Fernanda Cordeiro   |   09/11/2016 09:20

Que impacto a eleição de Trump terá no Turismo?

O empresário assume o posto de presidente do país mais influente do mundo em 20 de janeiro de 2017.


Divulgação
Empresário Donald Trump é eleito presidente dos Estados Unidos
Empresário Donald Trump é eleito presidente dos Estados Unidos

O empresário norte-americano Donald Trump foi eleito o 45º presidente dos Estados Unidos ao alcançar 279 votos de delegados do colégio eleitoral dos Estados Unidos. A vitória de Trump é surpreendente, visto que em apenas em algumas pesquisas de boca de urna o empresário tinha vantagem contra Hillary Clinton.


Trump assegurou a vitória após derrotar a democrata em Estados decisivos como Flórida, Carolina do Norte, Ohio e Pensilvânia. Até o momento, o republicano tem 279 votos de delegados do colégio eleitoral, contra 218 de Hillary. O empresário assume o posto de presidente do país mais influente do mundo em 20 de janeiro de 2017.

Donald Trump disse em discurso hoje de manhã, que Hillary o telefonou para cumprimentá-lo com a vitória e reconhecendo a derrota no pleito. A eleição do empresário encerra uma das campanhas mais polarizadas e marcada de acusações da história dos EUA.

REAÇÕES
A expectativa era da vitória de Hillary Clinton e, quando isso não se concretizou, os mercados financeiros do mundo inteiro desabaram. O índice Nikkei do Japão caiu mais de 800 pontos, ou 5,36%, e a bolsa de Hong Kong registrou queda de 2,8%. O índice S&P 500, que engloba 500 grandes empresas dos EUA já recuou 4,5%.

O México, tradicional parceiro norte-americano, viu a moeda local cair 10,2%, uma diminuição que não era vista desde a crise global de 2008. O receio é que com Trump no poder, os acordos comerciais com o país sejam desfeitos.

Menos de uma hora após o anúncio da vitória de Trump, protestos começaram a tomar conta de cidades da Califórnia, como Oakland e Berkeley. Emissoras de TV do país mostraram cerca de 100 pessoas reunidas caminhando pelo centro de Oakland e dezenas de manifestantes em Berkeley gritando “não é meu presidente”. Além disso, fogo foi ateado em latas de lixo.


TURISMO
A indústria de Viagens e Turismo americana vive grande expectativa. Com discurso protecionista e radical contra imigrantes ilegais, Trump soltou farpas pesadas contra mexicanos e muçulmanos e disse que irá rever acordos que não são vantajosos aos Estados Unidos. Uma priorização da indústria americana é prevista, assim como uma diminuição dos impostos aos cidadãos dos Estados Unidos.

O primeiro tema pode acarretar uma imagem não tão positiva na América Latina, Ásia e Europa, o que afeta o Turismo, incluindo o acesso às compras nos Estados Unidos. O segundo aumenta o poder de compra dos americanos e pode mais uma vez compensar uma possível retração de visitantes internacionais. O lado empresarial com certeza é um ponto forte de Trump, mas um trabalho de imagem já começa a ser feito. Ele mesmo disse, no discurso de vitória, que governará para todos os americanos.

É uma chacoalhada nos Estados Unidos, com apreensão de todos os lados, mas uma oportunidade de mudanças e definição de novas regras. O Turismo do país espera não retroceder, mas como os republicanos devem manter o controle do Congresso, avanços em nossa indústria devem ser mantidos. Agora é esperar para ver as medidas reais do presidente Trump.


*Fonte: Agência Brasil e Folha de São Paulo

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Fernanda Cordeiro

Fernanda Cordeiro tem 823 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS