Movida

Beatriz Contelli   |   25/10/2021 11:25   |   Atualizada em 25/10/2021 11:54

Mônaco é destaque na proteção dos oceanos e da vida marinha

O Museu Oceanográfico é referência internacional e oferece a chance de descobrir milhares de espécies


RS Ocean Week / Musée Océanographique de Monaco / M.Dagnino
O Museu Oceanográfico conta com mais de seis mil espécies e ainda promove ações de proteção aos oceanos
O Museu Oceanográfico conta com mais de seis mil espécies e ainda promove ações de proteção aos oceanos
Não é de hoje que Mônaco implementa inúmeras ações em prol do meio ambiente. Comprometido com a proteção dos oceanos e contra as mudanças climáticas, o Museu Oceanográfico de Mônaco é referência internacional e oferece ao visitante a chance de descobrir milhares de espécies de peixes tropicais e mediterrâneos enquanto se conscientiza sobre a importância de preservar a vida marinha.

São mais de seis mil espécies em exposição, desde tubarões a cavalos marinhos, passando por piranhas e peixes-palhaço, além de uma clínica de reabilitação para tartarugas- marinhas resgatadas. A área de cobertura do museu oferece uma vista espetacular, onde o Mediterrâneo e o Principado se encontram. Para uma experiência imersiva e mais interativa com o oceano de Mônaco, o viajante é convidado a descobrir a Grande Barreira de Corais e conhecer as espécies mais fascinantes.

Para um contato mais próximo com a rica fauna que habita o mar Mediterrâneo, o início da manhã é o melhor horário para uma parada estratégica na praia de Larvotto. Esse é o momento em que diferentes cardumes podem ser vistos com exatidão. A área no entorno da praia de Larvotto foi totalmente revitalizada para receber residentes e visitantes interessados em vivenciar uma autêntica experiência monegasca.

Em alto-mar, a observação de baleias e golfinhos recém lançada pela companhiaWhale Watching Monaco, possibilita ao visitante encontrar os mamíferos mais poderosos do mar e, ao mesmo tempo, contribuir para a preservação da vida marinha no santuário de Pelagos, área protegida na costa da Riviera Francesa. O passeio é realizado em barcos, sempre com saída do porto Hercule. Durante a excursão, a tripulação compartilha curiosidades sobre a vida marinha. Cerca de 5% do valor de cada excursão vendida é revertido para a proteção do santuário de Pelagos.

Jardin Japonais / BVergely
De volta à terra firme, o roteiro sustentável continua pelo Jardim Japonês. A fauna da Ásia está em destaque neste jardim projetado pelo arquiteto paisagista Yasuo Beppu, que ali aplicou os conceitos do pensamento Zen. Outro passeio verde para a família toda é o Parc Paysager de Fontvieille. O parque urbano abriga espécies mediterrâneas como as oliveiras e os pinheiros, uma horta educativa, um lago paisagístico onde patos e gansos coabitam em harmonia e um gerador fotovoltáico de doze pétalas que funciona como um girassol, abrindo e fechando dependendo do sol.

Em Mônaco, o viajante pode escolher os restaurantes que irá consumir baseado em propósitos sustentáveis. Enquanto no Stars N´Bars o cardápio é exibido em tablets para o evitar o uso de papel e os pratos “caseiros” são feitos com ingredientes da agricultura orgânica e levando em consideração o consumo consciente de produtos do mar; no Elsa, dentro de Monte-Carlo Beach, é possível degustar sabores saudáveis e balanceados da cozinha mediterrânea no primeiro restaurante totalmente orgânico a receber 1 estrela do prestigiado Guia Michelin.

Para saber mais sobre Mônaco, acessewww.visitmonaco.com/pt e o site www.gvanoticiais.com

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias