Bruno Hazov   |   29/11/2023 17:07

Profissionais qualificados e planejamento são desafios para os hotéis

Executivos falam sobre os caminhos para implantar e operar hotéis no Brasil


PANROTAS / Bruno Hazov
Luciana Kuzuhara, da Wyndham, Luciano Carvalho, da  Trul hotéis e Alexandre Zubaran, da Enjoy Hotéis discutiram os desafios da implantação e operação hoteleira no Brasil
Luciana Kuzuhara, da Wyndham, Luciano Carvalho, da Trul hotéis e Alexandre Zubaran, da Enjoy Hotéis discutiram os desafios da implantação e operação hoteleira no Brasil

Durante o Imobtur - evento que discute o mercado de empreendimentos imobiliários turísticos - promovido pela Adit Brasil, Luciana Kuzuhara, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Wyndham Hotéis e Resorts mediou uma discussão sobre os desafios da implantação e operação hoteleira no Brasil.

Segundo Alexandre Zubaran, CEO da Enjoy Hotéis e Resorts, ao iniciar um empreendimento hoteleiro, é necessário todo um planejamento para que tudo dê certo. Uma simples aquisição de televisores tem de ser estudada para que o equipamento não fique empilhado em caixas esperando a habitação ficar pronta para recebê-las.

"Imagine um empreendimento de mais de 500 apartamentos. Para equipar esses quartos com colchões eu preciso de uma logística muito bem elaborada para que esses itens subam direto para a habitação, caso contrário eu tenho que alugar um depósito para armazenar esses colchões todos", explicou Zubaran.

Para os palestrantes, muitos hotéis deixam a desejar no quesito planejamento e acabam pagando caro no longo prazo por essas falhas.

Luciano Carvalho, diretor de novos negócios da Trul Hotéis, explicou que é importante estabelecer métricas internas para controlar a qualidade dos serviços que serão prestados e manter o nível dos empregados sempre elevado.

"Trata-se de um ciclo. Se criamos uma métrica onde o funcionário pode se avaliar e avaliar o serviço, quem ganha é o hóspede. Fora isso, temos um foco em criar lideranças dentro de nossos empreendimentos, através de treinamentos e capacitações. Trazer mão de obra local capacitada é essencial para o sucesso de um empreendimento hoteleiro"

Luciano Carvalho, diretor de novos negócios da Trul Hotéis

A escassez de mão de obra para a hotelaria também foi citada por Alexandre Zubaran como um empecilho no mercado turístico como um todo. Segundo ele, por uma questão geracional, é difícil achar profissionais comprometidos com uma ideia ou marca, pois a cultura do mercado de trabalho é pular de um emprego para outro.

"Também há um problema de formação muito grave na nova geração. Temos profissionais saindo da faculdade sem a qualificação necessária para atuar no setor. Portanto esses treinamentos e capacitações não são por acaso, eles são primordiais para que consigamos atender, minimamente, de acordo com o padrão estabelecido pelos nossos hotéis"

Alexandre Zubaran, CEO da Enjoy Hotéis e Resorts

Para os palestrantes, é necessário mudar toda uma cultura empregatícia que não é exclusiva da hotelaria, ou mesmo do Turismo, para o avanço saudável do setor hoteleiro.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Bruno Hazov

Bruno Hazov tem 908 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS