Em evento pré-ILTM, Teresa Perez Tours aponta tendências e alta nas vendas
Vendas B2B conduziram grupo de viagens de luxo a alta de 6% no 1º trimestre; veja fotos do Trade Partners

É uma semana propícia. A Teresa Perez Tours se aproveita mais uma vez da realização da ILTM Latin America para conectar agências de viagens parceiras não participantes da feira com fornecedores confirmados como expositores do evento de Turismo de luxo, que começa amanhã. É o quarto ano consecutivo que a principal empresa do TP Group realiza o Trade Partners, em uma estratégia que se mostra bem-sucedida, como contam o CEO Tomás Perez e a diretora B2B Renata Yano.
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Prova do sucesso da iniciativa é o número de fornecedores internacionais que prestigiam o Trade Partners em 2025. Um recorde de 115 empresas lotaram o Club Athletico Paulistano, no Jardins, para receber os especialistas parceiros da Teresa Perez Tours, entre agências de viagens, freelancers ou os próprios consultores da equipe da operadora. Foram mais de 400 profissionais.
Tomás Perez ressalta a importância do relacionamento interpessoal na indústria de Turismo de luxo, segundo ele um ativo cada vez mais raro com o tempo tão escasso. "Nossa indústria continua sendo 100% relacionamento. É sobre pessoas. Os executivos podem até mudar de empresa, mas o que fica é a confiança entre ele e os consultores. Portanto, o Trade Partners é o ambiente perfeito para dar oportunidade às boas agências que não poderão estar na ILTM, principalmente porque a maioria dos expositores vem de fora."
Crescimento de 6% conduzido pelo B2B

No primeiro trimestre de 2025, a Teresa Perez Tours cresceu 6% em vendas na comparação com janeiro a março de 2024. O CEO do TP Group revela uma importante ascensão das vendas B2B no share da companhia.
"Os negócios mudaram no Turismo de luxo, sobretudo após a pandemia, quando muitas agências grandes começaram a 'se espalhar' em agências menores e consultores independentes. Isso mostra que nossa estratégia de criar a consolidadora TP Air, comprar a New Age e investir no departamento B2B da própria Teresa Perez foi bem-sucedida."
Os viajantes de luxo brasileiros voltaram a comprar com antecedência, e isso também influenciou na alta deste primeiro trimestre, na análise de Perez. "O Brasil vive um momento econômico estável, sem grandes surpresas, e essa estabilidade ajuda bastante nas compras antecipadas. Vale dizer que essa compra prévia está servindo apenas para a parte terrestre, pois as companhias aéreas estão fazendo pouca promoção nesse sentido. A curva de antecedência do aéreo está bem parecida com antigamente."

Tendências nas viagens de luxo
A diretora B2B da Teresa Perez Tours, Renata Yano, diz que as principais tendências notadas nos últimos meses em seu departamento são: cruzeiro, safári, esqui e viagens domésticas.
"Há muito tempo estamos notando a importância de vender experiências em vez de produtos, e essas modalidades nada mais são do que experiências. A indústria marítima e fluvial de luxo está em franco crescimento, oferecendo um serviço impecável a bordo e a possibilidade de combinar vários destinos em um só roteiro. Vai continuar crescendo dois dígitos tranquilamente. Safári voltou com força após os voos da Latam e SAA na África do Sul, esqui é uma tendência que o viajante de luxo não abandona e, por fim, as viagens domésticas definitivamente caíram no gosto do brasileiro. Uma oferta importante de hotéis vem a suprir essas preferências", aponta Renata.
Tomás Perez concorda com a executiva de mais de 20 anos de casa, e sugere olhos atentos para Japão e outros destinos asiáticos nas próximas temporadas. "O Japão, tema do nosso último caderno, seguirá como alvo de desejo dos brasileiros. A Ásia como um todo estará forte na próxima temporada, incluindo a volta da Índia como tendência e Indochina. Agora acredito que nos próximos anos, a China voltará. Um país magnífico e com um bom custo benefício, mas que requer um olhar especialista para ser aproveitado."
Tirador de pedidos não existe mais
Por fim, Tomás Perez comentou sobre a influência da inteligência artificial no segmento de viagens de luxo. "O 'agente de viagens tirador de pedidos' já acabou — pelo menos no mundo do luxo. O que queremos são especialistas para dar ao cliente o que ele merece. A IA pode ser uma ferramenta, mas nunca substituirá a inteligência humana. O GPT pode agilizar processos operacionais, mas está longe de acertar em tudo. Confiar cegamente nessas ferramentas é um convite ao erro: nem tudo que parece eficiente é, de fato, adequado."