Bruno Hazov   |   18/08/2023 11:20 Atualizada em 18/08/2023 11:24

Consórcio do Brasil Central discute políticas de ecoturismo

Objetivo é promover Turismo de natureza no DF, GO, MS, RO e MA, aproveitando o potencial desses Estados


Divulgação
Representante do Consórcio Brasil Central, Bruno Watanabe, assessora de assuntos internacionais da Secretaria de Representação de Brasília, Aline Jugault, secretário Extraordinário de Representação em Brasília, Carlos Manzini, diretora de promoção de investimentos e parcerias, Renata Zuquin e Secretário Hercy Filho
Representante do Consórcio Brasil Central, Bruno Watanabe, assessora de assuntos internacionais da Secretaria de Representação de Brasília, Aline Jugault, secretário Extraordinário de Representação em Brasília, Carlos Manzini, diretora de promoção de investimentos e parcerias, Renata Zuquin e Secretário Hercy Filho
Representantes do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC) se reuniram para discutir propostas de promoção do Turismo integrado entre os Estados participantes do BrC. Encontro ocorreu na última quarta-feira (16) com os Estados integrantes do BrC: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Maranhão e Tocantins.

Os principais projetos são voltados para o segmento de ecoturismo e Turismo de aventura, aproveitando que esses Estados compartilham de áreas verdes e com características geográficas semelhantes. Entre os principais pontos turísticos destacados para receber aportes de desenvolvimento dessas atividades estão a Chapada dos Veadeiros em Goiás, a Chapada das Mesas no Maranhão, Jalapão e Serras Gerais no Tocantins.

Segundo a Setur-TO, o objetivo principal é fomentar a atividade de ecoturismo, principalmente em polos menos consolidados, mas com ótimos potenciais de visitação. Um bom exemplo é o Jalapão, destino referência em Turismo de natureza e que pode atrair visitantes para a região pouco explorada das Serras Gerais, na qual estão incluídos atrativos turísticos que se estendem pelos municípios de Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis, Natividade, Rio da Conceição e Almas.

"O Tocantins tem uma participação ativa no Consórcio, constantemente reforçada por iniciativas como essa. O Turismo, uma das áreas nas quais o governador Wanderlei Barbosa tem investido, devido ao potencial de desenvolvimento socioeconómico, é um setor onde há inúmeras oportunidades para que o trabalho do BrC demonstre o quanto a integração pode ser um caminho de sucesso"

Carlos Manzini, secretário extraordinário de Representação em Brasília,

Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central

O consórcio foi criado em 2015 com a intenção de maximizar os esforços dos governos estaduais na promoção turística da região central do País. Além do fomento ao Turismo, o grupo também discute políticas públicas na área da agropecuária, logística, empreendedorismo e inovação.

A reunião do Consórcio BrC contou com as presenças de Bruno Watanabe, secretário executivo do consórcio, Aline Jugault, assessoria de assuntos internacionais da secretaria de Representação de Brasília, Carlos Manzini, secretário extraordinário de Representação em Brasília, Renata Zuquin, diretora de Promoção de Investimento e Parcerias, e Hercy Filho, secretário de Turismo de Tocantins.

Tópicos relacionados