Bruno Hazov   |   02/10/2023 11:10
Atualizada em 02/10/2023 11:15

Infraero vai assumir Aeroporto de Mossoró e investir R$ 20 mi em reformas

Terminal foi incluído no PAN 2022-2052, considerado estratégico pelo Plano Geral de Outorgas

Divulgação
Rogério Barzellay, presidente da Infraero, Fátima Bezerra, governadora do RN e Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos.
Rogério Barzellay, presidente da Infraero, Fátima Bezerra, governadora do RN e Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos.

Na última sexta-feira (29), o Governo do Rio Grande do Norte transferiu a outorga do Aeroporto de Mossoró, então sob sua jurisdição, para o poder da Infraero. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, presente no evento, anunciou um repasse de R$ 20 milhões para obras de modernização da estrutura aeroportuária.

O Aeroporto de Mossoró foi incluído no PAN 2022-2052 (Plano Aeroviário Nacional), considerado estratégico pelo Plano Geral de Outorgas e, portanto, de interesse do Governo Federal.

“O presidente Lula nos autorizou a investir no Aeroporto de Mossoró e assim estamos fazendo. Nos próximos meses vamos discutir também outros investimentos para o Rio Grande do Norte, como o projeto do Porto-Indústria Verde, que promete alavancar a economia do Estado"

Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos

O investimento anunciado pelo ministro será utilizado para ampliar a capacidade do terminal, fazendo com que o Aeroporto de Mossoró de fato promova o desenvolvimento de Mossoró e de toda a região.

Entre as melhorias a serem realizadas pela Infraero, estão a revitalização do pavimento e sinalização horizontal da pista de taxiamento, adequação de portões de acesso e da cerca operacional, instalação de auxílio visual à navegação aérea, revitalização do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), ampliação do terminal de passageiros, entre outras. O objetivo da Infraero é que, já a partir do ano que vem, o aeroporto comporte voos de jato.

Novo Trecho Anunciado

Ontem (1), a Secretaria de Turismo do RN definiu com a Latam que o aeroporto de Mossoró ganhará um novo trecho de voo, que será Fortaleza - Mossoró - Natal.

O aeroporto deve fechar o ano de 2023 com um volume superior a 30 mil passageiros, mas com as reformas deve ampliar esse número para 76 mil dentro de três décadas. O terminal tem, atualmente, sete voos regulares semanais destinados a outras localidades e recebe seis voos, abrangendo os seguintes destinos: Recife/PE, Natal/RN e Fortaleza/CE.

Tópicos relacionados