge é, inclusive, integrante da BLTA (Brazilian Luxury Travel Association). Ele conta com oito suítes cuidadosamente decoradas e experiências gastronômicas que valorizam ingredientes e produtores locais.

O Engenho é apenas uma das frentes do ambicioso Ibiti Projeto, que abriga ainda outros dois hotéis voltados à hospitalidade de luxo, além de iniciativas como a reintrodução de fauna silvestre, projetos sociais voltados à comunidade local e uma "universidade de produção de alimentos". A proposta é transformar o Turismo em motor de desenvolvimento sustentável, unindo visitantes e moradores em torno de valores comuns.

Il Borro Toscana - Uma vivência autêntica no interior da Itália

PANROTAS / Filip Calixto
Federico Caligaris Papa, do Il Borro Toscana
Federico Caligaris Papa, do Il Borro Toscana

Vinícolas, gastronomia italiana, e o charme do interior marcam esta propriedade na Toscana, que vem à ILTM apresentar seus diferenciais para um dos seus mercados mais estratégicos: o brasileiro.

Federico Caligaris Papa, gerente de Vendas do Il Borro Toscana, vem trabalhando o mercado brasileiro, mas destaca outros destaques entre turistas internacionais: Estados Unidos, Itália e Índia, que vem crescendo sua procura por regiões não-óbvias na Itália nos últimos anos.

O executivo apresentou as características únicas da propriedade, que não trabalha apenas a hospitalidade mas também a gastronomia: 50% da comida servida no hotel é feita no próprio estabelecimento, desde o queijo Pecorino ao vinho servido nas refeições. Além disso, um diferencial são as vivências interioranas que o Il Borro Toscana possibilita, como as aulas de hipismo.

Kangaroo Tours - A influência da televisão no luxo

PANROTAS / Filip Calixto
Custodio Junior, da Kangaroo Tours
Custodio Junior, da Kangaroo Tours

A agência Kangaroo Tours destacou os destinos que estão bombando entre seus clientes. o Top 1 é Japão, que teve seu boom pós-pandemia. Em segundo lugar vem a Tailândia, influenciada pela série The White Lotus. Depois, vem a África do Sul, impulsionada pela retomada dos voos da Latam e South African Airways.

The Ritz London - Reforma de um ícone de Londres

PANROTAS / Filip Calixto
Umberto Schioppa, do The Ritz London
Umberto Schioppa, do The Ritz London

O The Ritz London está passando por uma grande reforma e expansão do prédio. A modernização, que não teve valores divulgados, passará por todas as comodidades do hotel, desde áreas comuns aos quartos. Ainda assim, o empreendimento não ficará fechado nesse período de dois anos de obra.

Um espaço anexo também será construído, fazendo com que a fachada do The Ritz London seja completamente igual em todo seu entorno. Com as reformas, o hotel também ganhará novos quartos, passando de 136 para 150 quartos/suítes.

Umberto Schioppa, diretor de Vendas e Marketing do The Ritz London, reforçou que a renovação levará em conta toda a história clássica de um empreendimento construído em 1906.

Waldorf Astoria New York - O retorno do primeiro hotel de luxo dos Estados Unidos

PANROTAS / Filip Calixto
David Martins, do Waldorf Astoria New York
David Martins, do Waldorf Astoria New York

Um ícone da cidade de Nova York e dos Estados Unidos está mais perto do que nunca de abrir as portas novamente. O hotel, que já foi a casa de grandes celebridades como Marilyn Monroe, foi completamente renovado e será entregue nos próximos meses.

O Waldorf Astoria Nova York, que ficou oito anos fechado, deixou de ter 1,4 mil quartos para operar hoje pouco mais de 300, reforçando a exclusividade da propriedade, que foi a primeira de luxo na cidade nova iorquina e no país como um todo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados