Da Redação   |   29/09/2025 /09/2

As Travel Techs estão conquistando seus clientes corporativos? Saiba como competir

Entenda diferenças e como sua agência pode superar proposta de valor das plataformas online

Divulgação
São muitas as características que unem as agências de viagens e as Travel Techs
São muitas as características que unem as agências de viagens e as Travel Techs

O crescimento de plataformas voltadas para o setor de viagens e Turismo online é inegável e segue uma tendência global de startups que entram em mercados já estabelecidos.

Mas será que essas empresas são realmente tão diferentes e inovadoras? Nem sempre. Neste artigo, mostramos quais são as principais diferenças e como sua agência pode competir de forma estratégica e até superar a proposta de valor que elas oferecem.

O que as Travel Techs têm em comum com as agências tradicionais?

São muitas as características que unem as agências de viagens e as Travel Techs. Em geral, ambas precisam gerenciar relacionamento com fornecedores, cobrar clientes, atender passageiros que perderam o voo ou precisam remarcar e muito mais.

Tecnologia

O ponto em comum entre todas as Travel Techs é a existência de uma plataforma própria de software, que reúne funções como Self-Booking, gestão de despesas, Relatórios/BI, controle de Bilhetes Não Voados, aplicação de Políticas de Viagem e até mesmo a integração com o ERP da empresa.

No entanto, essas funcionalidades não são novidade. Soluções como o HubWTS já oferecem esses recursos há anos, podendo ser contratadas por qualquer agência por uma fração do investimento que essas empresas destinaram ao desenvolvimento de tecnologia própria.

Apresentação

As Travel Techs se apresentam não como agências de viagem, mas sim como plataformas de software. No imaginário coletivo, um sistema é mais eficiente que o atendimento "manual", mas a propaganda de algo moderno/eficiente/produtivo ajuda a propagar a narrativa inovadora.

Precificação

Outra característica diferente das agências tradicionais é a precificação: algumas cobram por usuários cadastrados, diferente do Fee das agências tradicionais, reforçando o conceito de plataforma.

Isso de forma alguma inviabiliza a competição, é só um modelo diferente de cobrança e se sua agência puder oferecer um modelo similar além do Fee, aliados a outros diferenciais, não há por que não competir de igual para igual.

Atendimento

Um dos diferenciais competitivos mais relevantes das agências tradicionais em relação às Travel Techs é o atendimento. As plataformas online buscam automatizar o máximo possível seus processos. Porém, sabemos que problemas ocorrem antes, durante e depois da viagem, e como elas são estruturadas para ter um grande volume de clientes, as reclamações caem em um call center sem tanto poder de atuação.

Como ganhar (ou não perder clientes) para as Travel Techs?

Invista em uma plataforma especializada

O HubWTS é uma ótima opção em termos de funcionalidade e custo-benefício para agências de viagem de todos os tamanhos. Com a gente, você terá o mesmo nível de funcionalidade das Travel Techs por uma fração do valor.

Além da plataforma, saiba "vender o peixe", apresente e proponha a adoção de políticas de viagem, integrações e prestação de contas. Não espere o cliente solicitar todos os serviços ou os oferecer somente quando questionado.

Apresente-se de uma forma diferente

Você também pode se apresentar como uma "plataforma", com seus diferenciais, serviços e atendimento personalizado. Elabore e apresente diferentes modelos de precificação e dê a escolha para o cliente, você oferecerá mais valor e flexibilidade do que uma Travel Tech.

O que mais eu posso fazer?

Entenda a concorrência

Entre nos sites das Travel Techs, peça uma proposta, crie uma conta gratuita, fale com clientes delas. Conheça e aprenda o máximo possível.

Não deixe o cliente comparar banana com maçã

Se um cliente que hoje paga X disser que recebeu uma proposta 30% mais barata de uma Travel Tech, não basta apenas comparar preços. Ajude-o a refletir sobre a proposta de valor: pode até ser mais barato, mas será que oferece os mesmos serviços X e Y que a sua agência já entrega? Ele está realmente disposto a abrir mão desse suporte? E, olhando pelo outro lado, se você também deixasse de oferecer esses diferenciais, não conseguiria reduzir o preço?

Ou, o cliente realmente quer ser atendido por um call center para economizar 3% ou menos do custo total?

Mantenha-se no radar do cliente

Se após várias negociações e conversas o cliente preferir trabalhar com uma Travel Tech, tente pelo menos manter um atendimento personalizado para a diretoria da empresa. Faça o seu melhor e aguarde uma oportunidade de voltar.

Use a mesma estratégia para entrar em clientes de Travel Techs e explore qualquer "dor" que a empresa já tenha com o serviço prestado.

Conte com o HubWTS

Mostre para os seus clientes que a sua agência pode competir de igual para igual com as Travel Techs. Nossa plataforma reúne as mesmas funcionalidades tecnológicas, somadas ao diferencial humano e consultivo que só uma agência tradicional oferece. Assim, você mantém a confiança do cliente e garante vantagem competitiva no mercado corporativo.

Entre em contato com a WTS para saber como capacitar sua agência para competir: https://wts.tech



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11166 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS