Artur Luiz Andrade   |   04/08/2020 15:10   |   Atualizada em 04/08/2020 15:12

Prêmios para os agentes e eventos em drive-in: conheça o Abav Collab

Eventos em drive-in, treinamentos e premiação para capitalizar agências são destaques do Abav Collab

Abav Collab
De 27 de setembro a 2 de outubro para os profissionais de Turismo e de 2 a 9 de outubro para o consumidor final, com a Black Friday de Viagens 2020, o Abav Collab começa a tomar forma e a presidente da Abav Nacional, Magda Nassar, em entrevista gravada para o Portal PANROTAS (assista abaixo) avisa: não se trata de uma versão digital da Abav Expo.

“O Abav Collab é um evento 100% pensado para o nosso momento atual, com uma plataforma muito dinâmica, ações presenciais pelo Brasil e no Exterior, e não substitui a Abav Expo, transferida para 2021 por causa da pandemia e da nossa responsabilidade com o momento do País”, disse ela à PANROTAS.

E definindo “nosso momento atual”, ela explica: “um momento em que todos precisamos estar juntos, em uma indústria colaborativa, daí o nome “collab”, valorizando o profissional de Turismo, o agente de viagens, que se mostrou um herói na linha de frente do atendimento ao cliente na pandemia, e desenhando uma retomada consciente, com foco no Brasil, claro, mas com todos os produtos do mundo presentes, de forma muito criativa, interativa e com respeito a essa indústria que tem sofrido tanto”.
Abav Collab
Assista à entrevista completa no vídeo abaixo
, mas confiram aqui alguns highlights do evento.

O QUÊ: ABAV COLLAB

QUANDO: 27 de setembro a 2 de outubro, para profissionais de Turismo e Black Friday de 2 a 9 de outubro, para consumidores
Abertura em 27 de setembro, um domingo, Dia Mundial do Turismo. Ideia é fazer uma cerimônia ao vivo, com autoridades, em um ponto turístico do Brasil. “Queremos mostrar toda a diversidade do País no evento, começando pela abertura”, disse Magda, revelando ter pelo menos duas propostas de local para esse evento inicial.

28 de setembro: será um dia para que os usuários conheçam a plataforma digital onde tudo (ou quase tudo ocorrerá). Haverá tutoriais e o visitante poderá navegar em uma prévia do evento, montando sua agenda e se familiarizando com a ferramenta, que Magda afirma ser muito fácil de usar, bem amigável. “É como se você entrasse no lobby de um centro de convenções e escolhesse para onde ir, só que em vez de seguir as placas, clicando em botões que levam à área de feira, aos treinamentos, a um ambiente de chat para relacionamento, entre outros”, explica.

29 de setembro: será o dia de um evento fechado para associados Abav, com foco no incoming internacional. A plataforma tem tradução para 20 idiomas e a Abav quer mostrar ao mundo a força do Turismo do Brasil, sua capacidade de recuperação e os caminhos de investimento.

30 de setembro, 1 e 2 de outubro: são os dias oficiais do evento para os profissionais, onde eles poderão percorrer os corredores da feira, em um ambiente de relacionamento, os estandes e as salas de treinamento e capacitação (cinco no total, com capacidade para 1 mil pessoas por palestra – algumas ao vivo, outras gravadas).

A plataforma estará disponível até o começo de janeiro de 2021, e, além do conteúdo poder ser acessado on-demand, a Abav promete criar novas ações até lá.

2 a 9 de outubro: Black Friday de Viagens, para os consumidores. Haverá um botão (entrada) separada para o evento, e os viajantes terão acesso a promoções e oportunidades de viagens de fornecedores diversos, com venda on-line por meio de agências de viagens associadas à Abav. Essas agências devem se cadastrar previamente, como na Black Friday do ano passado, na Abav Expo.

ONDE: Em uma plataforma digital, da empresa 6Connex. Mas a Abav Nacional também está preparando ações presenciais, com convidados pré-selecionados, em drive-ins pelo Brasil e em atrações turísticas, com apoio das secretarias estaduais de Turismo e do Fornatur.

Emerson Souza
Magda Nassar, presidente da Abav Nacional
Magda Nassar, presidente da Abav Nacional
POR QUÊ
: Magda Nassar acredita que em setembro já teremos uma visão mais clara dos caminhos de retomada dos negócios e será o momento ideal para esse encontro híbrido (plataforma digital mais ações presenciais), onde todo o Brasil se encontrará e debaterá o Turismo, além de ver produtos, oportunidades e fazer negócios para recuperar o tempo e os recursos perdidos por causa da pandemia.

COMO: Os participantes terão de se inscrever previamente (a data será divulgada nos próximos dias) para participar do evento, e montarem sua agenda de visitas, encontros, reuniões, palestras e treinamentos. Magda acredita em 100 a 150 expositores (cada pavilhão da feira comporta 50), com vários estandes cooperados.

PRÊMIOS PARA CAPITALIZAR AGÊNCIAS: Cada participação no evento (assistir a uma palestra, visitar um estande, fazer algum download de conteúdo, participar de uma ativação, ir a um evento externo) vai gerar pontos para os agentes de viagens. Os prêmios no final serão produtos e serviços de viagens (passagens aéreas, hospedagens, ingressos etc) que o agente usará não para viajar e sim para vender em sua empresa. “Pensando na questão financeira das agências, queremos que esses prêmios se convertam em vendas. Então os prêmios serão vendidos pelas agências, e sabemos que uma venda sempre traz outra e assim incentivaremos os negócios nesse momento tão difícil para nosso setor”, explica Magda.

RELACIONAMENTO: A Abav sabe que seus eventos são importantes também para relacionamento, por isso criou os encontros presenciais nos drive-ins (um happy hour adaptado aos tempos atuais), ações que ressaltarão os destinos turísticos do Brasil e do Exterior (alguns parceiros de fora também se conectarão ao vivo com o evento) e ainda terá um espaço virtual, na plataforma, em que os participantes poderão conversar individualmente ou em grupo, de forma privada ou pública, para estreitar laços com outros integrantes do Abav Collab.
Abav Collab
CAPACITAÇÃO
: O participante montará sua agenda de treinamentos, palestras e debates, mas também pode ter acesso on-demand posteriormente, já que vários momentos ocorrem simultaneamente.

CARRINHO DE COMPRAS: Durante a visita ao evento virtual, o participante pode ir colocando no seu carrinho ou sacola de compras lembretes de palestras para assistir, visitas a estandes e reuniões. Se entrou em um estande e a pessoa com quem quer falar está ocupada, o sistema avisará quando houver disponibilidade. Para isso, o visitante precisa adicionar essa demanda ao carrinho.

Emerson Souza
Jerusa Hara, coordenadora do evento e gerente geral da entidade, e Magda Nassar, presidente da Abav Nacional
Jerusa Hara, coordenadora do evento e gerente geral da entidade, e Magda Nassar, presidente da Abav Nacional
ESTANDES
: Há estandes de três tamanhos e as empresas podem fazer ativações, deixar profissionais para o atendimento via chat, e colocar material disponível para download, como vídeos e folheteria digital.

PANROTAS: A PANROTAS estará presente na Abav Collab, com edições especiais, ativações e conteúdo exclusivo que sempre prepara para os eventos Abav, além de todas as informações da retomada do setor no Brasil e no mundo.
Abav Collab
MOMENTO BRASIL
: O Abav Collab terá o foco nos destinos do Brasil. E a Abav está sugerindo que os destinos participem com treinamentos e ao final com momentos mais informais, como aulas de culinária ou dança, artesanato, entre outras. O Ministério do Turismo terá uma área exclusiva no evento.

COLLAB: Braztoa, Clia, Abracorp, Fornatur, AirTkt... todas as associações estarão presentes no evento, para fortalecer e dar mais diversidade e amplitude ao mesmo. “Estamos pensando em qualidade e para isso a união é importante. A experiência política dessa pandemia, com várias reuniões com Brasília, com as entidades todas juntas, nos ensinou, ou melhor, nos mostrou que sem essa união não conseguiremos êxito em nossas demandas. E com o Abav Collab também será assim. Todos juntos no evento, valorizando o agente de viagens e o Turismo brasileiro”, finaliza Magda.

POLÍTICA
No vídeo, a presidente da Abav Nacional também nos atualizou sobre as negociações políticas em andamento com Brasília e antecipou que a questão do IRRF em remessas para o Exterior já tem uma nova MP pronta para ser encaminhada, e que o setor espera a sanção do projeto de lei baseado na MP do Consumo, a 948, e a extensão da MP 936, que trata das relações trabalhistas. “Fomos impactados de uma forma brutal e única, por isso em alguns casos precisamos de uma medida específica para nosso setor, como no caso dos empregos”, explica Magda.

Saiba mais em www.abavcollab.com.br.

Assista à entrevista completa com Magda Nassar abaixo.


Tópicos relacionados