Bruno Hazov   |   24/11/2023 10:22
Atualizada em 24/11/2023 10:23

Aena assume administração do Aeroporto de Carajás, em Parauapebas (PA)

Até outubro deste ano, já passaram pelo terminal do Aeroporto de Carajás cerca de 126 mil passageiros

Divulgação Infraero
Terminal do aeroporto terá sua área triplicada, passando de 800 para 2,5 mil metros quadrados
Terminal do aeroporto terá sua área triplicada, passando de 800 para 2,5 mil metros quadrados
A concessionária espanhola Aena assumiu nesta sexta-feira (24) a administração total do Aeroporto de Carajás, localizado na cidade paraense de Parauapebas. O primeiro pouso sob a nova gestão foi proveniente de Belo Horizonte, enquanto que a primeira decolagem tem como destino São Luís (MA). Segundo a concessionária, até outubro deste ano, já passaram pelo terminal 126 mil passageiros.

Uma série de melhorias estão previstas para o aeroporto, sendo a mais relevante a triplicação do terminal de passageiros, que passará de uma área de 800 metros quadrados para 2,5 mil metros quadrados. A superfície da sala de embarque será multiplicada por 20 e área pública ficará 14 vezes maior.

Entre outras intervenções já programadas pela Aena Brasil estão a instalação de áreas de segurança de final de pista em ambas as cabeceiras e um PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) na cabeceira 28. Haverá também um novo pátio para a aviação geral. O projeto contendo todas as melhorias previstas será entregue à Anac no mês de dezembro, com obras previstas para começar em 2024 e conclusão para 2026.

Atualmente, a Aena Brasil opera os aeroportos de Congonhas (SP), Marabá (PA), Uberlândia (MG), Uberaba (MG), Montes Claros (MG), Campo Grande (MS), Ponta Porã (MS), Corumbá (MS), Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE).

Tópicos relacionados