Bruno Hazov   |   07/03/2024 08:20

MTur promove Turismo indígena em feira internacional no Canadá

Evento discutiu a relevância do Turismo indígena na pauta internacional para o desenvolvimento social


Carolina Favero/ MTur
Evento discutiu a relevância do turismo indígena na pauta internacional para o desenvolvimento social e econômico
Evento discutiu a relevância do turismo indígena na pauta internacional para o desenvolvimento social e econômico

Durante a Conferência Internacional de Turismo Indígena, realizada no Canadá entre os dias 26 e 28 de fevereiro, o Ministério do Turismo promoveu o Turismo de base comunitária. O evento reuniu mais de dez países e foi a oportunidade para especialistas discutirem a importância do Turismo indígena e construírem parcerias entre comunidades originárias para a construção de roteiros inclusivos.

Entre as experiências destacadas pelo Brasil estava o projeto Experiências do Brasil Original (EBO), uma parceria entre o Ministério do Turismo e a Universidade Federal Fluminense (UFF) que busca fortalecer o mercado turístico interno e o turismo de base comunitária. O objetivo é que roteiros em territórios indígenas e quilombolas passem a compor a oferta competitiva e inovadora de produtos e serviços turísticos do Brasil.

“A participação do Brasil foi muito importante para posicionar o país no cenário mundial e iniciar uma parceria internacional de apoio para o desenvolvimento do Turismo indígena no Brasil"

Caroline Favero, coordenadora- geral de Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo do MTur

Durante o evento ocorreram tours culturais com operadores indígenas, com a apresentação de experiências gastronômicas da culinária indígena, além de uma série de fóruns e discussões com palestras em temas tradicionais com o Turismo indígena. O evento também contou com a realização da "Indigenous Tourism Awards" (Premiação do Turismo Indígena), quando iniciativas, em diversas categorias, foram consagradas pelo trabalho desenvolvido sobre o tema.

Tópicos relacionados