Rodrigo Vieira   |   04/05/2025 22:40
Atualizada em 04/05/2025 22:41

Consultores independentes ganham protagonismo no Brasil, diz executivo americano

ICs ou freelancers estão adotando postura mais proativa e especializada, diz Jack Ezon (Embark Beyond)


PANROTAS / Emerson Souza
Jack Ezon, fundador da Embark Beyond e parceiro do TP Group na Embark Beyond Brasil
Jack Ezon, fundador da Embark Beyond e parceiro do TP Group na Embark Beyond Brasil

Durante evento da Embark Beyond Brasil realizado na véspera da ILTM Latin America 2025, Jack Ezon, fundador da Embark Beyond, destacou as principais transformações que vem observando no mercado de consultores independentes (ICs ou freelancers) no Turismo de Luxo no Brasil e no mundo. Segundo o norte-americano, há uma evolução clara no papel desses profissionais, que estão mais preparados, proativos e conectados com seus clientes.

"Interessante que quando chegamos no mercado brasileiro há três anos, começamos com pouquíssimos consultores independentes afiliados, e foi preciso um certo processo de capacitação para entender como trabalhar com o que chamamos de host agencyque deve ser um sistema de suporte e uma ferramenta de crescimento, para que as pessoas possam trabalhar no seu negócio, e não dentro dele", afirmou Ezon. "No começo, as pessoas achavam que éramos apenas um canal de distribuição para comprar, e não um parceiro de negócios."

Entre as tendências apontadas, o executivo destacou três principais movimentos:

  1. A valorização da reserva direta com fornecedores para melhorar a negociação e a experiência do cliente;
  2. O aumento da qualificação dos consultores nas vendas de produtos como hotéis, restaurantes e beach clubs;
  3. A adoção de uma postura mais proativa na comunicação com os viajantes:

"Estamos vendo nossos consultores adotarem uma postura mais proativa para se conectar com seus clientes. Temos falado sobre um conceito do varejo de luxo chamado clienteling. Você vê isso em Hermés, Dior, Loewe, entre outras grifes. Isto é, todos estão muito focados em construir relacionamentos proativos com seus clientes. E estamos vendo uma grande mudança nesse sentido. Nossos consultores estão usando nossas ferramentas para se comunicar com os clientes mesmo sem ter algo para vender — apenas para manter o contato ou dizer: 'pensamos em você porque vimos este novo produto e achamos que você poderia se interessar'. Isso muda completamente a dinâmica da relação e a lealdade entre o consultor e o cliente"

Jack Ezon, fundador da Embark Beyond, uma das principais redes de agências de viagens independentes de luxo do mundo

Jack Ezon também reforçou o peso do Brasil no cenário global do Turismo de Luxo:

"O Brasil hoje tem um papel significativo na indústria de Turismo de luxo do mundo inteiro. As pessoas podem não perceber, mas em muitos destinos — na verdade os principais destinos — o Brasil já está entre os cinco maiores mercados. E cada vez mais gente está interessada em focar nesse mercado e atendê-lo, quando, talvez há cinco ou dez anos, ele era uma reflexão tardia. Acho muito importante que as pessoas andem por aí sem se desculpar por serem brasileiras — e, sim, com orgulho", afirma.

Em relação à Embark Beyond, um dado curioso apresentado por Jack Ezon é que os destinos brasileiros cresceram mais de 40% para os agentes de viagens estrangeiros afiliados à rede lá fora desde que a Embark Beyond Brasil foi fundada. "Criou-se uma conscientização das agências internacionais ao terem maior troca de conhecimento nas comunidades Embark Beyond com as agências brasileiras", aponta.

Por fim Jack Ezon diz que se sente privilegiado por "mudar a forma como os ICs fazem negócios no Brasil". "Construir relações mais fortes diretamente com os hotéis dá benefícios como por exemplo uma recepção direta pelo gerente geral, ou um belo upgrade. Mais próximos dos fornecedores, os ICs são capazes de conectar seus clientes de forma emocional com o lugar para onde vão. Assim, não chegam apenas como mais uma pessoa — chegam como um convidado especial", conclui o empresário, parceiro do TP Group no mercado brasileiro.

Clique aqui e veja os detalhes e as fotos do evento da Embark Beyond Brasil pré-ILTM.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados