Especial para o Portal PANROTAS Carla Lencastre   |   10/10/2025 16:48

ILTM North America 2025 tem balanço positivo entre fornecedores brasileiros; confira

Empresas destacam qualidade dos encontros e potencial de negócios com o mercado norte-americano de luxo

Carla Lencastre
Lounge da ILTM North America no Baha Mar
Lounge da ILTM North America no Baha Mar

NASSAU (BAHAMAS) - Os expositores brasileiros que participam da 13ª edição da feira International Luxury Travel Market North American (ILTM North America) vieram em busca de ampliar e fortalecer negócios com o sempre tão importante mercado americano. Estão voltando animados com a curiosidade crescente desse público pelo Turismo de luxo no Brasil, satisfeitos com a parceria cada vez maior com os mexicanos, e surpreendidos e fascinados com o interesse dos consultores de viagens canadenses despertado por um novo voo direto.

A Air Canada estreia em 4 de dezembro a rota sazonal Toronto-Rio de Janeiro, que terá três frequências semanais até 27 março de 2026. Durante a ILTM North America, que terminou ontem (9), os fornecedores brasileiros constataram, na prática, que a novidade aérea tem tudo para causar impacto positivo nas vendas da alta temporada de verão.

“Sou quase uma embaixadora da ILTM North America", brincou Carolina Mogames, diretora de Vendas para as Américas da Belmond. “Sempre digo que nosso estande tem que ser lindo e forte como é a feira. A curadoria de Simon Mayle é imbatível. É um investimento que vale a pena. Quase 60% do mercado da Belmond é americano, por isso esse evento é tão importante. Este ano, a demanda pelo Brasil está incrível de um modo geral, temos que aproveitar e surfar essa onda. Os canadenses estão enlouquecidos com o novo voo, querem saber tudo sobre o Rio e o Copacabana Palace. E quando a gente apresenta também o Hotel das Cataratas, aí é até covardia. Está lindo, com uma taxa de ocupação altíssima, e repleto de novidades. Agora, por exemplo, estamos trazendo a cultura guarani para dentro do hotel, com jantares temáticos e espetáculos musicais. É uma celebração muito bonita”.

“O voo direto para o Rio a partir de Toronto está abrindo todo um novo mercado canadense”, apontou também Patricia Costa, diretora do cluster luxo da Accor no Rio de Janeiro. “A agenda de reuniões na feira está ótima, com tempo para apresentar os produtos, criar relacionamentos e fazer negócios. Do mercado americano, o maior e mais importante para o cluster Luxo da Accor, cerca de 80% dos agentes com quem me encontrei ainda não conhecem o Rio. É uma oportunidade gigante, temos natureza e somos sustentáveis. Percebi também que o interesse dos consultores de viagens do México pelo Brasil cresceu muito”.

Carla Lencastre
ILTM Americas: Simon Mayle, diretor, e Camila de Oliveira, executiva de Vendas
ILTM Americas: Simon Mayle, diretor, e Camila de Oliveira, executiva de Vendas

Acompanhada de Camila Safi, gerente de Vendas do cluster Luxo da Accor no Rio, Patricia promoveu três propriedades na feira em Bahamas: Fairmont Copacabana, Santa Teresa MGallery e o novo Sofitel Ipanema, com inauguração prevista para o final de 2026.

“Estamos muito satisfeitos com as três marcas de luxo que temos no Rio. O Santa Teresa está em uma excelente fase, com uma média de um buy out por mês por conta de casamentos. E mal podemos esperar pela data oficial de abertura do Sofitel”

Patricia Costa, diretora do cluster luxo da Accor no Rio de Janeiro
  • Mirian Barbosa, head de Vendas dos hotéis Emiliano no Rio e em São Paulo, em sua primeira ILTM North America, estava na mesma sala que outras propriedades com o selo Small Luxury Hotels:

“O Rio está voando, e as nossas perspectivas são as melhores possíveis. A feira está linda, bem-organizada, e o mercado americano, muito interessado. Somos um hotel boutique que vende experiências. O Emiliano Rio tem um projeto arquitetônico premiado, uma localização maravilhosa e um rooftop exclusivo para os hóspedes com vista para a Praia de Copacabana. Os americanos adoram tudo isso. Agora é só conferir que nosso serviço também é impecável”.

  • Gustavo Guimarães, gerente de Vendas da Very Latin, também avaliou a feira positivamente:

“Este ano foi muito legal, tivemos um engajamento incrível com os consultores. A maioria agenda uma reunião por causa da SkiUSA (operadora do TTW Group), mas aproveito para apresentar a DMC. Este ano a Very Latin se tornou Virtuoso, o que permite toda uma nova abordagem. E o mercado do México hoje é tão importante para nós quanto o dos Estados Unidos. É muito bom ver nossas marcas cada vez mais reconhecidas na ILTM NA”.

  • Carolina Hue Moraes, gerente Comercial da Blumar, era outra satisfeita com o resultado:

“Estou com excesso de trabalho, mas está tudo ótimo. O ano tem sido incrível. O Brasil está um sucesso no mercado da América do Norte. Temos que aproveitar essa onda”.

  • Mesma opinião de Anna Avanesova, diretora geral da Ada Tours:

“Encontrei muita gente realmente interessada no Brasil. Conquistei novos clientes e já recebi até pedidos antecipados para reuniões na ILTM Cannes”.

Confira fotos no álbum abaixo.


A PANROTAS é media partner da ILTM

Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da ILTM North America e do Ministério do Turismo das Bahamas com seguro GTA


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Carla Lencastre

Carla Lencastre tem 13 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS