Rodrigo Vieira   |   12/06/2023 16:42
Atualizada em 12/06/2023 17:56

Alta demanda por Caribe faz Explora Journeys desistir de vinda ao Brasil

Marca de luxo da MSC Cruzeiros fará viagem inaugural dentro de um mês; Desempenho no Brasil anima empresa


PANROTAS / Filip Calixto
Flávio Corrêa, representante da Explora Journeys no Brasil
Flávio Corrêa, representante da Explora Journeys no Brasil

O Brasil ficou de fora dos primeiros roteiros da Explora Journeys, nova companhia de cruzeiros marítimos de luxo do Grupo MSC. Era esperada a vinda do Explora I em fevereiro de 2024, partindo de Barbados, mas uma série de alterações no itinerário tirou o País da lista de viagens inaugurais do navio. A data da estreia, no entanto, está mantida: em 17 de julho a embarcação zarpa de Southampton, na Inglaterra, com clientes, convidados e parceiros comerciais, rumo aos fiordes nórdicos.

A questão com o Brasil foi uma resposta à demanda. Ao desistir de atracar em Santos, a Explora Journeys ganha quatro roteiros no Caribe, que é a região mais demandada pelos clientes neste momento. "A família dona da empresa adéqua solicitações com base no que o mercado está pedindo", justifica o representante da Explora Journeys no Brasil, Flávio Corrêa. "Estávamos tendo procura e várias reservas quando Santos (SP) estava no roteiro, mas a demanda pelo Caribe cresceu exponencialmente, o que levou a empresa a reposicionar os itinerários."

Divulgação MSC
Explora I, da Explora Journeys (veja mais fotos no álbum ao final da notícia)
Explora I, da Explora Journeys (veja mais fotos no álbum ao final da notícia)

A empresa está reacomodando ou reembolsando os clientes, caso a caso, para encontrar a melhor solução para os que tinham reservas de e para o Brasil a bordo do Explora I. Corrêa lamenta a mudança de rota, mas relembra que em 2024 será a vez de o Explora II ser inaugurado e, dada a importância que o País tem para o Grupo MSC (serão seis navios MSC Cruzeiros no próximo verão), existe a chance desses cruzeiros de luxo darem o ar da graça em portos brasileiros.

De qualquer forma, o executivo aponta o sucesso feito pela Explora Journeys antes mesmo da inauguração da companhia. "A primeira reserva feita no Brasil foi para um roteiro de Islândia, Groenlândia, Canadá e Estados Unidos, sem envolver parada no País. Estamos fazendo um trabalho forte com o trade daqui, aproveitando que o momento é extremamente favorável para cruzeiristas de luxo em nosso mercado. A ILTM Latin America foi excepcional para os negócios, e os resultados são as várias reservas antecipadas para brasileiros, mesmo sem a parada em Santos", afirma Flávio Corrêa.

ENTRE A EXPEDIÇÃO E O LAZER

Em algum lugar entre a expedição e o lazer. Assim é categorizada uma viagem em um navio da Explora Journeys. Corrêa antecipa detalhes que mais têm encantado os clientes, antes mesmo da viagem inaugural, e um deles é a boutique da Rolex, a primeira da marca a bordo de um navio. "Isso endossa nosso comprometimento com o luxo. Além de Caribe, estamos animados com as viagens a partir do Mediterrâneo no verão do hemisfério norte em 2024. São destinos europeus adorados pelos brasileiros."

TRABALHO COM O TRADE

Flávio Corrêa foi anunciado pela Explora Journeys no Brasil há exatos seis meses. Nesse período, ele soma 97 treinamentos para mais de 1 mil agentes, tradeshows como WTM Latin America, Teresa Perez Trade Partners, Cruise Day TTW Group, jantares exclusivos para agências e operadoras de luxo, associação à Clia Brasil e convenções a bordo do MSC Seashore e MSC Meraviglia.

Sobre os eventos a bordo desses dois navios, Corrêa conta que "estamos aproveitando os escritório onde a atuação da MSC Cruzeiros é muito grande, como no Brasil, e utilizando o benefício de poder desfrutar dessa estrutura. A ideia é expandir o que já temos para potencializar nosso alcance. No entanto, as plataformas de vendas são separadas", esclarece.

Tópicos relacionados