Bruno Hazov   |   12/12/2023 17:50

Preço médio das passagens aéreas no Brasil bate recorde em 2023

Alta acumulada dos bilhetes é de 35,24% neste ano; valor médio em setembro foi de R$ 747

Flickr/DennisJarvis
Passagens aéreas tiveram alta de 35,24% em 2023
Passagens aéreas tiveram alta de 35,24% em 2023

Um levantamernto da Anac mostrou que a média mensal das passagens aéreas em setembro chegou ao seu maior valor desde 2010 (quando se iniciou o monitoramento), por conta da alta do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Nesse período, o preço médio das passagens foi de R$ 747,66.

O levantamento foi feito a pedido do Portal G1, que analisou, junto ao órgão nacional de aviação civil, que a tendência para os próximos meses é de um aumento ainda maior. Considerando os resultados do ano, a alta acumulada das passagens aéreas é de 35,24% em 2023.

Mesmo com a queda no preço do querosene de aviação (QAV) em relação ao ano passado, além da estabilização do dólar, o endividamento das empresas segue como fator principal da alta nos preços. Segundo a Abear, os impactos da pandemia ainda estão regendo o valor das passagens, uma vez que as principais companhias aéreas apresentaram queda significativa no faturamento nos meses de lockdown.

Programa Voa Brasil

O Ministério de Portos e Aeroportos, em conjunto com o Ministério do Turismo, está em tratativa com as principais companhias aéreas para reduzir o valor das passagens, como parte do programa "Voa Brasil". O pedido por passagens mais em conta foi feito pelo presidente Lula para incentivar viagens domésticas e democratizar o acesso de múltiplas classes sociais às viagens de avião.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Bruno Hazov

Bruno Hazov tem 908 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS