Artur Luiz Andrade   |   03/12/2025 14:15
Atualizada em 03/12/2025 21:35

Leia agora o Anuário de Viagens de Luxo ILTM & PANROTAS 2026

Nova edição traz um panorama aprofundado do segmento, com análises econômicas, reportagens e muito mais

Está no ar a quinta edição do ILTM & PANROTAS Annual Luxury Travel Report – Brazil/Latin America 2026, a mais completa publicação sobre o mercado de viagens de luxo no Brasil e na América Latina.

Produzido pela PANROTAS em parceria com a ILTM Latin America, o anuário 2026 foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (3), em Cannes (França), durante a ILTM Cannes 2025, o maior evento global de Turismo de Luxo.

A nova edição do anuário, sempre bilíngue (português/inglês) reúne o já tradicional panorama aprofundado do segmento, com análises econômicas, reportagens especiais, tendências globais e duas pesquisas exclusivas conduzidas pelo TRVL Lab, laboratório de estudos criado por PANROTAS e Mapie.

A edição conta ainda com uma análise econômica da FecomercioSP, que mostra o crescimento do Turismo de luxo acima da média global e destaca o Brasil como um mercado de alto potencial, impulsionado por um público de renda elevada e por destinos cada vez mais preparados para receber experiências premium.

Simon Mayle, da ILTM, entre Rodrigo Vieira e Artur Luiz Andrade, da PANROTAS, com o anuário de luxo que começa a ser distribuído na ILTM Cannes 2025
Simon Mayle, da ILTM, entre Rodrigo Vieira e Artur Luiz Andrade, da PANROTAS, com o anuário de luxo que começa a ser distribuído na ILTM Cannes 2025

O anuário traz também reportagens especiais sobre o comportamento do consumidor brasileiro de luxo, as mudanças nas preferências de compra, o avanço do consumo digital e a busca crescente por autenticidade, bem-estar, personalização e propósito, fatores que fazem parte do "novo luxo".

Pesquisa exclusiva

Como de praxe, um dos principais destaques da publicação é a pesquisa exclusiva com viajantes brasileiros de alta renda, realizada neste ano com 798 respondentes. O levantamento revelou que:

  • Os turistas permanecem entre cinco e sete dias em destinos nacionais, com gasto médio de R$ 10 mil a R$ 20 mil, e entre oito e dez dias em viagens internacionais, onde o investimento sobe para R$ 30 mil a R$ 50 mil por pessoa
  • Japão, Itália e China lideram as intenções (de conhecer) no Exterior, enquanto, no Brasil, Fernando de Noronha segue no topo, acompanhado por Manaus e Gramado.
  • Já as próximas viagens serão para Estados Unidos, Itália e França, no Exterior, e Rio de Janeiro, Fernando de Noronha e Gramado, no Brasil.
  • Crescimento do Turismo de shows e espetáculos, a valorização da recomendação de agentes de viagens especializados, a força do set jetting (viagens inspiradas por filmes e séries) e o avanço de temas como diversidade, inclusão e sustentabilidade nas escolhas do viajante de luxo

Como está dividido o anuário:

  • Na abertura, uma análise econômica desse segmento no Brasil, feita pela FecomercioSP, e uma reportagem com alguns estudos relevantes sobre a população de alta renda no País e o consumo de luxo. A seção é uma parceria com a FecomercioSP.
  • Na sequência apresentamos a pesquisa feita com os viajantes de luxo (entre quem tem suas viagens 100% no segmento e os viajantes aspiracionais, que consomem alguns produtos e serviços de luxo durante a jornada). O corte de renda foi R$ 30 mil mensais por pessoa (55% ganham entre R$ 30 mil e R$ 50 mil), e 10% dos respondentes ganham acima de R$ 100 mil. A seção tem a parceria da WorldHotels.
  • Depois vem a enquete B2B, com agências de viagens de luxo, em uma parceria com a operadora Teresa Perez. Os destinos mais procurados nas agências são Rio de Janeiro, Bahia e Trancoso, no Brasil, e Itália, Europa e França, no Exterior.
  • Em seguida, vêm as grandes reportagens da edição. A ILTM traz as tendências e produtos que estão despontando globalmente.
  • A Ladevi, da Argentina, traz um panorama das viagens de luxo na América Latina.
  • E a PANROTAS fecha a edição com uma matéria sobre as tendências entre os players brasileiros.

O lançamento no Brasil será feito no final de janeiro, em um evento da ILTM Latin America. Mas você já pode ler a edição inteira abaixo:

A PANROTAS viaja a convite da ILTM, com proteção Hero Seguros e GTA

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18758 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.