Pedro Menezes   |   10/12/2025 11:48
Atualizada em 10/12/2025 11:55

Simon Mayle destaca importância do Anuário de Luxo lançado por ILTM e PANROTAS

Viagens de nostalgia e grand tours em ritmo desacelerado são tendências no Turismo de luxo para 2026

Simon Mayle, da ILTM, entre Rodrigo Vieira e Artur Luiz Andrade, da PANROTAS, com o anuário de luxo distribuído na ILTM Cannes 2025
Simon Mayle, da ILTM, entre Rodrigo Vieira e Artur Luiz Andrade, da PANROTAS, com o anuário de luxo distribuído na ILTM Cannes 2025

PANROTAS e International Luxury Travel Market Latin America (ILTM Latin America) lançaram o Anuário de Tendências de Turismo de Luxo 2026, durante a ILTM Cannes, na França, na última semana. A publicação consolida dados de mercado, análises de comportamento e perspectivas para o segmento.

O estudo mostra ainda uma mudança no estilo de viagem deste público: rituais clássicos, arquitetura histórica e paisagens lendárias ganham vida com frescor contemporâneo, em experiências que unem herança e inovação, movimento que impulsiona a Nostalgia Travel e o retorno dos grand tours.

“O anuário está na quinta edição e já se transformou em uma ferramenta útil e significativa para os agentes de viagens. Nós conseguimos reunir em nossa curadoria dados importantes que direcionam o olhar dos agentes para o que realmente importa para o viajante de luxo. Em um mar de informações, a ILTM se consolida como um norteador para esses profissionais”

Simon Mayle, diretor da ILTM Latin America

O relatório revela ainda que, em cenário global de desaceleração econômica e transformações tecnológicas, o turismo de luxo segue em expansão, com destaque para a América Latina e, em especial, o Brasil. No País, o segmento gerou aproximadamente US$ 28,3 bilhões em 2024 e deve chegar a US$ 44,5 bilhões até 2030.

Já em termos de motivação, viagens são vistas como parte fundamental da saúde e do bem-estar, e não apenas como lazer eventual. Os viajantes priorizam autenticidade, experiências exclusivas e destinos sustentáveis, mostrando maior atenção a marcas responsáveis e práticas ESG. “Neste ano vamos trazer as práticas transformadoras de forma inédita para a Bienal, em maio", conta Mayle.

Entre os destinos internacionais mais desejados pelos brasileiros de alta renda, Japão ocupa o primeiro lugar, seguido de Itália e China. No Brasil, Fernando de Noronha permanece na liderança, com Manaus e Gramado ganhando espaço tanto entre próximos destinos reservados e sonhados.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4582 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.