Especial para o Portal PANROTAS Carla Lencastre   |   28/10/2025 17:36
Atualizada em 28/10/2025 17:59

TFest 2025 destaca hotéis na Riviera Maya com foco em sustentabilidade

Hoteleiros esperam ver o público brasileiro na região voltar a crescer em 2026

Carla Lencastre
TFest 2025 é realizado, mais uma vez, no Fairmont Mayakoba
TFest 2025 é realizado, mais uma vez, no Fairmont Mayakoba

PLAYA DEL CARMEN – A Riviera Maya anda saudosa dos viajantes de luxo brasileiros que prestigiaram o México durante a pandemia. Durante o TFest 2025, o Portal PANROTAS conversou com Jacco van Teeffelen, gerente geral do Fairmont Mayakoba, sede da feira de Turismo de alto padrão, e com Pilar Rios, diretora Comercial do Palmaïa, The House of Aïa, a apenas 15 km de distância do evento, logo depois do Centro de Playa del Carmen

Durante uma década, o Fairmont foi a casa de outra feira de viagens de luxo, a ILTM North America, que, em 2023, se mudou para as Bahamas. Muita coisa mudou no hotel nesses últimos três anos. Há novos bares e restaurantes, por exemplo; enquanto outros mudaram de conceito e de nome. E os que não trocaram nem uma coisa ou outras, refrescaram a decoração, como La Laguna.

“Todos as 401 acomodações foram renovadas, assim como as áreas de alimentos e bebidas. Temos um novo restaurante de cozinha italiana, o Bassano, assim como o Fuego, especializado em carnes na brasa. Refizemos o spa, que agora está mais conectado com as tradições maias e oferece a cerimônia do temazcal. É muito importante respeitar as tradições ancestrais da comunidade onde estamos inseridos”

Jacco van Teeffelen, gerente geral do Fairmont Mayakoba

Entre as novas atividades oferecidas aos hóspedes, Van Teeffelen destacou a experiência de pintura com flores, como faziam os maias, o Día de los Muertos e o mercado de Natal.

Carla Lencastre
Jacco van Teeffelen, gerente geral do Fairmont Mayakoba
Jacco van Teeffelen, gerente geral do Fairmont Mayakoba

“Criamos uma oportunidade para a comunidade local oferecer seus produtos, como o mel produzido na Península de Yucatán e o artesanato. Para celebrar o Día de los Muertos, usamos os canais de Mayakoba. Nas margens, são montados diversos altares com lembranças para honrar a memória de pessoas queridas que se foram. Ao longo de três dias (31 de outubro, 1º e 2 de novembro) os hóspedes fazem passeios de barco para apreciar os altares”.

Além de atividades ligadas à cultura local, o Fairmont agora também tem um programa de verão (no meio do ano) para crianças, e um rooftop somente para adultos, o Cielo, no clube de praia Mayakana, de frente para as águas azul-turquesa do Mar do Caribe.

“Fizemos mudanças significativas no nosso produto e nas experiências oferecidas”, ressaltou o gerente geral. “Temos ainda muitas outras atividades como golfe, tênis e passeios de caiaque. Mas se o hóspede preferir passar o dia na praia, também pode, claro. O objetivo é promover desconexão com o mundo externo e reconexão consigo mesmo, com outras pessoas e, principalmente com a natureza exuberante de Mayakoba. Agora que os brasileiros já voltaram a viajar para a Europa e Ásia, está na hora de retornar ao México”, conta.

TFest e Riviera Maya têm muito em comum, destaca executivo de Vendas da PLE

Van Teeffelen destacou também a importância de sediar pela terceira vez consecutiva uma feira de viagens como o TFest.

“O evento une luxo e sustentabilidade, dois pontos importantes para o Fairmont Mayakoba. E permite conexão real com nossos clientes, porque não são somente reuniões pré-agendadas. Há uma série de experiências que colaboram para fortalecer parcerias comerciais”.

“Não poderíamos estar mais felizes por realizar o TFest aqui, Mayakoba, especificamente, e a Riviera Maya em geral tem tudo a ver com os princípios do nosso evento, que são luxo, sustentabilidade e bem-estar”, complementa o líder de Vendas da PLE, Alex Butterfield.

Pilar Rios, diretora comercial do Palmaïa, The House of Aïa, concordou e acrescentou:

“É uma feira de Turismo de alto padrão com foco em wellness. Este é o conceito do nosso hotel e o evento é uma grande oportunidade de comunicar isso ao mercado. Tanto que, como estamos perto de Mayakoba, compradores com quem tivemos reuniões já marcaram visita", revela.

A diretora contou que, atualmente, a maioria dos hóspedes vem dos Estados Unidos e fica, em média, três noites, porque é um destino relativamente perto para o público norte-americano. Mas garantiu que brasileiros não vão se arrepender de temporadas um pouco mais extensas:

“Palmaïa é um lugar mágico, como nunca se viu antes. Temos um senso de viver conscientemente, de se alimentar bem, de se movimentar e se reconectar consigo mesmo. São 234 suítes, todas com vista para o Mar do Caribe, algumas com acesso direto à piscina. Nossos hóspedes acordam rejuvenescidos. Queremos que os brasileiros experimentem isso”.

Carla Lencastre
Pilar Rios, do Palmaïa, The House of Aïa
Pilar Rios, do Palmaïa, The House of Aïa

A filosofia do hotel all-inclusive está baseada em quatro pilares: gastronomia, programas holísticos, sound healing e spa. Pilar Rios detalhou as experiências oferecidas:

“Tudo é desenhado para continuar inspirando o hóspede depois que ele vai embora. Trabalhamos apenas com ingredientes orgânicos e sazonais. Temos restaurantes de cozinha mexicana, asiática e mediterrânea, além de um food truck de tacos veganos, um bar de shots e serviço de quarto 24 horas. Nossos programas holísticos oferecem mais de 15 diferentes aulas por semana. Você pode simplesmente aprender a respirar, participar da cerimônia transformadora do cacau ou, se quiser ser mais ativo, fazer power yoga. Já nossas experiências de sound healing levam em conta que a música é usada universalmente para tratamento e cura. Transformamos som em conexão consigo mesmo e com outras pessoas. Temos inclusive DJ residente. E nosso spa é um santuário em meio a floresta da Península de Yucatán. É um lugar pensado para que cada um possa deixar partir o que não precisa mais”.

O spa do Palmaïa, The House of Aïa acaba de ser considerado o melhor do mundo pelos leitores da publicação especializada em viagens de luxo Condé Nast Traveler. O hotel também conquistou recentemente duas chaves Michelin pelo segundo ano consecutivo.

Na noite de segunda-feira (27), os participantes do TFest 2025 tiveram oportunidade de conhecer outras opções de hospedagem na Riviera Maya, fora de Mayakoba. Um grupo esteve em uma festa oferecida pelo Grand Velas. O outro foi ao St. Regis e ao Edition, ambos os resorts em Kanai, novo complexo hoteleiro dos arredores de Playa del Carmen.

Os dois eventos estavam previstos para acontecer ao ar livre, mas a chuva atrapalhou os planos. Em Kanai, a festa na praia foi transferida para um dos salões ao lado do lobby espetacular do St. Regis. Os restaurantes do complexo encantaram os participantes com diversos pratos preparados na hora.

Confira fotos no álbum a seguir.


A PANROTAS é media partner do TFest 2025 e viaja a convite da Private Luxury Events com seguro Intermac

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Carla Lencastre

Carla Lencastre tem 22 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS