Bruno Hazov   |   04/10/2023 19:48
Atualizada em 04/10/2023 19:49

Zurich investe R$ 17 milhões em equipamentos de energia renovável

Programa reduzirá emissão de 2,5 mil toneladas de CO2 por ano nos Aeroportos de Florianópolis e Vitória

Divulgação
A Zurich espera reduzir a emissão de cerca de 1,3 mil toneladas de CO2 por ano no terminal de Florianópolis
A Zurich espera reduzir a emissão de cerca de 1,3 mil toneladas de CO2 por ano no terminal de Florianópolis

A concessionária Zurich Airport Brasil assinou um acordo com as aéreas Latam, Gol e Azul para estabelecer o uso de energia renovável para as aeronaves em solo nos aeroportos de Florianópolis e Vitória, em um investimento de R$ 17 milhões do grupo suíço.

Os equipamentos adquiridos pela Zurich garantem que a parte elétrica e o ar-condicionado das aeronaves funcionarão apenas com energia renovável gerada no próprio aeroporto, reduzindo as emissões de gás carbônico e a utilização de querosene e diesel nesses processos em terra.

A nova solução adquirida fornece 400Hz de energia necessários para o funcionamento da aeronave e do ar-condicionado em solo. Antes, era necessário utilizar geradores externos a diesel ou acionar as turbinas do avião para gerar essa mesma quantidade de energia. Com a mudança, a empresa espera reduzir em 1,3 mil toneladas a emissão anual de CO2 no Aeroporto de Florianópolis e em 1,2 mil toneladas anuais no Aeroporto de Vitória.

Esses sistemas estão sendo instalados nas dez pontes de embarque e desembarque do terminal de Florianópolis e nas seis pontes do terminal de Vitória, com previsão de funcionamento para dezembro deste ano.

"Este projeto reforça nosso compromisso genuíno com o meio ambiente. É um importante investimento da Zurich Airport Brasil para tornar a nossa indústria mais sustentável. A adesão das companhias aéreas mostra que estamos no caminho certo para alcançar patamares cada vez mais relevantes no compromisso com a agenda climática"

Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil

Área de Sustentabilidade

Em nota, a Zurich Airport Brasil afirma que a Área de Sustentabilidade da empresa atua com foco em quatro temas centrais: gestão de energia, hídrica, de resíduos e da qualidade do ar. Os aeroportos administrados pela concessionária – Florianópolis, Vitória e Macaé – são certificados pela ACA (Airport Carbon Accreditation), pelo trabalho no mapeamento das emissões de carbono. Além disso, os três aeroportos usam drones para inspeção na pista e software próprio e certificado para mapeamento da pegada de carbono. 100% da energia utilizada nos três aeroportos vem de fonte limpa e certificada.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Bruno Hazov

Colaboração para o Portal PANROTAS

Bruno Hazov tem 908 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!