Gramado (RS) terá 1º hotel W de montanha da América do Sul, previsto para 2028
Estimado em R$ 300 mi, empreendimento ocupará ponto mais alto da cidade, a poucos minutos da Rua Coberta

Gramado (RS) receberá o primeiro hotel da marca W (do portfólio Marriott) de montanha da América do Sul. O W Gramado – Hotel & Residences foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (6), em evento no Olivas de Gramado, em dia de abertura de Festuris 2025.
O projeto, estimado em R$ 300 milhões, é uma iniciativa da Kara José Incorporadora, liderada por Edison Kara, com operação hoteleira da Marriott International. Localizado no bairro Vila Suíça, o empreendimento ocupará o ponto mais alto da cidade, a poucos minutos da Rua Coberta, cercado por mata preservada.
Além do hotel e do residencial, o complexo inclui uma contrapartida ambiental: a criação do Parque das Orquídeas, com 45 hectares, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente de Gramado e o Instituto E, fundado por Oskar Metsavaht.
Com arquitetura de Gui Mattos e paisagismo de Ricardo Cardim, o W Gramado funcionará como um hub de entretenimento, sendo a primeira operação da cidade com bares e academia funcionando 24 horas por dia. O projeto contará com o Away Spa, piscinas com música subaquática, circuito termal, restaurante O Pinhão (assinado pelo chef Vini Costa) e um health and wellness club de 2 mil metros quadrados.
Segundo Edison Kara, o empreendimento será “tradicional por fora e sofisticado por dentro”, trazendo “o que há de mais moderno no Brasil”, com saunas, tratamentos de ponta e experiências sensoriais. “O W Gramado vai oferecer o melhor de dois mundos: perto do centro, mas imerso na natureza”, destacou o incorporador.

O W Residences Gramado terá quatro torres e 100 apartamentos com diferentes tipologias: 1 suíte (67 metros quadrados), 2 suítes (100 a 127 metros quadrados) e 3 suítes (155 a 178 metros quadrados).
As obras do hotel e do residencial devem começar no primeiro semestre de 2026, com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2028. Segundo Kara, o complexo vai marcar “um novo padrão de luxo na Serra Gaúcha”, trazendo para Gramado o estilo contemporâneo e vibrante da marca W, reconhecida pelos pilares de música, moda e lifestyle.