Bruno Hazov   |   09/02/2024 14:46
Atualizada em 09/02/2024 14:49

Ministério das Mulheres e MTur lançam campanha "Brasil Sem Misoginia"

Medidas envolverão o trade turístico, que será envolvido na tarefa de proteção ao público feminino

Roberto Castro/ MTur
Cida Gonçalves e Celso Sabino assinaram protocolo de intenções que cria a campanha
Cida Gonçalves e Celso Sabino assinaram protocolo de intenções que cria a campanha "Brasil sem Misoginia", visando o carnaval

O Ministério do Turismo e o Ministério das Mulheres assinaram, nesta quarta-feira (7), um protocolo de intenções para proteger o público feminino da violência de gênero e de situações de assédio ou importunação sexual. A iniciativa “Brasil Sem Misoginia” será lançada com foco no carnaval, porém ações irão perdurar o ano todo.

As medidas envolverão o trade turístico, principalmente os segmentos de hotéis, pousadas, bares, restaurantes e casas noturnas. Entre as ações previstas está a implementação da Lei nº 14.786, de 28 de dezembro de 2023, que cria o protocolo “Não é não” para prevenção ao constrangimento e à violência contra a mulher e proteção à vítima, no âmbito do setor do Turismo.

Segundo Sabino, a iniciativa serve para "sensibilizar os prestadores de serviços turísticos e gestores públicos do turismo para a importância do enfrentamento à misoginia, esse sério problema que ainda está presente na nossa sociedade. Nossa missão aqui é combater esse tipo de violência e garantir o respeito à mulher em todos os espaços”.

Com o lançamento da campanha “Brasil Sem Misoginia” o MTur será responsável por mapear eventos geradores de fluxo turístico e locais estratégicos para a realização de ações de sensibilização dos turistas para combate à misoginia, no âmbito do Turismo Responsável. A pauta também será debatida em fóruns entre os membros do Conselho Nacional de Turismo (CNT) e as secretarias estaduais por meio do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur).

Já o Ministério das Mulheres irá elaborar materiais para distribuição em eventos e nas ações de fiscalização de prestadores de serviços turísticos realizadas pelo MTur no âmbito do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

"O Protocolo de Intenções que assinamos hoje é um passo significativo no enfrentamento ao assédio e à misoginia, ainda tão recorrentes em bares, casas noturnas e até mesmo nos hotéis, especialmente quando as mulheres decidem viajar sozinhas ou em companhia de outras mulheres. Nosso trabalho em conjunto leva a proposta formativa e de diálogo da iniciativa Brasil sem Misoginia e a implementação do Protocolo Não é Não ao setor do Turismo, reconhecendo a sua importância estratégica e econômica para o país”,

Cida Gonçalves, ministra das Mulheres


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Bruno Hazov

Bruno Hazov tem 908 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS