Os não milionários: jovens afluentes impulsionam Turismo de luxo
Tendências são compartilhadas pelo diretor da ILTM Latin America, Simon Mayle. Confira na edição especial

O diretor da ILTM Latin America, Simon Mayle, destaca um elemento significativo, que talvez nem todos saibam, sobre o consumo no segmento de Turismo de Luxo. Segundo ele, há um crescimento notável de um novo público, formado por jovens afluentes — muitos deles enquadrados como "novos ricos" ou "bem de vida", mas não milionários.
Segundo Mayle, cerca de 30% do consumo global de luxo vem desse perfil, que, mesmo sem fortunas exorbitantes, prioriza experiências exclusivas, como viagens premium, hospedagens diferenciadas e cruzeiros de luxo. "Muitos ainda acreditam que o luxo é inacessível, mas há um mercado crescente de pessoas dispostas a investir em momentos memoráveis", afirma. O fenômeno reflete uma democratização do luxo, com marcas e consultores adaptando-se a um público que valoriza qualidade e status, ainda que em doses calculadas.
Essa e outras tendências foram compartilhadas pelo especialista em Turismo de Luxo à Revista PANROTAS 1.578 - Edição Especial ILTM Latin America 2025 (leia a edição na íntegra ao fim da notícia). Confira mais insights exclusivos dados pelo britânico:
O luxo devagar, saboroso e ao seu lado
Muito mais do que os 1,3 mil profissionais qualificados do Brasil e do mundo, as 24 mil reuniões individuais, os momentos dedicados ao networking, as festas e os negócios, a ILTM Latin America transforma a Bienal em todo um universo de tendências de Turismo de luxo.
O diretor do evento, Simon Mayle, compartilhou com a Revista PANROTAS alguns dos caminhos para os quais os consultores e fornecedores do segmento de viagens de alto padrão devem olhar para explorar os melhores negócios e oferecer as melhores vivências aos clientes.
Se você está lendo esta reportagem na ILTM Latin America, olhe para todo o ambiente, saiba capturar tendências do Turismo que te cercam e, caso não esteja no evento, leia com atenção e aproveite mesmo assim algumas das movimentações da indústria.

Consultores independentes
No Brasil e no Exterior, é crescente o número de pessoas bem relacionadas, sobretudo mulheres com bom networking, que de viajantes passaram a ser ICs. São pessoas que apreciam não ter horário fixo e rotina e vivem viajando, aproveitando para divulgar suas experiências.
"Esse é o conceito de IC. Esse modelo é hoje o principal responsável por amplificar a base de consultores de viagens de luxo no Brasil. São embaixadores, são pessoas bem viajadas. Quem pode conhecer melhor do que elas?", questiona Simon Mayle.

Depois da pandemia, subiu também o volume de especialistas que deixaram grandes agências de viagens para se tornarem independentes.
E não por acaso as host agencies ganharam tanta força no Brasil. Trata-se de uma estrutura para ajudar ICs, o que é importante no mercado brasileiro que é mais exigente em termos de serviços.
A ILTM Latin America dá espaço a muitos agentes de viagens independentes. Um dos principais diferenciais da feira é justamente a capacidade de fazer a combinação certa entre buyers e suppliers, a fim de otimizar o tempo e o negócio de todos.
Slow Travel
Calma, devagar, respire. O slow travel emerge como uma das principais tendências do Turismo de luxo. Trata-se de uma prática em que os consumidores priorizam conexão profunda com a natureza e imersão cultural.
Como na terceira temporada de White Lotus, há resorts e hotéis sugerindo (ou até colocando como cláusula) que os hóspedes deixem os dispositivos móveis de lado.
Mais do que simplesmente deixar o Instagram e o WhatsApp de lado por um tempo, a ideia aqui é se aprofundar no destino, valorizar a desaceleração, o bem-estar e a sustentabilidade.
"A questão de conexão com natureza, bem-estar e slow travel é muito importante e está bem representada pelo próprio Brasil no evento. O País tem potencial de ser referência global em viagens focadas no relaxamento. Há vários expositores estreantes na ILTM Latin America com esse propósito, como o Barracuda (Itacaré-BA), o Casana Hotel (Preá-CE), o barco Kaiara, que circula na região amazônica. Isso mostra um pouco da diversidade do Brasil.”
Entre os europeus que vêm à ILTM Latin America 2025 com propósito de slow travel estão Forestis Dolomites, Puglia e Toscana, na Itália, focados na arte da simplicidade como novo luxo, além do Les Sources de Caudalie, em Bordeaux, na França.
"Destaco também a Costa Rica, um dos maiores destinos novos na ILTM Latin America — também encontra tudo isso. Arakur, na Argentina, também se encaixa nesse perfil."
Gastronomia não é tendência...
...e sim um pilar essencial das viagens de luxo. É um elemento intemporal que jamais pode sair do radar dos viajantes. Para consultores de luxo, estar atento aos melhores restaurantes, guias de referência como Michelin e Relais & Châteaux, e às indicações de parceiros locais é fundamental

Uma experiência culinária excepcional pode definir a jornada de um viajante, transformando uma simples estada em uma memória inesquecível. Em um mercado onde a autenticidade e a exclusividade são valorizadas, a curadoria gastronômica não é apenas um diferencial, mas uma obrigação.
"A gastronomia está obviamente muito presente na ILTM Latin America 2025, literalmente, pois focamos em um dos melhores caterings de eventos do País para entregar comida brasileira autêntica aos participantes. Temos também chocolate dengo de cortesia aos inscritos no evento.” “Mas o que importa mesmo são as opções gastronômicas que os nossos fornecedores levam ao evento. De Mendoza à França, do Japão à Itália, temos destinos que despertam grande emoção nas pessoas quando o assunto é bebida e comida. Puglia, de novo, é um clássico nesse cenário, e a Espanha também cresceu muito na ILTM Latin America e se consolidou como um dos principais destinos gastronômicos."
A ascensão dos cruzeiros
Os cruzeiros de luxo combinam exclusividade, itinerários imersivos e serviços sob medida para vários perfis de viajantes. Não coincidentemente, grifes consagradas no mundo da hotelaria de luxo, como Ritz-Carlton, Belmond, Four Seasons e Orient Express (Accor), estão adaptando seus produtos para os oceanos, isso sem contar as empresas de cruzeiros de luxo já tradicionais que sempre estão com novos atrativos e novos produtos.
Grandes operadoras brasileiras como Teresa Perez Tours e TTW Group criaram departamentos e eventos focados no segmento, pois com a demanda por viagens mais personalizadas e destinos remotos em alta, os cruzeiros de luxo se tornaram uma escolha assertiva para quem deseja explorar o mundo com conforto e estilo.
Segundo Simon Mayle, “a edição de 2025 da ILTM Latin America bate o recorde de marcas de cruzeiros de luxo no mundo, entre consagradas e novas, tais como Farah Nile Cruise, Riverside Luxury Cruises, Adnile Cruises, Silversea, Regent Seven Seas, Oceania & Norwegian, Discover Cruises, Crystal Cruises, The Ritz Carlton Yacht Collection, Explora Journeys, Pier 1 Cruise Experts e Scenic.”
Os não milionários
A tendência de cruzeiros fez o diretor da ILTM Latin America se lembrar de algo muito importante que pouca gente sabe sobre o mercado de viagens de luxo. Segundo ele, os cruzeiros estão atraindo gastos de um novo público, composto por jovens afluentes, o que muitos podem chamar no Brasil de “novo rico” ou apenas “bem de vida”, mas não milionários.
“Cerca de 30% do consumo global de luxo tem esse perfil de pessoas que não são milionárias, mas estão dispostas a gastar um valor importante com experiências de luxo, principalmente viagens. É importante que os consultores saibam ter essa abordagem com determinados tipos de clientes que pensam que viagens de luxo não são para elas”, afirma Mayle.
Privacidade e discrição
De mãos dadas com o quiet luxury, a privacidade tem sido um fator fundamental aos fornecedores de luxo, como áreas reservadas nos hotéis e navios, passeios em horários alternativos em museus e parques e tours guiados a bastidores das operações.
Simon Mayle menciona, na ILTM Latin America, empresas aéreas como Air France e British Airways priorizam a privacidade da jornada dos clientes em seus produtos premium, que é justamente que o que vão expor na feira.
“Pela primeira vez teremos também o Terminal BTG Pactual, um sinônimo de privacidade e discrição no Aeroporto de Guarulhos”, afirma o diretor da feira.
Luxo na Revista PANROTAS
A matéria acima é parte integrante da Revista PANROTAS 1.598 - Edição Especial ILTM Latin America 2025. Leia na íntegra a seguir: