Da Redação   |   11/08/2021 17:37

WTM Latin America: o que rolou no segundo dia do evento

Painéis, palestras, treinamentos, informações de reabertura de destinos e reuniões... muitas reuniões



A WTM Latin America superou as seis mil reuniões individuais agendadas e Simon Mayle, diretor do evento, que neste ano acontece virtualmente, está satisfeito com esta marca. Em live no Instagram da PANROTAS, Mayle comemorou não só o volume de negócios, como também deu os destaques do conteúdo desta quarta-feira na plataforma.

JAMAICA E DUBAI
O primeiro painel de conteúdo do dia recebeu Edmund Barlett, Ministro do Turismo da Jamaica, que em entrevista com Peter Greenberg, repórter do PBS/CBS News, ressaltou que foi estabelecido pelo país um comitê de gerenciamento de crise já em janeiro de 2020, quando houve conhecimento dos primeiros casos de Covid-19.

Depois disso, a Jamaica seguiu com o desenvolvimento de protocolos e se tornou o primeiro país na região a estabelecer um conjunto completo de regulamentacao. Atualmente, o país preza por proteção e segurança tanto dos residentes quanto dos visitantes.

Outro destino que abordou a reabertura para turistas foi Dubai. A cidade voltou a receber visitantes há um ano, e já atingiu a imunidade coletiva, sendo a primeira região com mais de 1 milhão de residentes a vacinar 70% da sua população.

Este ano Dubai será sede da maior exposição do mundo, a Expo 2020 Dubai. Mas antes da reabertura, o país passou por um período de restrições intensas, como abordou Cibele Moulin, gerente de operações internacionais para América Latina, Espanha e Portugal da Dubai Turismo.

“Passamos por um lockdown completo por quase dois meses. Precisávamos de autorização para sair de casa, e a cada três dias podíamos ir no supermercado ou na farmácia. Depois, a reabertura foi feita de forma gradual. Houve sanitização nas vias públicas no período da noite. Até que fomos um dos primeiros destinos a receber o selo Safe Travels, da Organização Mundial do Turismo.”

DIVERSIDADE
O dia ainda contou com três painéis com abordagens voltadas para a diversidade.

No “Como atrair o turista LGBTQIA+?”, convidados contaram como as empresas estão se preparando para receber esse público que acaba se fidelizando quando é bem atendido e bem tratado.

Já no “Aliados pela Diversidade”, convidados negros, mulheres e pessoas que lutam para conquistar posições iguais dentro de empresas, abordaram as diversas vezes em que se depararam com ambientes pouco diversos, com a presença massiva do estereótipo “homens cis brancos” e quais atitudes têm tomado para que essa situação diminua, ou não ocorra mais no turismo e na sociedade como um todo.

O painel “Defesa - Mulheres que possuem suas causas compartilham suas experiências” reuniu Bettina Garibaldi, vice-presidente sênior da Ketcham, como moderadora, Gloria Guevara, conselheira especial e ministra do turismo da Arábia Saudita e Liz Ortiguera, CEO da Pacific Asia Travel Association.

Elas são mulheres que apoiam causas voltadas para a equidade de gênero e acreditam que viajar é importante para derrubar barreiras e trazer entendimento sobre diferentes assuntos, o que resulta em diversidade e inclusão.

A diversidade é algo, segundo elas, que está acontecendo nos setores e deve seguir se consolidando a partir da educação. Durante o painel, Liz destacou três pontos que considera importantes para essa evolução. Um deles é sobre o empoderamento feminino.

“Um dos pontos é como as mulheres estão se empoderando nos últimos anos. Eu oriento e apoio as mulheres que estão próximas, mas não devemos pensar apenas em quem estamos educando, e sim na comunidade como um todo. Isso é algo que podemos expandir.”

TECNOLOGIA COMO ALIADA
A abordagem sobre tecnologia neste dia de evento contou com dois painéis. “Domine o poder do posicionamento digital no turismo”, comandado por Thiago Akira, consultor de marketing turístico, professor e palestrante, que explicou como se posicionar nas redes sociais e na internet, analisar os concorrentes e, principalmente conhecer e investir no público certo para o produto ou serviço que é comercializado.

Já Carlos Cendra, CMO da Mabrian Technologies, trouxe à tona como os dados podem ser usados a favor das empresas, sendo uma ferramenta que traz informações e pode ser usada para mudar a mentalidade, resultando em uma tomada de decisão assertiva.

SUSTENTABILIDADE
Quanto à sustentabilidade, o painel em parceria com a Global Ecotourism Network / GEN, destacou projetos do Brasil, Costa Rica e Chile, que por meio de ações conscientes estão conseguindo a regeneração de ecossistemas do país, que segue sofrendo com os efeitos das mudanças climáticas.

Um dos projetos apresentados foi o do Mico Leão Dourado, que, sediado no estado do Rio de Janeiro, no Brasil, contribui para salvar a espécie em risco de extinção, além de colaborar para a regeneração de parte da mata Atlântica, atualmente com apenas 10% de sua cobertura original.

Outro painel que abordou a sustentabilidade contou com a participação de Cintia Carlotti, gerente de marketing da Costa Cruzeiros, Loraine Ricino, diretora de marketing da GOL Linhas Aéreas, e Antonietta Varslese, vice-presidente sênior de comunicação e relações institucionais e CSR da Accor América do Sul.

Os participantes abordaram como as empresas as quais fazem parte estão investindo em ações para a sustentabilidade do planeta e para que o turismo siga ocorrendo de maneira consciente.

CONTEÚDO SOB DEMANDA
Perdeu algum conteúdo da WTM Latin America? Não se preocupe, todos os painéis, palestras e discussões ficam sob demanda. Clique aqui e saiba como acessar.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11144 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS