Da Redação   |   05/06/2023 11:57
Atualizada em 05/06/2023 12:22

Governadores formalizam maior consórcio de Estados do Brasil

Sul e Sudeste representam mais da metade da população e cerca de 70% do PIB brasileiro


Alan Murici
Carta dos governadores
Carta dos governadores

A 8° edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) foi sede da assinatura de um protocolo de formalização do grupo que reúne os sete Estados das regiões. O Cosud foi realizado nos dias 2 e 3 de junho, em Belo Horizonte, e reuniu, além dos governadores, secretários e assessores técnicos de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Uma vez formalizado, o Cosud será o maior consórcio de Estados do Brasil, já que representam, juntos, 55% da população do País e 80% da arrecadação federal.

Um documento foi assinado por Romeu Zema (MG), Tarcísio de Freitas (SP), Claudio Castro (RJ), Renato Casagrande (ES), Ratinho Júnior (PR), Eduardo Leite (RS) e Jorginho Melo (SC). Na Carta de Belo Horizonte, os governadores renovaram o compromisso de atuação de forma conjunta e cooperativa, em defesa da liberdade, da geração de emprego e renda, além da responsabilidade fiscal. A carta também reitera o pedido de formalização do consórcio, solicitando aos presidentes das Assembleias Legislativas estaduais que a medida seja aprovada rapidamente. O governador Ratinho Júnior foi escolhido como coordenador do grupo do primeiro mandato.

Os secretários e assessores de Turismo e cultura reuniram as propostas em dois pilares baseados na tecnologia. A criação de um observatório para as políticas de cultura para os Estados reunidos no Cosud é um deles. O outro é um centro de inteligência do Turismo, que vai permitir o acesso de indicadores precisos e soluções para os desafios comuns enfrentados pelos destinos.

Alan Murici
Secretários dos estados do Sul e Sudeste
Secretários dos estados do Sul e Sudeste
O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, considerou o encontro decisivo para o crescimento do setor. “A criação do observatório será fundamental para a atividade nas regiões Sul e Sudeste. Neste quesito, nós, de São Paulo, temos muito a contribuir através do trabalho consolidado do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (Ciet), da Setur-SP”, disse o secretário.

Compartilhamento de dados

Os governadores tomaram conhecimento de projetos dos 12 grupos de trabalhos (GTs) formados por secretários e técnicos de todas as pastas. O conceito comum a todas as apresentações foi o compartilhamento de dados para melhoria de serviços, transformação digital e otimização de recursos.

Propostas para problemas atuais como vulnerabilidade social, efeitos climáticos, desmatamento e reforma tributária também foram apresentadas aos sete governadores. Chamou atenção o destaque dado pelo GT de segurança pública para a criação de um programa de controle e combate à violência; em especial, ao assédio sexual no ambiente escolar.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11144 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS