Leia agora o Anuário de Viagens de Luxo ILTM & PANROTAS 2026
Nova edição traz um panorama aprofundado do segmento, com análises econômicas, reportagens e muito mais
Está no ar a quinta edição do ILTM & PANROTAS Annual Luxury Travel Report – Brazil/Latin America 2026, a mais completa publicação sobre o mercado de viagens de luxo no Brasil e na América Latina.
Produzido pela PANROTAS em parceria com a ILTM Latin America, o anuário 2026 foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (3), em Cannes (França), durante a ILTM Cannes 2025, o maior evento global de Turismo de Luxo.
A nova edição do anuário, sempre bilíngue (português/inglês) reúne o já tradicional panorama aprofundado do segmento, com análises econômicas, reportagens especiais, tendências globais e duas pesquisas exclusivas conduzidas pelo TRVL Lab, laboratório de estudos criado por PANROTAS e Mapie.
A edição conta ainda com uma análise econômica da FecomercioSP, que mostra o crescimento do Turismo de luxo acima da média global e destaca o Brasil como um mercado de alto potencial, impulsionado por um público de renda elevada e por destinos cada vez mais preparados para receber experiências premium.

O anuário traz também reportagens especiais sobre o comportamento do consumidor brasileiro de luxo, as mudanças nas preferências de compra, o avanço do consumo digital e a busca crescente por autenticidade, bem-estar, personalização e propósito, fatores que fazem parte do "novo luxo".
Pesquisa exclusiva
Como de praxe, um dos principais destaques da publicação é a pesquisa exclusiva com viajantes brasileiros de alta renda, realizada neste ano com 798 respondentes. O levantamento revelou que:
- Os turistas permanecem entre cinco e sete dias em destinos nacionais, com gasto médio de R$ 10 mil a R$ 20 mil, e entre oito e dez dias em viagens internacionais, onde o investimento sobe para R$ 30 mil a R$ 50 mil por pessoa
- Japão, Itália e China lideram as intenções (de conhecer) no Exterior, enquanto, no Brasil, Fernando de Noronha segue no topo, acompanhado por Manaus e Gramado.
- Já as próximas viagens serão para Estados Unidos, Itália e França, no Exterior, e Rio de Janeiro, Fernando de Noronha e Gramado, no Brasil.
- Crescimento do Turismo de shows e espetáculos, a valorização da recomendação de agentes de viagens especializados, a força do set jetting (viagens inspiradas por filmes e séries) e o avanço de temas como diversidade, inclusão e sustentabilidade nas escolhas do viajante de luxo
Como está dividido o anuário:
- Na abertura, uma análise econômica desse segmento no Brasil, feita pela FecomercioSP, e uma reportagem com alguns estudos relevantes sobre a população de alta renda no País e o consumo de luxo. A seção é uma parceria com a FecomercioSP.
- Na sequência apresentamos a pesquisa feita com os viajantes de luxo (entre quem tem suas viagens 100% no segmento e os viajantes aspiracionais, que consomem alguns produtos e serviços de luxo durante a jornada). O corte de renda foi R$ 30 mil mensais por pessoa (55% ganham entre R$ 30 mil e R$ 50 mil), e 10% dos respondentes ganham acima de R$ 100 mil. A seção tem a parceria da WorldHotels.
- Depois vem a enquete B2B, com agências de viagens de luxo, em uma parceria com a operadora Teresa Perez. Os destinos mais procurados nas agências são Rio de Janeiro, Bahia e Trancoso, no Brasil, e Itália, Europa e França, no Exterior.
- Em seguida, vêm as grandes reportagens da edição. A ILTM traz as tendências e produtos que estão despontando globalmente.
- A Ladevi, da Argentina, traz um panorama das viagens de luxo na América Latina.
- E a PANROTAS fecha a edição com uma matéria sobre as tendências entre os players brasileiros.
O lançamento no Brasil será feito no final de janeiro, em um evento da ILTM Latin America. Mas você já pode ler a edição inteira abaixo:
A PANROTAS viaja a convite da ILTM, com proteção Hero Seguros e GTA