Virtuoso lista tendências no Turismo de luxo para 2026; confira
Alberto Palma, gerente de Marketing para América Latina e Caribe, conversou com o Portal PANROTAS

RIO DE JANEIRO – Durante o Virtuoso On Tour 2025, Alberto Palma, gerente de Marketing da Virtuoso para América Latina e Caribe, conversou com o Portal PANROTAS sobre as tendências do mercado de viagens de alto padrão para 2026.
Confira os destaques abaixo:
Desconexão digital
“Viajantes de luxo estão buscando desconexão digital, viagens mais pausadas, maior conexão com o destino que visitam. Não vão deixar de ir a restaurantes com estrelas Michelin, mas querem saber também qual é o melhor food truck. É fundamental ter contato com o lugar, com a cultura local", explicou.
Viagens multigeracionais ou solo em cruzeiros
"Cruzeiros marítimos e fluviais continuam em alta, principalmente para viagens multigeracionais ou grupo de amigos. Ou o oposto. Estamos vendo crescer a demanda por viagens solo, pela possibilidade de escolher navegar sozinho"
Viagens na baixa temporada
“Está surgindo a tendência de viajar fora da alta temporada, do clima considerado ideal para aquele lugar. Temporadas eram muito bem definidas. Mas, atualmente, cada vez mais gente está disposta a viajar fora desses períodos. Só assim é possível contornar o overtourism”.
América Latina atenta na sustentabilidade
"No caso específico da América Latina, os viajantes de alto padrão estão mais preocupados com sustentabilidade do que a média global. Isso significa procurar produtos que atendam a critérios específicos. Cada vez mais os clientes estão perguntando sobre as boas práticas em relação ao meio ambiente, às comunidades e à governança. É um viajante que está disposto a pagar mais por isso”.