EUA, França e Reino Unido são os que mais enviam turistas de luxo ao Brasil; veja dados
BLTA apresentou na ILTM Latin America dados preliminares de seu anuário em parceria com o Senac

A BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) divulga, durante esta ILTM Latin America 2025, dados preliminares de seu anuário em parceria com o Senac, com dados acerca dos associados e um overview do Turismo de luxo no Brasil.
Neste anuário, a BLTA informa que a principal origem da demanda internacional, em 2024, foi os Estados Unidos, país responsável pela grande maioria dos turistas de luxo no Brasil. França e Reino Unido completam o top 3. Já no nacional, a demanda vem de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Os destinos mais procurados, por sua vez, foram Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu (PR) e o Pantanal.
Origem da demanda dos hotéis BLTA
Nacional
- São Paulo (48 respondentes)
- Rio de Janeiro (27 respondentes)
- Belo Horizonte (14 respondentes)
Internacional
- Estados Unidos (47 respondentes)
- França (14 respondentes)
- Reino Unido (10 respondentes)
Para Camilla Barretto, CEO da BLTA, o trabalho da associação é realmente ampliar esse conhecimento internacional. "Os destinos mais procurados seguem sendo os mais óbvios. Nosso objetivo é ampliar esse conhecimento de Brasil para o mercado internacional. Temos o Pantanal, mas também temos a Amazônia e muitos outros destinos a serem explorados", apontou.
Hoje, a associação reúne 61 hotéis e oito DMCs, com presença em 37 destinos brasileiros. Destes, a grande maioria está localizado na costa brasileira, nas regiões Sudeste e Nordeste. "O Brasil é conhecido pela sua costa e os hotéis se instalaram lá, por isso a maioria dos nossos associados estão na região Sudeste e Nordeste. Mas acredito que o Turismo de luxo está crescendo no país e os empreendimentos estão indo para outras regiões", destacou.
Diária média cresce em ano positivo para o luxo no Brasil

Em 2024, a taxa de ocupação dos hotéis associados foi de 50% (ante 53% em 2023). A diária média anual foi de R$ 2.909, com um crescimento em relação ao ano anterior. Num geral, a percepção dos associados foi de um ano positivo para o luxo no Brasil.
Acerca de empregabilidade, os 52 hotéis respondentes do anuário possuem quase 8 mil funcionários, com uma média de 3,17 funcionários por unidade habitacional. No entanto, Camilla apontou dificuldades de mão de obra, principalmente para o luxo.
"Turismo de luxo traz benefícios diversos para as comunidades em que estão inseridos, mas temos uma escassez de mão de obra especializada. Esse também é um trabalho da BLTA, capacitar o público"
Camilla Barretto, CEO da BLTA
Preocupação com ESG
68,5% dos hotéis da BLTA apoiam projetos ESG, sendo que 33% já possuem algum tipo de certificação e 13% iniciaram o processo para adquirir. Sobre operadoras, 66,7% apoiam projetos ESG, com 16,7% já possuindo algum tipo de certificação em sustentabilidade.
Cliente Oculto
A grande novidade do ano para a BLTA é a parceria com a OnYou Cliente Oculto, como parte de seu compromisso em melhorar continuamente os serviços oferecidos pelos hotéis e operadoras associadas. O projeto promete um checklist de avaliação exclusivo, desenvolvido em conjunto com a plataforma, para garantir que cada empreendimento seja analisado dentro de critérios adaptados ao DNA da associação.
A partir do segundo semestre de 2025, os avaliadores da OnYou Cliente Oculto estarão atuando. Para os atuais associados, a adesão será opcional neste primeiro ano, enquanto a partir de 2026 o modelo será obrigatório para todos. Os candidatos a novos membros deverão passar pela avaliação do Cliente Oculto antes da aprovação pela BLTA.